Bem-vindo: Qui, 28 de Novembro 2024, 11:28 Pesquisa avançada

Próxima versão do elementary OS já tem nome: Isis

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Próxima versão do elementary OS já tem nome: Isis

Mensagempor Pablo R. Dinella » Qua, 21 de Agosto 2013, 13:58

Ísis, deusa egípcia, da maternidade e da fertilidade.

"A pouco foi lançada a versão Luna do tão querido sistema e o desenvolvimento da próxima versão já está a todo vapor! E neste início de um novo ciclo, os desenvolvedores têm um ótimo período para colocar pra fora toda sua criatividade e implementar novos recursos ao sistema, visto que no feature freeze, estágio do desenvolvimento onde não são implementados nenhuma novidade, foca-se no ajuste e correção de bugs dos recursos já existentes. É o que diz na mensagem de Daniel Foré, um dos membros do conselho do elementary.

E em outra mensagem do Daniel, foi revelado o novo nome da próxima versão do sistema: Isis.

Apesar de não ser um anúncio oficial do time, tudo indica que este será o nome. Já foi criada a página do Isis no launchpad e o próprio Daniel já começou a referir-se ao sistema por Isis, e disse que dificilmente mudarão o nome.

Mas a nomenclatura não seguia os nomes de corpos celestes?

Na verdade Luna, Jupiter, Pantheon... são nomes de deuses romanos, e Isis é uma deusa egípcia "cuja adoração se estendeu por todas as partes do mundo greco-romano" (Wikipédia)

E o que quer dizer "Isis"?

De acordo com a Wikipédia:

foi uma deusa da mitologia egípcia [...] Foi cultuada como modelo da mãe e da esposa ideais, protetora da natureza e da magia. Era a amiga dos escravos, pescadores, artesãos, oprimidos, assim como a que escutava as preces dos opulentos, das donzelas, aristocratas e governantes. Ísis é a deusa da maternidade e da fertilidade.

E ainda de acordo com Daniel Foré, é um nome curto (2 sílabas) e muito fácil de ser pronunciada etc.

Portanto aqui iniciamos as postagens sobre o elementary OS Isis caro fã de elementary. Fique ligado em nosso blog e redes sociais para não perder nenhuma novidade."

Referência(s)

http://elementaryosbr.org/sistema/revel ... y-os-isis/
Pablo R. Dinella

Re: Próxima versão do elementary OS já tem nome: Isis

Mensagempor Ricardo JM Vieira » Qua, 21 de Agosto 2013, 16:59

Já estão a ser discutidos no Launchpad algumas das modificações que terá esta nova versão. Entre elas:

O Centro de Software, poderá ser substituído por um centro de aplicações feito de raiz. Terá como objetivos ser bem mais rápido, intuitivo e seguindo a interface do Elementary.
Deteção automática de Drivers, para que ao ser instalado, ninguém precise de ir ás drivers adicionais.
Mudança de nomes nas aplicações. O Empathy mudará para Chat. O Geary para Mail; O Shotwell para Photos.

Podem acompanhar tudo no Launchpad.
https://launchpad.net/elementaryos/0.3-isis
35mm", aqui bloga-se!
Ricardo JM Vieira

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 21 de Agosto 2013, 17:22

@Ricardo, cada vez mais gosto do pensamento do pessoal do ElementaryOS. São 3 pontos que acho que são importantíssimos que sejam desenvolvidos no próprio Ubuntu e claro que consequentemente no ElementaryOS.

A Central de Software do Ubuntu é um abuso de peso e lentidão. Os drivers há muito que podiam ser instalados automaticamente, pelo menos no que toca a hardware mainstream, que é certamente a grande fatia de utilizadores. Quanto aos nomes, apesar de não gostar de nomes tão óbvios, também não gosto de nomes completamente sem significado.

Sobre nomes óbvios como "mail" e "chat", acho tremendamente errado usá-los pois só dificulta aos utilizadores procurarem no google por ajudas. De resto, nomes sem elucidar para que servem também não é boa escolha, claro.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 21 de Agosto 2013, 18:17

Duvido que mudem Shotwell para Photos, porque já existe o Photos (feito em Qt), o que poderia, de certa forma, causar alguma confusão.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Xterminator » Qua, 21 de Agosto 2013, 19:19

Luis Cardoso (21-08-2013, 18:17) escreveu:Duvido que mudem Shotwell para Photos, porque já existe o Photos (feito em Qt), o que poderia, de certa forma, causar alguma confusão.

