Bem-vindo: Qui, 28 de Novembro 2024, 13:32 Pesquisa avançada

Steve Ballmer está de saída da Microsoft após 14 anos

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Steve Ballmer está de saída da Microsoft após 14 anos

Mensagempor nuno_nunes » Sex, 23 de Agosto 2013, 23:13

Steve Ballmer está de saída da Microsoft após 14 anos como presidente executivo




Num momento de transformação da multinacional, Ballmer decidiu reformar-se e dar o lugar a um líder que fique no longo prazo. Bill Gates vai participar na escolha.

Steve Ballmer chegou à Microsoft a 11 de Junho de 1980. Foi o primeiro gestor contratado por Bill Gates, que tinha fundado a empresa cinco anos antes com Paul Allen, em Albuquerque, EUA. Quase vinte anos mais tarde, em Janeiro de 2000, chegou à presidência executiva da multinacional, substituindo Gates no cargo. Agora, decidiu que é o momento de se reformar.

A Microsoft anunciou nesta sexta-feira a decisão de Steve Ballmer, que vai manter-se à frente da gigante norte-americana durante o processo de selecção do novo presidente executivo. O comité criado especialmente para esta tarefa já começou a trabalhar e deverá ter o processo concluído ao longo dos próximos 12 meses, segundo o prazo estipulado pela empresa.

O comité é dirigido por John W. Thompson, líder dos “directores independentes” com assento no conselho de administração, e integra as figuras de proa da Microsoft – Chuck Noski, Steve Luczo e, claro, o chairman e co-fundador, Bill Gates. Os candidatos, que podem ser ou não quadros da multinacional, serão encontrados com a ajuda de uma empresa de recrutamento, a Heidrick & Struggles.

O novo CEO deverá estar em sintonia com a estratégia de transformação que o próprio Steve Ballmer oficializou a 11 de Julho: fazer da Microsoft, líder mundial no desenvolvimento de software, uma empresa focada na produção de hardware e na prestação de serviços. A aposta no mercado dos smartphones e dos tablets já revelara há muito que a empresa tinha uma estratégia de sobrevivência à queda que se tem registado na venda de computadores pessoais.

Ballmer anunciou então uma reestruturação no topo, com vários executivos a mudarem de funções ou a passarem a ostentar outros títulos. O que parecia uma afirmação da sua liderança era, afinal, o seu derradeiro grande contributo para o futuro da empresa que ajudou a crescer e que liderou ao longo de quase 14 anos (que, estando no cargo em Janeiro, cumprirá). Nesse período, passou por algumas das maiores dificuldades na história da empresa.

Aos 57 anos, Steve Ballmer decidiu que este era o melhor momento para se reformar, uma vez que a fazê-lo daqui a poucos anos implicaria deixar a Microsoft a meio do anunciado processo de transformação. “Os meus planos iniciais teriam feito a minha reforma acontecer a meio da transformação da nossa empresa numa empresa de dispositivos e serviços”, diz no comunicado desta sexta-feira. “Precisamos de um CEO que estará aqui no longo prazo para esta nova direcção.”

“Nunca há uma altura perfeita para este tipo de transição, mas agora é o momento certo”, afirma. Numa curta declaração, Ballmer aproveita ainda para descansar os investidores, destacando a “incrível” equipa de executivos que actualmente dirige a empresa. O que, aparentemente, conseguiu: no índice bolsista de Nova Iorque, o Nasdaq, onde estão cotadas, as acções da Microsoft têm estado a valorizar desde o anúncio da decisão.

Enquanto o seu substituto não for encontrado, Ballmer vai continuar a trabalhar na reorganização da empresa. “Temos sorte de ter o Steve no seu papel até que o novo CEO assuma essas funções”, sublinha Bill Gates, no mesmo comunicado.

Steve Ballmer nasceu em Detroit, a 24 de Março de 1956, filho de pai suíço e mãe norte-americana. Estudou matemática aplicada e economia em Harvard, antes de seguir para a Business School de Stanford. Desistiu dos estudos na universidade californiana em 1980, para começar a trabalhar na Microsoft. É hoje uma das pessoas mais ricas do mundo – é 19.º no ranking da Forbes, com uma fortuna estimada em 15900 milhões de dólares; Bill Gates é o primeiro da lista.

