Antes do Elementary
Bem pessoal, eu tenho um netbook que tem as seguintes configurações: Atom® N450, NS423, 2GB, HD 320GB, LED 10.1".
Ele estava com Windows 8 rodando na marra até algumas semanas atras, antes de eu decidir estudar linux para tirar LPI-I e quem sabe conseguir no máximo ano que vem um emprego de SysAdmin. Foi aí que começou minha briga, hehe.
Nos testes LPI, é usado como base o Debian nas questões... Então foi o primeiro impulso instalar o Debian no net com o seguinte pensamento:
"Poxa, geralmente linux é bem leve, vai rodar legal no netbook".
Até aí beleza, instalei sem problemas com ajuda da internet. Mas o problema é que, a tela do notebook é pequena, e o desempenho não ficou como eu esperava. A tela foi o que mais me incomodou, então comecei a pesquisa e ouvi falar sobre o Ubuntu. Vi as telas, achei tudo muito lindo, o menu global iria resolver um pouco meu problema com a tela e além disso ele era esteticamente muito agradável para mim, (porque para mim, isso é importante.) Mas aí o que me desanimou foi o desempenho, travando muito no netbook, dando erro internet várias vezes (cheguei a testar 4 versões do Ubuntu: 12.4 12.10 13.04 13.10) e os sintomas eram os mesmos.
Lendo alguns fórums, peguei dicas e fui testando: Xubuntu, Lubuntu, Voyager (Uma distro realmente muito boa e bonita! Só não fiquei com ela pois a Elementary me agradou mais), PearOS, LinuxMint e várias outras que não lembro. Testei o Ubuntu com sessões GNOME, KDE e etc.. Até que achei a luz: ElementaryOS.
Alegria e Ânimo para Estudar
Após eu instalar o Elementary as coisas foram diferentes! Bem mais fluído que qualquer outra distro que eu instalei. Ele já era bonito quando instalei, mas tenho que confessar: Sou tarado por modificações! Então comecei novamente a garimpar pela internet tutoriais, how-to's, artigos e matérias de personalização do ElementaryOs, até que cheguei a esse resultado:
Vou deixar aqui no spolier, as modificações que fiz com seus respectivos links de onde achei a informação:
Imagens
Minhas conclusões
Enfim, após essas modificações o meu ambiente linux está ótimo para eu continuar meus estudos para LPI. Ainda sou um usuário bem noob, essas modificações que fiz apesar de serem coisas simples para alguns, para mim foram coisas super legais de serem feitas. Aprendi já bastante coisas com essa temporada de caça ao linux perfeito para meu net hehehe.
O desempenhou me agradou tanto que estou escrevendo esse depoimento dele, sem nenhuma preocupação, sem nenhum travamento, com umas 8 abas do Chromium abertas e usando 3G da Vivo ( o.O )
Ainda quero modificar algumas coisas, quero instalar os meus drivers de vídeo mas não sei como ainda. Parece que com eles atualizados fica mais rápido do que já é *-*
Ainda não comecei a usa-lo muito para multimídia (ver filmes, música, seriados e etc..) mas quando começar, vou testar alguns programas desses gêneros. Pelo que vi em algumas matérias tem um melhor do que o outro por aí, é só questão de conhecer e gostar.
Final
Bem pessoal, espero que meu depoimento ajude mais pessoas a se decidirem, ou quem sabe já saber de cara o que fazer para seu netbook rodar linux tranquilamente sem dor de cabeça com travamentos e erros internos.
Como já mencionado, sou muito iniciante em Linux. Dicas são super bem vindas, em relação as minhas modificações e sobre Linux em geral. Vou continuar estudando com apostilas que achei na internet, e vamos que vamos!
Abraços.