Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 19:32 Pesquisa avançada

Certificados Digitais (E-CPF, E-CNPJ) no Ubuntu/Kubuntu12.04

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Certificados Digitais (E-CPF, E-CNPJ) no Ubuntu/Kubuntu12.04

Mensagempor bertoni » Qua, 14 de Agosto 2013, 20:12

Durante algum tempo consegui evitar o uso dos Certificados Digitais para CPF e CNPJ, os chamados, e-cpf e e-cnpj, respectviamente.

Mas como tudo na vida, chega um dia que ela te obriga a fazer determinada coisa.

Meu contador indicou-me a CertSign onde adquiri o eToken Aladdin PRO 72.

Apesar do token ter suporte a Linux, os da CertSign não funcionam nem a pau.

Pesquisei na internet e vi que o problema é antigo http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,89243.0.html ou http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,103408.0.html ou http://www.vleeuwen.net/2012/08/install ... -12-04-lts

Abri um novo tópico http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,108039.0.html com uma pergunta:

Alguém realmente conseguiu instalar no Kubuntu 12.04 LTS 64 bits e fazer funcionar o eToken Aladdin Pro 72 K (Java) Certisign ou de qualquer outra certificadora?

Vi a sugestão de e-kim

http://www.validcertificadora.com.br/SafeSignLinux

entrei no site.

segui o passo-a-passo e tudo foi instalado de boa, sem dor de cabeça.

muito fácil.

adquiri o certificado e o e-token dos caras.

foi espetar o bichinho na porta usb para ser reconhecido e configurado. aliás o administrador do token tem até uma função que integra os certificados automagicamente ao Firefox.

então, se você não quer ou não pode perder seu tempo tentando fazer o token funcionar esqueçam a CertiSign, Serasa e outras certificadoras digitais com seus eTokens Aladdin e falta de suporte a usuários Linux.
bertoni

Re: Certificados Digitais (E-CPF, E-CNPJ) no Ubuntu/Kubuntu1

Mensagempor leleo » Sex, 23 de Agosto 2013, 21:53

Cara, eu ralei bastante pra tentar fazer funcionar os certificados da CertiSign no linux.
Depois de um tempo "fuçando", meu cliente resolveu migrar pra windows. Foi uma decisão meio triste. Perguntei o porque e ele disse que nenhum funcionário estava "se acostumando" com o sistema. Adivinhem o porque da troca... A maioria dos usuários não mexiam na internet sem ser no Internet Explorer. Na hora fala pra eles, "abre esse aqui que é a mesma coisa", mas bastava eles fecharem, saírem pra fazer alguma coisa e quando voltavam pra usar, "não conseguiam" acessar a internet.
Depois do acontecido e da migração, uns 4 meses, o contador chefe de lá me contatou perguntando se eu não mexia com windows, disse que sim e fui la dar uma olhada.
Galera, pensa numa tela de nada mais nada menos que 10cm de pagina para você navegar na internet. Pois é, o restante era tudo toolbar!
Falei pra ele que se tivesse mantido o linux, não estaria tendo os gastos exorbitantes que tem com manutenção...
Gigabyte 990FX-UD3 - 2x 4GB Corsair 1600 MHz - AMD FX-8150 Bulldozer 3.60 GHz - AMD Radeon HD 6570 - Samsung 320GB - Seagate 1TB - Philips 215VW 21.5' - Ubuntu 12.04 - Windows 8 Pro
leleo

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 29 de Agosto 2013, 1:14

leleo (23-08-2013, 21:53) escreveu:A maioria dos usuários não mexiam na internet sem ser no Internet Explorer.

:facepalm2:

É por isso que depois os web-designers andam sempre stressados. Há gente que gosta de viver mal a vida. E a Microsoft sabendo isso vai mantendo o seu browser com poucas modificações relevantes.

Sobre a questão das toolbars, acho que essas pessoas nem sequer merecem que as ajudemos! Acreditem, é desmotivante! Já encontrei algumas delas e achavam aquilo perfeitamente normal. Aliás, anormal foi o que acharam de mim por usar Linux. Caso para pôr este smiley: Imagem
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 29 de Agosto 2013, 19:32

Claudio Novais (29-08-2013, 1:14) escreveu:
leleo (23-08-2013, 21:53) escreveu:A maioria dos usuários não mexiam na internet sem ser no Internet Explorer.

:facepalm2:

É por isso que depois os web-designers andam sempre stressados. Há gente que gosta de viver mal a vida. E a Microsoft sabendo isso vai mantendo o seu browser com poucas modificações relevantes.

Sobre a questão das toolbars, acho que essas pessoas nem sequer merecem que as ajudemos! Acreditem, é desmotivante! Já encontrei algumas delas e achavam aquilo perfeitamente normal. Aliás, anormal foi o que acharam de mim por usar Linux. Caso para pôr este smiley: Imagem

Idem.

Quando mostro o Linux (despoluído, até porque essas toolbars não são mais do que mera poluição), perguntam logo: «Mas aí não se faz nada? Onde estão as toolbars que permitem ligar a isto ou aquilo?». Também já me perguntaram quando cedi o PC para alguém ver o seu e-mail da Hotmail: «Como faço nesta coisa para aceder ao meu e-mail? É que o meu Firefox do Windows não é nada igual...». Nem queiram saber como estava o Firefox nesse Windows... :facepalm2:

Já uma vez fiz um teste com um colega, que também era adepto das barras no browser (IE, por sinal), em que eu digitei o nome da rádio, abri a página da rádio e coloquei para tocar. Fiz tudo isto, enquanto ele esperava que o IE abrisse para clicar no botão Play presente numa daquelas barras... :roll:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Voltar para Questões gerais