Eu sou a favor da utilização de nomes "Genéricos" para as aplicações nativas do ambiente, a curto prazo pode parecer estranho, mas a longo prazo você poderá fornecer ajuda em alguns aspectos, sem se importar em qual ambiente o usuário está, pois Fotos será um visualizador de imagens, Arquivos será um gerenciador de arquivos e assim sucessivamente, há uma certa confusão em dizer que Files é o gerenciador de arquivos do elementary ou de qualquer ambiente que seja.

Fotos = gnome-photos "em desenvolvimento, mas já disponível para gnome 3.8"
http://debarshiray.wordpress.com/2013/0 ... tos-3-8-0/

Por exemplo se eu sou um desenvolvedor de ícones eu não precisaria Criar ícones e criar links de acordo com o ambiente, bastaria ter algo como.
Type = Application
Generic Name = Files

Isto é uma specificação do freedesktop.
http://standards.freedesktop.org/deskto ... atest.html
Editado pela última vez por Xterminator em Qua, 21 de Agosto 2013, 19:48, em um total de 1 vez.
Xterminator

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 21 de Agosto 2013, 19:22

sim, vendo por esse prisma acho que faz todo o sentido. Pantheon-Files, Gnome-Files, KDE-Files e assim sucessivamente. Concordo plenamente.

Já agora, ainda sobre este assunto, de não se saber o nome da aplicação, há também um problema que tenho visto a ocorrer com alguma frequência à medida que a comunidade menos especializada vai ajudando a traduzir o software do Ubuntu: vejo que muita gente traduz erradamente o nome da aplicação no "Sobre". Esse nome devia ser o original e nunca traduzível! Seria a partir dele que qualquer um poderia depois pedir ajuda.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Xterminator » Qua, 21 de Agosto 2013, 19:39

Claudio Novais (21-08-2013, 19:22) escreveu:sim, vendo por esse prisma acho que faz todo o sentido. Pantheon-Files, Gnome-Files, KDE-Files e assim sucessivamente. Concordo plenamente.

Já agora, ainda sobre este assunto, de não se saber o nome da aplicação, há também um problema que tenho visto a ocorrer com alguma frequência à medida que a comunidade menos especializada vai ajudando a traduzir o software do Ubuntu: vejo que muita gente traduz erradamente o nome da aplicação no "Sobre". Esse nome devia ser o original e nunca traduzível! Seria a partir dele que qualquer um poderia depois pedir ajuda.

EMHO Acho que a qualidade das traduções caiu bastante, antigamente quando traduzíamos aplicações, geralmente "Você sabia"
do que se tratava a aplicação, geralmente os tradutores eram os usuários que utilizam a aplicação no dia-a-dia, hoje o pessoal só quer ver lá "100% traduzido"
Antigamente se a qualidade da tradução não fosse boa, simplesmente era preferível enviar o pacote com a tradução parcial.
Um exemplo, se tiver oportunidade abra o gnome-tweak-tool, pode ser um erro de string traduzível do desenvolvedor, mas a escolha do tema de janelas, simplesmente está traduzido como "Atual" ou "Tema Atual" dãarrrrrrr onde isto é explicativo? quem vai saber que o Atual vai trocar a borda da Janela?
Cabe ao tradutor aplicar a melhor tradução possível de acordo com a funcionalidade.

Quanto aos nomes genéricos, estes nomes se aplicarão somente a componentes básicos do Ambiente, que por exemplo no caso do Gnome deverão ter a Interfacee 100% homogênea com o ambiente, se você observar as novas aplicações, todas tem o mesmo estilo, creio que futuramente as bordas de janela no ambiente gnome deixarão de existir, pois o "único icone"
que a princípio todos estranharam só vir este habilitado por padrão, mas creio que foi para acostumar os usuários ao novo design.
Xterminator

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 22 de Agosto 2013, 1:58

Xterminator, não percebi o que você disse a seguir Às bordas da janela. "pois o único ícone"?
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Xterminator » Qui, 22 de Agosto 2013, 4:21

Claudio Novais (22-08-2013, 1:58) escreveu:Xterminator, não percebi o que você disse a seguir Às bordas da janela. "pois o único ícone"?

