O Google deseja que suas aplicações livres para o maps, tanto para iOS quanto para Android, sejam agora financiados via propaganda online (advertising). Esse foi o anúncio feito pela companhia no final da semana passada em seu blog "Inside AdWords", que é voltado para propaganda digital.
O sistema de propaganda online proposto é similar ao que já está em uso no motor de busca do Google: os anúncios aparecem quando você digita certas palavras-chave. Por exemplo, ao efetuar uma busca por "garden center" no Google Maps, uma propaganda relacionada a palavra-chave utilizada irá aparecer próximo aos resultados da busca regular na forma de um banner, na parte inferior do display (vide imagem ao lado). Se você clicar nesse banner, o caminho é apresentado para cada companhia, além de detalhes como horário de funcionamento e demais informações relevantes, de acordo com os desejos do anúncio em si.
O Google detalha que é de interesse da empresa que apenas anúncios individuais e "relevantes" apareçam para seus usuários. Assim, quando o mesmo clica na área do banner (ou acessa a entrada com um mop top), o anúncio é uma propaganda paga através de clicks de acesso (calculado via CPC). Porém, algumas dessas ações deverão permanecer gratuitas. Maiores detalhes sobre a implementação você encontra nesse post de blog.
A implementação dessa nova forma de propaganda que não será de muito agrado dos usuários em substituição aos aplicações livres de anúncios, parece que será feita de forma gradual, sendo implementada inicialmente nos Estados Unidos.