Bem-vindo: Qui, 28 de Novembro 2024, 11:42 Pesquisa avançada

Chip que se dissolve com a água criado nos Estados Unidos da

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Chip que se dissolve com a água criado nos Estados Unidos da

Mensagempor Rafael Schonberg » Sáb, 17 de Agosto 2013, 13:08

Imagem
Investigadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, estão a projectar um cenário em que os telemóveis, tablets e outros equipamentos serão capazes de se dissolver com água, ditando assim o fim do problema causado pelo lixo electrónico.

O objectivo do programa é criar uma tecnologia transitória que possa ser dissolvida no final da sua vida útil, economizando espaço nos aterros e reduzindo o desperdício.

A investigação ainda não permite criar dispositivos completos que acompanhem esta ambição mas, para já, a equipa avançou com um chip feito de seda que se dissolve quando pulverizado com água, revela o Treehugger.

“Não precisamos que o telemóvel dure 25 ou 50 anos”, disse John Rogers, professor de Ciência e Engenharia dos Materiais na universidade. “Ninguém o quer manter por tanto tempo,de qualquer forma.”

A afirmação pode ser verdadeira – mas também é verdade que ninguém quer ver metais pesados ou outras substâncias perigosas a contaminarem os solos e as águas subterrâneas. Muitas vezes, o conceito de descartável ou solúvel traz agregado a si mais potenciais problemas do que soluções.

Esperemos para ver em que direcção evolui esta ideia.

Fonte: Greensavers

O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Rafael Schonberg

Re: Chip que se dissolve com a água criado nos Estados Unido

Mensagempor Exploit » Seg, 19 de Agosto 2013, 2:56

teorias da conspiração em 3.. 2.. 1..
Exploit

Mensagempor Rafael Schonberg » Seg, 19 de Agosto 2013, 12:01

Exploit (19-08-2013, 2:56) escreveu:teorias da conspiração em 3.. 2.. 1..

Imagina isto nas mãos de espiões
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Rafael Schonberg

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 19 de Agosto 2013, 13:14

Rafael Schonberg (19-08-2013, 12:01) escreveu:

Eu olho para esta notícia de outra maneira. Acho que, ao nível dessas teorias a mais óbvia é hardware de controlo de pessoas, por exemplo microfone e GPS, em que bastava pôr dentro do bolso de uma camisa durante uma reunião, à noite ao ir para lavar desaparecia. Em todo o caso, sim, isto são teorias muito avançadas.

Arriscaria-me mais a dizer que isto será mais uma ajuda na obsolescência programada.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 19 de Agosto 2013, 17:20

Claudio Novais (19-08-2013, 13:14) escreveu:
Rafael Schonberg (19-08-2013, 12:01) escreveu:

Eu olho para esta notícia de outra maneira. Acho que, ao nível dessas teorias a mais óbvia é hardware de controlo de pessoas, por exemplo microfone e GPS, em que bastava pôr dentro do bolso de uma camisa durante uma reunião, à noite ao ir para lavar desaparecia. Em todo o caso, sim, isto são teorias muito avançadas.

Arriscaria-me mais a dizer que isto será mais uma ajuda na obsolescência programada.

Acho que vou assustar algumas pessoas, mas... Já existem tecnologias destas para escutas! Por isso, essa do microfone no bolso que desaparece na lavagem, já vem tarde! :roll:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 21 de Agosto 2013, 19:13

E quão aplicável na prática é que isso é Luís?
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 22 de Agosto 2013, 12:24

Claudio Novais (21-08-2013, 19:13) escreveu:E quão aplicável na prática é que isso é Luís?

Perguntas bem, mas não é a mim que tens de perguntar! xD
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 22 de Agosto 2013, 22:19

Pois, lá está! Teoria é muito bonito, mas na prática ainda vai muita distância. Não digo que seja impossível, mas creio que uma tecnologia dessas ainda deve estar longe de ser usada na prática :|
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 22 de Agosto 2013, 23:01

Claudio Novais (22-08-2013, 22:19) escreveu:Pois, lá está! Teoria é muito bonito, mas na prática ainda vai muita distância. Não digo que seja impossível, mas creio que uma tecnologia dessas ainda deve estar longe de ser usada na prática :|

Teoria? Eu disse que eu não te podia dar a resposta, mas pergunta a quem a usa (se os conseguires apanhar, claro).

Por acaso tens ideia do que se passa nos iu-esse-ei? Cada vez que divulgam que estão a estudar isto ou aquilo, significa que já têm algo com uma capacidade 100x ou 1000x superior ao anunciado! Aliás, eu lembro-me de já ter "não" lido em alguns "artigos" e de "não" ter visto a tecnologia em funcionamento...
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 22 de Agosto 2013, 23:06

Então já não digo mais nada sobre esse assunto xD
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Voltar para Notícias Gerais