Creio que me expressei mal, mas não deixa de ser um ícone, o botão de Fechar na borda da janela, creio que futuramente as bordas sejam extintas basta observar o novo design das aplicações nativas do gnome.
Atualmente as aplicações são assim 1 exemplo ainda com a borda da janela com o botão fechar.

Aqui o futuro
https://raw.github.com/gnome-design-tea ... ylists.png
Todos os novos mockups de aplicações nativas levam a crer que o botão fechar será integrado a janela.
Aqui o mockup de um futuro gnome-tweak-tool integrado ao sistema.
https://raw.github.com/gnome-design-tea ... mes-v2.png
Configuração de monitores.
https://raw.github.com/gnome-design-tea ... ays-v2.png
Peço que se possível tire estas últimas mensagens do tópco, pois está ficando fora do assunto do tópico ;-)
Xterminator

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 22 de Agosto 2013, 17:21

Xterminator (21-08-2013, 19:19) escreveu:
Luis Cardoso (21-08-2013, 18:17) escreveu:Duvido que mudem Shotwell para Photos, porque já existe o Photos (feito em Qt), o que poderia, de certa forma, causar alguma confusão.

Eu sou a favor da utilização de nomes "Genéricos" para as aplicações nativas do ambiente, a curto prazo pode parecer estranho, mas a longo prazo você poderá fornecer ajuda em alguns aspectos, sem se importar em qual ambiente o usuário está, pois Fotos será um visualizador de imagens, Arquivos será um gerenciador de arquivos e assim sucessivamente, há uma certa confusão em dizer que Files é o gerenciador de arquivos do elementary ou de qualquer ambiente que seja.

Fotos = gnome-photos "em desenvolvimento, mas já disponível para gnome 3.8"
http://debarshiray.wordpress.com/2013/0 ... tos-3-8-0/

Por exemplo se eu sou um desenvolvedor de ícones eu não precisaria Criar ícones e criar links de acordo com o ambiente, bastaria ter algo como.
Type = Application
Generic Name = Files

Isto é uma specificação do freedesktop.
http://standards.freedesktop.org/desktop-entry-spec/desktop-entry-spec-latest.html

Tenha calma quanto ao Arquivos, aqui deste lado do Atlântico, Gestor de Arquivos é sinónimo de Winzip, Peazip, WinRAR, File-roller, etc, etc. Gestor de Ficheiros é o que o Edson refere como Gerenciador de Arquivos! Agora imagine a reacção dos Tugas quando se deparam com um SO em PT-BR... Alguns ficam literalmente «às aranhas».

--

Relativamente ao que disse do gnome-tweak-tool (Definições Avançadas), a tradução portuguesa não está assim!

Aliás, eu participei na tradução do Cinnamon, e nem faz ideia do que apanhei enquanto ajudava a traduzir em PT, é que apareciam lá traduções fora do contexto e retiravam as melhores, ficando um misto de PT-PT com PT-BR (quando havia o PT-BR :roll: ). Fartei-me daquilo exactamente porque os portugueses não iam lá votar e só os brasileiros votavam, ficando o PT num autêntico PT-BR... Por isso, deixo já aqui a informação, portugueses não votaram, não reclamem do sistema vir parcialmente traduzido e/ou ter textos estranhos!
Eis algumas infos de tradução:
PTPT-BR
EcrãTela
RatoMouse
Gestor de FicheirosGerenciador de Arquivos
LigadoConectado
DesligadoDesconectado
A carregar...Carregando...
TensãoVoltagem

E se fosse buscar exemplos ao Gimp, então estava tramado, um dos problemas pode ser visto aqui: viewtopic.php?p=58417#p58417
Em que os textos presentes nas duas versões -- PT-PT e PT-BR -- são de tal maneira diferentes que os utilizadores não se conseguem orientar! Acho que já estava mais que na altura de se criar um PT único com colaboração de todos, mas mesmo de todos!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Voltar para Notícias Gerais