Sendo fornecedor de alguns dos produtos e serviços web mais utilizados no mundo, o Google acaba sendo, direta ou indiretamente, uma das empresas responsáveis por ajudar a manter os navegadores dos usuários atualizados. Com uma política de compatibilidade que, normalmente, engloba apenas as duas últimas versões dos navegadores mais utilizados, o Google acaba forçando que os usuários atualizem os seus navegadores sempre que os seus serviços deixam de suportar uma versão obsoleta dos browsers. Mas, às vezes, o tiro acaba saindo pela culatra.
Com o início da liberação da atualização automática do Firefox 23 neste sábado, usuários do Google+ de todo o mundo começaram a reportar que, ao acessarem o serviço social da gigante das buscas, passaram a
receber a mensagem de que “não há mais suporte para o seu navegador”. Apesar de os mais afetados serem os usuários da última versão do navegador da raposa, pessoas com a versão anterior (22) também têm reclamado do problema e não se restringe a apenas um sistema operacional, mas, sim, aos mais variados. Há aproximadamente 15 dias, usuários do IE 10 também reclamaram de problema semelhante.
Prefiro acreditar que se trata apenas de um bug na identificação dos navegadores por parte do serviço social do Google e não de uma decisão arquitetada pela empresa para forçar a migração dos usuários para o Chrome, o navegador da gigante das buscas. O Google é meio doido, mas, sinceramente, espero que não seja burro a esse ponto.
Até o momento, o Google não se pronunciou sobre o problema de compatibilidade (é final de semana e tal…). Assim que uma posição oficial sobre o problema for divulgada, este post será atualizado.
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meiobit