Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 20:25 Pesquisa avançada

Qual distribuição linux é recomendado para servidor?

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Qual distribuição linux é recomendado para servidor?

Mensagempor Geek! » Sex, 6 de Setembro 2013, 2:52

Olá a todos,
Gostaria de saber qual distro é recomendado para usar como servidor, na empresa que trabalho na área de recuperação de dados, porém os computadores usados no processo de recuperação ainda usarão o windows, so queremos mudar de servidor windows para linux em relação ao banco de dados, segurança e tambem instalar linux nos computadores com usuario pessoal (computador do diretor, da secretaria e dos tecnicos). Qual seria a melhor distro para ser usada?
Geek!

Re: Qual distribuição linux é recomendado para servidor?

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 6 de Setembro 2013, 14:55

Na altura que eu decidi criar o meu próprio servidor, para o Ubuntued, considerei "apenas" 3 das maiores distribuições Linux para servidores: o CentOS, o Debian ou o Ubuntu. O CentOS descartei porque ia dar algum trabalho acrescido em relação aos outros dois, pois prefiro os pacotes deb. Depois entre o Debian e o Ubuntu, eu inclinei-me muito para o Debian por ser nos últimos anos a distribuição mais usada em servidores e por ser extremamente leve, o que era ótimo pois eu escolhi o plano de 512MB apenas.

No entanto, pensei para mim: o Ubuntu tem um excelente suporte, cada vez mais tem mais rapidamente correções de segurança e acima de tudo está em franco crescimento, quase a ultrapassar o Debian, na maior fatia de mercado de servidores. E então escolhi o Ubuntu.

No seu caso específico eu ainda recomendaria mais ainda pois vem do Windows e quer, provavelmente, algumas compatibilidades com Windows. Sinceramente até acho que o Debian e o Ubuntu serão muito similares, no entanto o Debian tem resistência na aceitação de conteúdos proprietários, ao contrário do Ubuntu, o que significa que se houver algum protocolo mais fechado é possível que o Ubuntu tenha vantagem. Mas sinceramente não lhe posso garantir nada sobre isto, é apenas especulação relativa à versão desktop.

Ah, obviamente estou a falar em versões de servidor, não em Ubuntu desktop nem Debian com ambiente gráfico.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Voltar para Questões gerais