Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 20:40 Pesquisa avançada

Dúvida Kernel

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Dúvida Kernel

Mensagempor malkavianleon » Qui, 5 de Setembro 2013, 22:49

Pessoal boa noite, queria dizer que sou muuuuito novo no assunto linux/ubuntu

Comecei a usar o Ubuntu tem pouco tempo, acho que algo de 2 meses, acho muito interessante e gostoso de usar, tenho usado para o trabalho e o mesmo não me deixa faltar nada, porém senhores queria levantar uma questão:

Eu tenho percebido que saem constantemente alguns Kernel's para o ubuntu, e toda vez que sai eu instalo normalmente, mas a minha dúvida é a seguinte, eu tenho que desinstalar o kernel anterior, antes ou depois da instalação do mais atual ou eu posso deixar ambos sem mexer em nenhum, pois eu tenho percebido que meu sistema da alguns pequenos erros, antes de iniciar algo a respeito da minha placa de video radeon.

Quem poder me ajudar fico grato..

Abraços

malkavianleon

Re: Dúvida Kernel

Mensagempor Exploit » Sex, 6 de Setembro 2013, 0:48

não deves apagar.. e nunca deves apagar antes
Exploit

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 6 de Setembro 2013, 14:15

Olá malkavianleon,

Antes de mais, seja bem vindo ao Forum do Ubuntued. Se quiser apresente-se! ;)

Quanto à sua dúvida relativamente À instalação de novos kernels, bom, apesar de nós aqui no Ubuntued estarmos sempre a anunciar os novos kernels, na verdade são poucas as pessoas que realmente precisam desses últimos kernels. Porquê? Muito simples: a cada nova versão do Kernel (e não estou falar das versões de manutenção¹, que são aquelas atualizações que você recebe), há novas compatibilidades construídas para novos hardwares. Apenas os utilizadores com o hardware mais atualizado possível que realmente poderão precisar desses kernels novos.

De resto, os kernels disponibilizados pelas atualizações normais do Ubuntu são mais que suficientes. Quer isto dizer que você, como utilizador normal, apenas deve instalar as atualizações propostas pelo pessoal do Ubuntu, que são as atualizações que aparem no programa de atualizações do Ubuntu.

Quanto aos kernels mais atualizados normalmente são recomendáveis para por exemplo quem tem discos SSD, tem novos processadores intel como os o Haswell, placas de vídeo AMD para quem quer drivers open-source, e pouco mais.

____
¹Apenas para explicar a questão das versões normais do kernel e as versões de manutenção:
  • As versões do kernel são por exemplo o kernel 3.2, kernel 3.8, kernel 3.11
  • As versões de manutenção, são as versões que corrigem bugs das versões "normais", ou seja, as versões de manutenção são por exemplo, kernel 3.2.2, kernel 3.2.3, kernel 3.2.4, e assim sucessivamente.

Na prática, o kernel tem versões do tipo y.x, por exemplo 3.2. E depois tem versões de manutenção, que são y.x.z, neste caso, qualquer que seja o kernel 3.2.Z (em que Z é um número qualquer) são versões de manutenção da versão 3.2! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor José Craveiro » Sex, 6 de Setembro 2013, 17:50

Da minha parte agradeço muito esta explicação, Cláudio. Realmente trata-se de uma matéria tão sensível que se não estivermos devidamente atentos podemos cair em erros escusados!
O facto é que a bem da verdade, a forma motivadora como têm sido anunciados por aqui os novos kerneis pode levar muitos a pensar que são de caráter genérico (diga-se) e desta forma poderiam ser implementados em qualquer máquina, eu próprio já tive a oportunidade de verificar que realmente não é bem assim e por isso faz todo o sentido, portanto esta é uma ótima explicação para quem desconhece isto ao pormenor.
José Craveiro

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 6 de Setembro 2013, 18:12

Ah e entretanto esqueci-me de um aspeto que agora ao ler a sua resposta, José, me lembrei: Sobre a questão da remoção.

Bom, um Kernel é algo bastante sensível pois é a camada de abstração que liga os programas ao hardware, simplificando muito esta explicação. Por esse motivo, uma simples atualização errada para um novo kernel pode potencialmente (em caso de erro) fazer com que o sistema não arranque! Por esse motivo, um kernel é sempre heterogéneo/independente de versão para versão.

Exatamente por funcionar dessa maneira, quando instalamos um novo kernel, ele fica automaticamente com prioridade sobre os mais antigos no Grub, mas os antigos mantêm-se lá para o caso de um eventual problema. Caso ocorra algum problema, basta no Grub arrancar por um kernel antigo e pronto, temos o sistema exatamente igual como antes da atualização.

Claro que nestas alturas, quando temos um problema num kernel que acabamos de instalar, arrancamos por um mais antigo, removemos o kernel problemático e na remoção o Grub passará a apontar para o segundo kernel mais atualizado! ;)

_____

Portanto, respondendo à questão de se devemos remover antes ou depois, bom sobre o antes, NUNCA deve remover pois o sistema provavelmente iria destruir-se no momento (nem sei se o apt-get deixa que se faça isso, mas deve deixar). Inicialmente ele ia funcionar por a maior parte das coisas estarem em memória, mas logo que precisasse de algo que não estivesse em memória iria certamente ter problemas graves. Portanto antes, NUNCA!

Sobre remover depois, bom, eu sinceramente não recomendo remover todos os Kernels. Prefiro que se tenha um sempre pronto para um eventual problema no kernel mais atual. Já os outros mais antigos, sim, recomendo que se remova. Em todo o caso, se se quiser remover os kernels antigos, pelo menos teste bem o kernel que acabou de instalar: utilize o computador durante um dia com os vários programas, que utilizem a câmara, o microfone, os auscultadores, etc, para ter a certeza que o Kernel que instalou está funcional!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor malkavianleon » Sex, 6 de Setembro 2013, 20:39

Gente eu estou verdadeiramente sem palavras sobre como está me fazendo bem participar desse fórum, vcs que entendem tratam todo mundo muito bem, e explicam tudo de maneira muito bem explicada. Eu agradeço imensamente a atenção que tiveram, agora ja entendo um pouco melhor sobre a questão, MUUUUUUUUITO obrigado Claudio, vc me tirou uma super dúvida.

malkavianleon

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 6 de Setembro 2013, 20:59

Ótimo! ;)

Se estiver resolvido, altere o título do tópico acrescentando [Resolvido]. :OK:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Voltar para Questões gerais