Existem sim pacotes que podem ser instalados em qualquer distribuição linux, geralmente compactadas em ".tar.gz" e com scripts de instalação dentro delas, geralmente usada para distribuir códigos fontes. O problema desses formato em relação ao ".deb" ou ".rpm" é que ele depende justamente do script de instalação contido dentro dele, já os pacotes ".deb" e ".rpm" são passivos, ou seja, não tem script de instalação dentro deles e necessitam de um programa já instalado anteriormente em seu computador para poder instalar algo empacotado neste formato.
Então porque não utilizam o código fonte em ".tar.xz" para instalar todos os programas?
pelo simples fato que o script de instalação dentro dele pode ser alterado para ser usado de forma maliciosa, já os pacotes ".deb" e ".rpm" são ajustados especificadamente para cada distribuição alvo e tem uma "lista" onde todos os arquivos serão instalados, obtendo mais controle por parte do usuário ou do sistema.
A maioria das distribuições linux utilizam programas de ampla visão como o synaptic ou comandos via terminal de texto para instalação de aplicativos/programas, devido a muitas delas terem como alvo a sua utilização em servidores. Em servidores é mais importante você ter a visualização de tudo e segurança, do que facilidade de instalação.
Por isso é fácil se deparar com distribuições em que instalação de programas é muito mais complexa que Android, Ubuntu, Mac OS ou Windows, devido a este fato.
Me corrijam se eu estiver errado