Bem-vindo: Qui, 28 de Novembro 2024, 14:49 Pesquisa avançada

Carro autonomo do Google pode chegar em 5 anos!!

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Re: Carro autonomo do Google pode chegar em 5 anos!!

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 12 de Fevereiro 2013, 23:08

Mas eu nem sequer estava a falar de tipos de dados, estava a falar em posições (divisões, pitágoras?) e em previsões (interpolações). ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 13 de Fevereiro 2013, 0:02

Claudio Novais (12-02-2013, 22:08) escreveu:Mas eu nem sequer estava a falar de tipos de dados, estava a falar em posições (divisões, pitágoras?) e em previsões (interpolações). ;)

As "previsões" seriam um daqueles IN_

Os robôs têm de trabalhar em tempo real, perder tempo com previsões, quando apenas têm de jogar com o que está a decorrer, seria mesmo uma perda de tempo. O que tu dizes previsões, são meros cálculos simples de medições de distâncias que vão influenciar apenas no resultado lógico do cálculo. Posições, são dadas em números de 0 a 0xFFFFFFF... (depende da capacidade do módulo). Por alguma razão eu disse que era chato, porque temos de converter fórmulas matemáticas da física em algo lógico (por vezes usamos o cálculo matricial para pré-processar tudo com as letras das variáveis e coloca-se apenas as variáveis, tornando o cálculo quase instantâneo), isto se queremos algo que responda a menos de 1ms.

Se queres usar o teorema de Pitágoras como dás na matemática, usa, mas não te queixes do carro bater... :troll: (ou de circular a baixa velocidade)

As interpolações para as curvas, são cálculos na base de colocação de pesos, em que interessa ter o que se recebe nos sensores, o que está no momento e os que já passaram. Se isto é prever, não sei, mas que é uma forma de suavizar a deslocação nas curvas, isso é.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 13 de Fevereiro 2013, 0:08

Dando o exemplo do meu carro-robô, ele não circulava a mais velocidade porque não tem sistema de controlo de suspensão para ajudar a estabilizar nas curvas. O que é que acontecia a mais velocidade? Para além de derrapar um pouco (já que o centro de gravidade se deslocava ligeiramente para o exterior da curva, devido à torre que suportava a câmara no tejadilho), a bateria saía disparada para a lateral. Embora o código tivesse a possibilidade de corrigir a derrapagem, a sacudidela era forte o suficiente para a bateria sair.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 13 de Fevereiro 2013, 0:10

Usa uma matriz para calcular uma pessoa a aproximar-se de uma passadeira da estrada então, como aparece no vídeo 8)

xD

Eu sei que esses cálculos hexadecimais são comuns. Apenas não sabia que existia forma de fazer o teorema de Pitágoras via formas alternativas.

Em todo o caso, há muita decisão de previsão que não me parece que seja feita logicamente. Mas não sei, nunca fiz nenhum robô! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 13 de Fevereiro 2013, 0:21

Claudio Novais (12-02-2013, 23:10) escreveu:Usa uma matriz para calcular uma pessoa a aproximar-se de uma passadeira da estrada então, como aparece no vídeo 8)

xD

Eu sei que esses cálculos hexadecimais são comuns. Apenas não sabia que existia forma de fazer o teorema de Pitágoras via formas alternativas.

Em todo o caso, há muita decisão de previsão que não me parece que seja feita logicamente. Mas não sei, nunca fiz nenhum robô! ;)

:lol: :lol: :lol:
Tu deves pensar que os robôs vêm as pessoas com as curvas todas que os seus corpinhos têm (isso é ficção). As pessoas/objectos (são indiferentes o que sejam, apenas interessa que lá estão parados ou a mexer) são indicadas como pontos "gordos", i.e., é definida uma margem por excesso, por razões de segurança. Por alguma razão, no vídeo que apresentei, o carro ficou parado mesmo depois do Táxi ter passado. Foi por essa margem. Se fosses tu, nem terias parado, pois vias que conseguias passar, mas nos robôs, nós gostamos de ir pelo seguro, mais vale a mais que a menos. Imagina um cilindro de diâmetro 20 cm, para o robô é como se ele tivesse 40 cm. Assim ficaria com uma zona de segurança de 10 cm, em toda a sua volta.
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 13 de Fevereiro 2013, 0:25

sim, pensava mesmo que o robô via a pessoa em 3D.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor nuno_nunes » Qua, 13 de Fevereiro 2013, 1:31

Claudio Novais (12-02-2013, 23:25) escreveu:sim, pensava mesmo que o robô via a pessoa em 3D.

Isso é que devia ser bom :D
nuno_nunes

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 13 de Fevereiro 2013, 11:26

nuno_nunes (13-02-2013, 0:31) escreveu:
Claudio Novais (12-02-2013, 23:25) escreveu:sim, pensava mesmo que o robô via a pessoa em 3D.

Só se quisesse demorar 1h (ou mais) a cada análise... Entretanto já tinha atropelado tudo ou circulava a passo de caracol...
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor nuno_nunes » Qua, 13 de Fevereiro 2013, 14:11

Luis Cardoso (13-02-2013, 10:26) escreveu:
nuno_nunes (13-02-2013, 0:31) escreveu:

Só se quisesse demorar 1h (ou mais) a cada análise... Entretanto já tinha atropelado tudo ou circulava a passo de caracol...

Ora nem mais :troll:
nuno_nunes

Mensagempor Exploit » Qui, 5 de Setembro 2013, 1:01

Claudio Novais (12-02-2013, 20:37) escreveu:Realmente esse vídeo mostra que as coisas são assim tão simples. Mas mesmo assim, este vídeo é surpreendente:

8| até gastou pneu
Exploit

AnteriorPróximo

Voltar para Notícias Gerais