Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 7:18 Pesquisa avançada

Jailbreaking: liberdade para o consumidor ou caminho...

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Jailbreaking: liberdade para o consumidor ou caminho...

Mensagempor Luciano Fernandes » Sáb, 3 de Dezembro 2011, 2:14

Boa noite, desejo que todos(as) estejam bem :!: :OK:

Jailbreaking: liberdade para o consumidor ou caminho livre para a pirataria?

Até que ponto "destravar" seu smartphone ou console constitui um crime?

Por: Olhar Digital

Uma pergunta, caro leitor: você fez jailbreak em seu iPhone? Instalou a custom firmware em seu PlayStation 3?

Essa é uma questão que ecoa em diversos fóruns e canais tecnológicos em todo o mundo. No Brasil, não é exceção: segundo um artigo já antigo, publicado em 2009 no jornal The New York Times, aproximadamente 7% dos usuários de iPhone no mundo fizeram jailbreak - o que equivale a aproximados 2.3 milhões de aparelhos, falando globalmente.

Nos Estados Unidos, o destravamento do iPhone já deixou de ser crime. A Electronic Frontier Foundation, entidade sem fins lucrativos de direito digital, ganhou na Justiça a prerrogativa que confere ao usuário a propriedade completa sobre o bem que ele compra - inclua nisso o ato de fazer jailbreak em um sistema fechado como o iOS. A EFF agora quer estender esse benefício aos consoles, conforme divulgação de documento oficial da entidade sobre dispositivos que eles desejam retirar das normas de proteção aos direitos digitais norte-americanas (baixe o PDF aqui).

Em outras palavras: seus video games podem, logo, ser destravados, sem que você viva sob o medo de um processo judicial - como no começo do ano, quando o hacker George "GeoHot" Hotz foi processado pela Sony por ter descoberto e publicado formas de aproveitar uma brecha de segurança do PlayStation 3.

Vale citar: aqui no Brasil, o ato de destravamento já é permitido em lei (Lei nº 9609, de 1998 - a chamada Lei do Software), salvo o preceito de que você não use deste artifício para rodar artigos pirateados ou ganhar dinheiro com isso, o que, trocando em miúdos, ainda configura pena prisional para alguns camelôs de centros comerciais como a rua 25 de março, em São Paulo.

Isso dito, o Olhar Digital abre a discussão para o leitor: na sua opinião, o jailbreak significa a libertação dos direitos do consumidor, frente às empresas que fazem de tudo para fechar seus sistemas? Ou seria o destravamento apenas outro argumento em defesa da pirataria?

Caso tenha gostado da notícia, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins! :obrigado: o :ubuntued: agradece sua preferência, volte sempre! ;)

:arrow: ORIGEM CRIACIONAL: Olhar Digital / HOME NEGOCIOS / SEGURANCA

Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Luciano Fernandes
Nuntius Express

Re: Jailbreaking: liberdade para o consumidor ou caminho...

Mensagempor Miguel Fonseca » Sáb, 3 de Dezembro 2011, 3:43

Boas Luciano, desde já, obrigado pela partilha de mais uma noticia.

Vou deixar aqui a minha opinião sobre o assunto referido no "post".

A partir do momento que compramos um equipamento, neste caso um telemóvel/smatphone, o mesmo passa a partir daí a pertencer-nos.

Podemos fazer o que quisermos com ele! (convém utilizar bom senso!)

Parti-lo aos bocados, colocá-lo no lixo, dar-lhe banho, bem acho que já me fiz entender.

Foi a essa conclusão que os tribunais Americanos (fiquei admirado!) chegaram.

Os europeus nunca puseram isso em causa!

A Apple (neste caso) pode proibir (e fá-lo!) que o seu software não seja instalado sem ser nos seus equipamentos, mas não pode proibir (e não o faz!) de instalar outros softwares nos seus equipamentos.

No site da Apple, ensinam como instalar windows nos PCs da Apple e nos forums até mesmo Linux ensinam também a instalar.

Como tal, quando adquirimos um equipamento, ele é nosso e podemos fazer dele o que quisermos (bom senso outra vez!).

Jailbreak é exactamente isso, é um "bi-pass" electrónico do nosso equipamento para que possa receber outro software, que não exclusivamente o da Apple. Como tal, não é ilegal!

Para o ponto seguinte então, o da pirataria.
Depois do Jailbreak efectuado, existem pessoas que se limitam a adquirir software pago ou gratuito através do Cydia (exemplo), outros utilizam o acesso tipo root (caso do Android) para mexer em partes do SO protegidas por direitos de Copyright, ou então para descobrirem vulnerabilidades no mesmo para cometerem crimes informáticos.

Temos então dois assuntos distintos aqui.
O facto de ninguém poder impedir o consumidor de utilizar o seu equipamento como bem entender e o ou os crimes que podem daí advir.
Mas, e dando um exemplo um pouco extremo, todos nós em casa temos facas na cozinha, vulgo talheres. E podemos utilizá-los como bem entendermos. Mas, se utilizarmos uma dessas facas para ferir ou mesmo matar alguém (excepto em legitima defesa!), então estaremos sujeitos a consequências legais mediante o País em que esse crime for cometido.

Bem, então ninguém pode possuir talheres?
Claro que sim, assim como fazer Jailbreak. Não podemos é de seguida cometer um crime utilizando o que fizemos anteriormente.

