Para quem ainda dúvida que o sistema operacional mobile da Mozilla é um sucesso pelo fato de ele não estar tanto na mídia, aqui vai mais uma novidade: Estados Unidos e Reino Unido serão os próximos a terem oficialmente o ZTE Open para venda com o Firefox OS.
Diferente do que fez na América Latina, onde vende seus gadgets através da Movistar, nos EUA, a venda será feita pelo eBay, por enquanto apenas na cor laranja (outras cores deverão estar disponíveis logo em seguida, através de outros varejistas).
A melhor parte do Open ZTE é seu preço baixo, podendo encontrá-lo por US 79,99 nos EUA ou por £ 59,99 no Reino Unido. Esse é o preço de um smartphone desbloqueado, GSM/HSDPA que deve funcionar nas redes T-Mobile e AT&T nos EUA.
O hardware é exatamente o mesmo que foi lançado na Alemanha, Espanha, Colômbia e Venezuela:
Display de 3,5 polegadas, 480 x 320 pixels de exibição, processador de 1 GHz Qualcomm Snapdragon MSM7255A ARM Cortex-A5, single-core e gráficos Adreno 200, 256MB de RAM e 512MB de armazenamento, aa slot para cartão microSD e suporta Wi-Fi e Bluetooth, e possui rádio FM e A-GPS.
Parte Extra, do site da ZTE:
A disponibilidade global do Open ZTE através do eBay significa que mais consumidores podem agora, pela primeira vez, comprar um smartphone acessível, inteiramente baseado nos padrões open-web. O Open ZTE é alimentado pelo Firefox OS, o que liberada os desenvolvedores, operadores e consumidores das limitações dos ecossistemas fechados, usando a web como plataforma para todas as funcionalidades e aplicações.
Mr Dai Wenhong, vice-presidente da ZTE Corporation, disse: “É uma grande honra que o lançamento do Open ZTE, rodando Firefox OS, seja vendido pelo eBay, a ZTE dedica-se a oferecer mais opções para os clientes globalmente, permitindo-lhes viver uma vida melhor através da tecnologia avançada. O Open ZTE oferece aos clientes a experiência de smartphones a um preço extremamente baixo, tornando-o ideal para os consumidores conscientes de seus custos, ou aquele que pretendem fazer um upgrade para um smartphone pela primeira vez”.
Dr. Li Gong, que na Mozilla é vice-presidente sênior de dispositivos móveis continuou: “Mozilla é dedicada a mover a Web para a frente como uma plataforma para a inovação e criar produtos que as pessoas amam. Estamos satisfeitos que agora vamos colocar o poder da Web ainda mais as mãos das pessoas. Com uma grande base de usuários potencial, sabemos que ainda mais os desenvolvedores de todo o mundo vão criar seus aplicativos com novas APIs para estimular uma nova onda de inspiração de inovação”.
Open ZTE rodando Firefox OS oferece todas as funções esperadas de um smartphone – chamadas, mensagens, e-mail, câmera – além de experiências adicionais que as pessoas realmente querem, como built-in integração social com o Facebook e Twitter, os serviços baseados em localização, como Nokia AQUI, mapas que incluem trânsito local e informações de tráfego e características muito amadas, como o navegador Firefox e o Firefox Marketplace. Aplicações já disponíveis no appstore incluem: eBay; Badoo; Terra; KAYAK, The Weather Channel, TMZ,; AOL; Wikipedia; CNNMoney; Huffington Post, o tempo; Facebook, Airbnb, Time Out, Twitter e SoundCloud.
ZTE Open é um dos primeiros smartphones Firefox OS que é alimentado completamente por tecnologias web. FFOS apresenta um novo recurso de pesquisa revolucionária que permite que o dispositivo possa se adaptar às novas necessidades do usuário e só é construído no sistema operacional da Mozilla. Passe para a direita na tela inicial e digite um termo de pesquisa e o telefone irá personalizar-se a essa busca. Por exemplo, procure por um artista e obtenha resultados para comprar músicas, assistir vídeos, comprar bilhetes para concertos e até mesmo ouvi-los imediatamente sem ter que baixar e instalar qualquer aplicativo.
Firefox OS também oferece a segurança excepcional, privacidade, personalização e controle do usuário que as pessoas têm vindo a esperar do browser Firefox.