Fonte: Publico


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Steve Ballmer está de saída da Microsoft após 14 anos co

Mensagempor marcos.vargens » Sáb, 24 de Agosto 2013, 21:39

Mais do que na hora de mudança. Vamos ver se a palavra ética vai começar a fazer parte do vocabulário deles. Eu torço por uma M$ melhor. Emprega muita gente no mundo todo e foi onde eu comecei até mudar para o Linux.

marcos.vargens
 
Mensagens: 603
Registrado em: 12 Julho, 2011

Re: Steve Ballmer está de saída da Microsoft após 14 anos co

Mensagempor Rafael Schonberg » Dom, 25 de Agosto 2013, 9:56

Agora o Linux deve temer a concorrência.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Avatar do usuário
Rafael Schonberg
 
Mensagens: 901
Registrado em: 19 Novembro, 2012

Re: Steve Ballmer está de saída da Microsoft após 14 anos co

Mensagempor Alex Maximiano » Dom, 25 de Agosto 2013, 13:49

Acredito que agora a Microsoft tome um caminho diferente pra melhor, pq piorar não tem como.
Avatar do usuário
Alex Maximiano
 
Mensagens: 76
Registrado em: 04 Julho, 2013
Localização: Fartura - SP

Re: Steve Ballmer está de saída da Microsoft após 14 anos co

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 25 de Agosto 2013, 16:19

alexvm.fartura (25-08-2013, 13:49) escreveu:Acredito que agora a Microsoft tome um caminho diferente pra melhor, pq piorar não tem como.

LOL

É, eu também acredito que a empresa vai sentir um reformular bastante abrangente. Não sei se será desta que se vão abraçar ao Nix, mas a verdade é que há muito que precisavam de sangue novo.

Só o tempo dirá o que vai acontecer, mas que poderia piorar isso podia, basta olhar o que aconteceu com a Nokia. No entanto, falando exatamente na Nokia, ela é um exemplo de que a Microsoft poderá crescer mesmo muito nos próximos meses/anos. Continuo a achar o SO móvel da microsoft excelente. É super rápido e tem um visual inteligente. Acho que está demasiado explorado o modo clássico do iOS e Android, com os ícones todos. Sei que muita gente não é desta opinião, mas eu gosto, apesar de não ter um! :p
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Steve Ballmer está de saída da Microsoft após 14 anos

Mensagempor ivo_xavier » Dom, 25 de Agosto 2013, 19:16

São ciclos. A Microsoft já foi líder perdeu agora para Apple uma fatia, mas o mercado está muito saturado que fazer previsões para longo prazo é dar um tiro no escuro. Uma vez Steve Jobs, falou que para a Apple vencer a Microsoft não tinha de perder. Acho que estamos numa altura da história que não vamos ter só uma bandeira, seja a Canonical Apple ou Microsoft. Penso mais que elas terão de convergir entre elas. Por um lado, isto só faz mesmo acreditar no open-source como algo que vem solucionar as coisas. Talvez algumas patentes terão que ser removidas...e quem sabe, podermos instalar o Mac OS num pc de forma legal...lol
Avatar do usuário
ivo_xavier
 
Mensagens: 4
Registrado em: 25 Agosto, 2013
Localização: Braga, Portugal

Re: Steve Ballmer está de saída da Microsoft após 14 anos

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 25 de Agosto 2013, 21:11

Sim, isso é verdade, parece-me que cada vez mais vamos ver as empresas de software sem monopólios. Em todo o caso, se olharmos para a Google vemos que se calhar isto vai muito para além de uma disputa de quem vende mais.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Steve Ballmer está de saída da Microsoft após 14 anos

Mensagempor marcalm » Seg, 26 de Agosto 2013, 1:54

Ah, que pena! Queria tanto ver ele chegar ao fundo do poço... :lol:
Será que a M$ tem condições de vira uma corporação ética ou está no seu DNA e não tem solução?

marcalm
 
Mensagens: 31
Registrado em: 19 Junho, 2012

Re: Steve Ballmer está de saída da Microsoft após 14 anos

Mensagempor Exploit » Seg, 26 de Agosto 2013, 2:17

já foi tarde..
Avatar do usuário
Exploit
 
Mensagens: 1297
Registrado em: 31 Agosto, 2011

Re: Steve Ballmer está de saída da Microsoft após 14 anos

Mensagempor ivo_xavier » Ter, 27 de Agosto 2013, 18:32

Apesar de usar Ubuntu, e esporadicamente o Windows para fins académicos. Não vejo a Microsoft ou a Apple como vilões quando elas são apenas empresas em que o produto é largamente usado em todo mundo- ou quase na sua totalidade-. Muitos de nós fala da Microsoft/Apple/Google num sentido de que são os culpados de tudo isto...bem sim são culpados! Hoje temos o que temos graças a estas empresas, e a outros génios anónimos. Falar do que as leva a ceder as informações pessoais, é sim culpabilizarmos a nós próprios pois assim o deixámos. Aceitamos tudo, nem questionámos... Um dia mais tarde será a vez da Canonical ceder informações. E quem sabe...,num imaginário, o Windows de tanta má publicidade acabe por ficar mesmo seguro visto que os outros é que são bons. Hoje uso Ubuntu, amanhã não sei.
No entanto Steve Wozniak era um bom sucessor, pelo menos a nível de markting xD
Avatar do usuário
ivo_xavier
 
Mensagens: 4
Registrado em: 25 Agosto, 2013
Localização: Braga, Portugal

Próximo

Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 55 visitantes