Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 19:17 Pesquisa avançada

Problemas com reprodução de áudio no WINE

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Problemas com reprodução de áudio no WINE

Mensagempor gustavosotnas » Seg, 9 de Setembro 2013, 15:24

Olá a todos,
Instalei a pouco tempo o WINE no meu Linux Mint 15 (64-bit) com as instruções daqui do Ubuntued. O Mint vem com o controlador ALSA e o PulseAudio para tocar sons no Linux. Meu objetivo com o WINE era instalar principalmente programas profissionais de produção e edição de áudio para Windows no Linux, tais como o Adobe Audition, o Sony Sound Forge e o FL Studio, na qual antes eu tenho que ficar reiniciando o PC e trocando de SO para o Windows 7 (Dual-boot) toda vez que eu tiver que manipular áudio já que para usar recursos mais avançados preciso desses programas que tem apenas no Windows. Eu já tenho instalado o Audacity no Linux, mas eu o uso apenas para manipulações simples, como o Equalizador, o Compressor e o Clip Fix.

Depois de instalado o WINE, instalei o FL Studio, mas ele toca som NENHUM! Porém, se for exportar o projeto para um arquivo .wav por exemplo e executar com algum player do Linux, ele toca normalmente!

Abri as configurações do FL Studio e do Wine (winecfg) e vi que tem "nenhum" driver de áudio para poder reproduzir sons!

ImagemImagem

Já pesquisei pela Internet por algo que pudesse resolver esse problema, instalei um monte de pacotes que disseram que resolveriam, tentei o alsa-oss, libwine-alsa, wine-utils, libwine, ia32-libs, lib32v4l-0, mas um pacote era dependente de outros, e esses eram dependentes de mais outros, e os outros eram dependentes de mais outros e isso nunca acabava! Acabei desistindo, pois já estava virando uma bola de neve...

Por favor, me ajudem!
Desde já agradeço.
gustavosotnas

Re: Problemas com reprodução de áudio no WINE

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 9 de Setembro 2013, 15:53

Olá gustavosotnas,

Antes de mais tenho de afirmar que não faço ideia como resolver esta situação, no entanto, vou tentar ajudar. Nesse sentido, antes de mais convém saber qual é a versão do FL Studio, visto que há imensas e algumas funcionam melhor que outras:

Para além disso, qual é o seu Wine? Talvez a utilização de um Wine mais atualizado possa resolver a problemática:

Por fim, atualmente sempre que é um software conhecido eu recomendo sempre o PlayOnLinux. No caso específico do FS-Studio eu não faço ideia se ele é conhecido ou não. Simplesmente não o conheço. No entanto, recomendo que experimente instalar o FS Studio via PlayOnLinux, pois se este o conhecer, certamente que fará a instalação mais compatível que você pode ter:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: Problemas com reprodução de áudio no WINE

Mensagempor hailton » Seg, 9 de Setembro 2013, 17:13

O Wine não está reconhecendo o driver de áudio, tente atualizar para uma versão mais nova, a 1.7.1. O PlayOnLinux é um front-end que organiza a instalação dos programas criando uma unidade virtual para cada aplicativo (você pode também instalar em apenas uma unidade), evita a ocorrência de conflitos entre os programas e permite testar versões diferentes de Wine para cada unidade. Boa sorte.

hailton

Voltar para Questões gerais