Mais uma vez repito, é a minha opinião e, aqui na Europa, felizmente, é assim que funciona, embora deva dizer que os tribunais Americanos também neste ponto não consideraram (até agora!) ilegal o Jailbreak.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Exploit » Sáb, 3 de Dezembro 2011, 3:47

Sou da mesma opinião que o Miguel.. :!: tal como as facas a internet é a mesma coisa... toda a gente utiliza a internet para piratiar mas isso nao diz que a internet seja má. Se compro é meu e pronto ¬.¬
Exploit

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 3 de Dezembro 2011, 16:20

Exploit » Sáb Dez 03, 2011 3:47 am escreveu:Se compro é meu e pronto ¬.¬

Diria que esta frase expressa o que a maioria das pessoas acha. Aliás eu diria ainda de forma mais resumida:
  • Se compro, é meu, ponto. :lol:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor ubuntucampinas » Sáb, 3 de Dezembro 2011, 17:51

Boa tarde amigos,

Como já disseram, bom senso é tudo.
Diferentemente de softwares "privativos" onde se adquire licença de uso, qualquer aparelho eletrônico que seja comprado, não consignado, pode e deve ser livre para que seu dono faça o que bem entender. Ressalvando, novamente, para fins ilícitos.
Me recordo de amigos meu sofrendo para colocar um Gnu/Linux nos PS3 e depois perdendo as garantias dos aparelhos. Absurdo isso, já que a garantia é sobre o hardware e não software.
Assim vale para smartphones "fechados" por operadoras e por seus softwares proprietários.

Acho que isso é um avanço significativo, principalmente vindo da terra do Tio Sam. :lol:

Abraços a todos,
=============
Conhecimento sé é válido quando compartilhado!
http://www.ubuntucampinas.org
Ubuntu user 29797 - GNU/Linux user 501775
Imagem
ubuntucampinas

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 4 de Dezembro 2011, 13:32

Vi aqui referência a garantias sobre Hardware e não sobre Software...

Bem, na verdade Hardware e Software estão interligados, pois o fabricante quando coloca um determinado Software a correr sobre um Hardware específico, em principio o Fabricante pode garantir que este conjunto funciona!

Agora convém lembrar outro factor. Para contornar alguns problemas na concepção de Processadores (CPU) com múltiplos núcleos (Cores) os engenheiros tiveram de recorrer ao Hardware Programado (Hardware+Software), mas isto tem um preço, sabem qual? Ficam vulneráveis a ataques por terceiros! Logo o Fabricante terá de colocar um Software específico que vá assegurar que o Programa Embutido no CPU não vá ficar comprometido. Daí esta confusão toda quanto à perda de garantia porque se instala outro SO num Aparelho. Pois o Fabricante já não pode dar garantias de que o Hardware vá funcionar em pleno sem qualquer represálias...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 4 de Dezembro 2011, 16:53

Luis Cardoso » Dom Dez 04, 2011 1:32 pm escreveu: Daí esta confusão toda quanto à perda de garantia porque se instala outro SO num Aparelho. Pois o Fabricante já não pode dar garantias de que o Hardware vá funcionar em pleno sem qualquer represálias...

Por isso é que compreendo que instalar software não aceite por eles faça perder a garantia: basta haver um software que utilize overclocking e pode facilmente estragar o hardware! Haverá garantias para estas situações? Na minha opinião não, foi utilização descuidada!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Versuri » Dom, 4 de Dezembro 2011, 18:28

Concordo com o termo de se compro então é meu porém no ato da compra, de qualquer produto ou software, você assinou um contrato, ou seja, você concordou no momento de como seria usado esse produto comprado.

Na minha opinião o correto não seria fazer um jailbreak pois vejo como uma infração ao contrato assinado mas sim uma ação na modificação do contrato, dando a liberdade para quem comprou.

Eu vejo que há pessoas que usam o jailbreak para o bem, tentar extrair o máximo do equipamento quebrando as suas restrições porém, há pessoas que utilizam para piratear, crackear, infiltrar apps maliciosos, etc, como vocês acham que a Apple enxerga?

Abraços
Versuri
MacBook Pro 13.3" ● i5 2.3GHz ● 8Gb ● HD 320Gb ● Lion 10.7.2 ●
iPhone 4 ● 16Gb ● iOS 5.0 ● Vivo ●
Apple TV ● 2ª Geração ●
Airport ● Extreme e Express ●
-------------------------------------------------------------------
@ReiVersuri
Versuri

Mensagempor marcos.vargens » Dom, 4 de Dezembro 2011, 19:53

Eu acho que não deveria haver ligação de SO com o hardware, principalmente em termos de garantia. Sinto isso na pele usando android. Tenho um Milestone 2 e todos devem saber do sofrimento dos donos do milestone 1 e a novela das atualizações. Graças as barreiras que a motorola cria, os celulares dela são os mais chatos de desbloquear, porém já conseguiram. No meu consegui fazer o root e instalei uma ROM alternativa. A famosa Cyanogem Mod. Graças a essa comunidade eu tenho Android 3.5.7 no meu celular e acompanho o blog que está semanalmente passando o status do desenvolvimento da nova versão que vai permitir rodar o android 4. A ROM foi customizada para arrancar todas as tranqueiras do fabricante e operadora, além de ajustes para economizar bateria. Se dependesse somente do fabricante provavelmente ficaria com a versão 2.2 do android para sempre, pq somente os novos aparelhos são lançados com a ultima versão do SO. Isso mesmo o hardware sendo totalmente compatível. No caso da Apple, o OS é ela quem faz e atualiza os aparelhos constantemente. Como o código não é aberto não há possibilidades de se instalar um IOS customizado. Mas levando em consideração a qualidade do hardware e a garantia, eu bem que poderia ter sim o hardware da Apple, mas usar a cyanogem nele. É um exemplo do que eu posso fazer com meu produto, usar o que é melhor para mim. Agora condeno totalmente quem faz o jailbrake para pirataria. Os aplicativos para celular custam em media $1,99. Poxa, compra um por mês não vai doer nada nada. Quem desenvolve também tem conta para pagar e precisa comer.

marcos.vargens

Voltar para Notícias