Bem-vindo: Qui, 28 de Novembro 2024, 13:38 Pesquisa avançada

Phonebloks: uma novidade que vai revolucionar o mundo dos sm

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Phonebloks: uma novidade que vai revolucionar o mundo dos sm

Mensagempor nuno_nunes » Sex, 20 de Setembro 2013, 12:08

Phonebloks: uma novidade que vai revolucionar o mundo dos smartphones

Se você curte tecnologia com certeza deve ter um smartphone, correto? E se você tem um smartphone, com certeza já deve ter reparado que (apesar de caros) são descartáveis, pois a cada ano a tecnologia móvel muda consideravelmente e nossos “brinquedinhos” vão ficando obsoletos, começam a travar e etc.

Agora imagina um smartphone que você não tivesse que substituir por ter ficado obsoleto? Será que é fisicamente impossível? Claro que não! O conceito dos Phonebloks foi criado para provar que é fisicamente possível você continuar com um aparelho moderno e as empresas continuarem ganhando dinheiro produzindo novas tecnologias.

A ideia é um aparelho onde todos os componentes (câmera, processador, memória, tela, bateria, etc) sejam blocos independentes, ligados ao mesmo aparelho. Digamos que você está achando seu telefone lento demais, bastaria trocar o processador. Se precisar de uma câmera melhor, trocaria apenas o bloco da câmera, e assim por diante. Além disso, se uma peça quebrar, você não precisaria se livrar do aparelho inteiro, e substituir apenas a peça com defeito. Isso diminuiria consideravelmente o volume de lixo eletrônico!

A ideia é muito interessante, principalmente porque você poderia ter um aparelho com por exemplo uma câmera da Samsung, um processador Apple, memória da Sony e etc.

Mas será que vingaria essa iniciativa? Será que a grande maioria dos consumidores comprar novos aparelhos pelas suas configurações ou são influenciados pelo design (sem contar o marketing por trás da marca…)?

Se você curtiu a ideia e quiser ajudar, segue aqui o link do projeto pra você ajudar a divulgar.

Fonte: SejaLivre e Social Media News

nuno_nunes

Re: Phonebloks: uma novidade que vai revolucionar o mundo do

Mensagempor Bitetti » Sex, 20 de Setembro 2013, 12:30

funcionou super bem para os computadores desktop. O grande problema é a aceitação das empresas e do publico. Se for para encaixar como lego, acho q muitos consumidores adorariam por exemplo troccar a camera fraquinha por uma mais potente, ou colocar uma GPU mais parruda.
Bitetti

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 20 de Setembro 2013, 16:44

Para estudar parece-me algo muito interessante, sem dúvida, no entanto, para situações normais custa-me a crer que vá dar em algo útil. Uma vez que é por caixinhas acaba por ocupar muito espaço, algo que cada vez mais se exige que não aconteça.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor hailton » Sáb, 21 de Setembro 2013, 5:00

Compatível com Ubuntu Touch? Será que reconhece os drivers que são trocados? :p
Phonebloks promete ser um celular mais apropriado para o Ubuntu Touch Desktop.

hailton

Mensagempor Saresa » Sáb, 21 de Setembro 2013, 17:54

Eu ia criar esse tópico agora, mas o Nuno foi mais rápido que eu =P

Essa ideia é simplesmente genial. Meu sonho é ter um equipamento eletrônico que dure pra sempre, só precisando de uns consertos e upgrades de vez em quando. Aquelas montanhas de lixo eletrônico vão acabar! :venia: :venia: :venia:

EDIT: faltam só mais 70 pessoas pra se juntar ao projeto! ESPALHEM!
Saresa

Voltar para Notícias Gerais