Bom, escrevi este artigo baseado na em experiência pessoal. Os softwares utilizados foram o AutoCAD 2007 e o DraftSight Beta v1r3.1 2013 (no momento da elaboração desse artigo).
Sou formado como Técnico de Edificações. Na época que me formei, era necessário fazer desenhos técnicos na prancheta, com régua "T", esquadro, compasso e outras coisinhas mais.
O desenho de CAD é utilizado, principalmente, para a elaboração de peças de desenho técnico em duas dimensões (2D) e para criação de modelos tridimensionais (3D).
Como não podemos ficar de fora das atualizações do cotidiano, fiz um curso básico em 1999 de AutoCAD R14 (lançado em 1997), mas que não levei muito a sério. Passado alguns anos, o mercado de desenhos técnicos aumentou com amplos caminhos, não só para construção civil, mas também para área naval, mecânica, desenvolvimento de protótipos de várias áreas, etc.
AutoCAD - Autodesk
O AutoCAD foi lançado em dezembro de 1982 pela Autodesk e é suportado por apenas os sistemas operacionais MS Windows e MacOS e tem sua licença proprietária.
O AutoCAD usa a extensão ".dwg" nativo do próprio AutoCAD. A Autodesk criou mais de 18 variações do formato DWG. Mesmo assim, diversas empresas tentaram fazer versões de DLLs capazes de ler e escrever arquivos "DWG" (Open Design Alliance, GNU Projects LibreDWG, DWGdirect e outros), mas a Autodesk não garante a compatibilidade dessas bibliotecas de funções com o "DWG" original.
Somente a Bentley Systems (fabricante do MicroStation) tem um projeto de interoperabilidade com a Autodesk entre os formatos nativos dos seus produtos, mas não entraremos nesse detalhe em relação à MicroStation.
Independentemente da Autodesk não garantir a compatibilidade do "DWG" original com de outras empresas, a DraftSigth, no aspecto de desenho 2D, saiu-se muito bem com a extensão "DWG", tanto na sua criação como na edição no AutoCAD e vice-versa.
A Autodesk tem uma versão (no momento da elaboração desse artigo) do AutoCAD 2014 de avaliação por 30 dias.
O download poderá ser feito aqui.
Fontes:
- Autodesk « 3D Design, Engineering & Entertainment Software
- Autodesk do Brasil « Software de Projeto 3D, Engenharia e Entretenimento
- AutoCAD – Wikipédia, a enciclopédia livre
DraftSight - Dassault Systèmes
DraftSight é um software CAD gratuito* de nível profissional.
Com a interface bem organizada, traduzido para o português e uma ampla variedade de ferramentas, o DraftSight pode ser o software perfeito para você criar/transportar seus projetos do papel para o PC.
Além disso, a compatibilidade com arquivos no formato "DWG" torna o aplicativo muito versátil, visto que é possível trabalhar em conjunto com usuários que utilizam o AutoCAD.
Para nós, usuários do pinguim, temos pacotes RPM (Fedora, openSUSE, Mageia, etc) e DEB (Debian, Ubuntu, Metamorphose, etc).
Download:
- RPM: http://www.draftsight.com/download-linux-fedora
- DEB: http://www.draftsight.com/download-linux-ubuntu
A desenvolvedora do DraftSight exige uma ativação do produto. Para realizá-la é muito simples, basta informar seu endereço de e-mail em uma janela que é aberta antes da inicialização do programa.
Você tem até 30 dias para fazer a ativação. Entretanto, após este período, deverá efetuá-la para continuar usufruindo dos recursos do DraftSight.
Fontes:* O software é totalmente gratuito para pessoas físicas.
Aspectos da utilização dos softwares CAD
Tanto o AutoCAD 2007 como o DraftSight v1r3.1 2013, são muito semelhantes em sua utilização. Com os softwares abertos, notamos bastante semelhança entre eles e também notamos isso em seu uso.
Tela inicial do AutoCAD 2007:
Tela inicial do DraftSight v1r3.1 2013:
Para uma melhor compreensão, executei o desenho da Bandeira do Brasil no DraftSight no Debian. Na hora de salvar o desenho, preste atenção no tipo de arquivo a ser salvo, para não ter incompatibilidade na hora de rodar no AutoCAD (dependendo da versão utilizada).
Bandeira do Brasil já finalizada no DraftSight, faltando executar as cotas e cores:
Alerta ao abrir o arquivo "DWG", que não foi criado pelo software da Autodesk:
O arquivo "Bandeira do Brasil.dwg" criado no DraftSight e aberto no AutoCAD 2007:
Editando o desenho no AutoCAD 2007:
Concluída a edição da bandeira do Brasil no AutoCAD 2007:
Verificando a compatibilidade do desenho editado no AutoCAD, aberto no DraftSight:
Essa foi mais uma experiência na qual chego à conclusão que, independentemente do sistema operacional que estejamos usando, podemos ter nossas tarefas executadas, sem o problema de não poder criar o arquivo em casa por usar GNU/Linux, porque aonde você trabalha usa MS Windows.
Com essa compatibilidade mostrada, não vamos mais perder tempo em emular o software para os devidos fins.