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1 em 10 consumidores perderam dinheiro em Fraudes On-line

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1 em 10 consumidores perderam dinheiro em Fraudes On-line

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 24 de Setembro 2013, 0:36


Mais de um em cada dez consumidores de todo o mundo, já foram vítimas de fraudes on-line que lhes custaram um bom dinheiro, de acordo com uma pesquisa recente realizada pela especialista em segurança F-Secure, que concretizou as preocupações dos consumidores sobre a segurança online. A pesquisa também mostrou que os computadores e laptops são considerados os dispositivos mais suscetíveis à investidas maliciosas no mundo cibernético.

12% dos europeus declarou ter perdido dinheiro com a fraude on-line, em comparação com 17% dos não-europeus. O Reino Unido foi o país que apresentou o mais alto nível de fraudes dentro da Europa com 17%, e fora da Europa vem os EUA e a Malásia como maiores detentores de tais delitos, totalizando 20% das ocorrências cibercriminosas.


Preocupação com Fraudes em Compras On-line e Acesso ao Internet Banking



De acordo com os níveis baixos que foram relatados de fraudes on-line, também é possível explicar por que os europeus expressam menos preocupação com a segurança on-line e possíveis fraudes envolvendo brasileiros, norte-americanos, malaios e outros. Na Europa, 68% das pessoas estão preocupadas em serem vítimas de fraude quando fazem compras online, e 61 % das pessoas quando acessa serviços de banking online. No resto dos países pesquisados​​, no entanto, os números são de 87 % e 84 %, respectivamente.


Laptops, Tablets e Outros Dispositivos Móveis



Um número bem maior de pessoas está preocupado realmente com a segurança on-line, bem mais quando usam computadores do que quando usam dispositivos móveis e tablets. Nessa sequência de percentuais, 69% dos consumidores de todo o mundo estão preocupados se eles estão seguros ao utilizar um computador ou laptop para as atividades cotidianas, como navegação, compras, leitura, discussão e jogos. 54% estão preocupados quanto ao uso de dispositivos móveis, e apenas 43% deles demonstram, fortemente, preocupação com o uso de tablets.


Computadores e Notebooks com Windows e Smartphones com Android



Quando perguntados sobre os tipos de dispositivos que usam para o acesso on-line, 89% das pessoas disseram que usam computadores com Windows ou laptops, 39% delas usam smartphones com o sistema Android, 24% usam iPhones, 22% usam tablets com Android, 20% usam iPads, 16% utilizam computadores da Apple, e 16% usam smartphones Windows. 


Consciência Sobre Riscos Cibernéticos



Além disso, todos esses entrevistados mostraram altos níveis de consciência sobre a importância do uso de software up-to-date, com 77% das pessoas inquiridas relatando que elas estão cientes de que o fato de não atualizar seu software pode criar vulnerabilidades de segurança. Além disso, 86% dizem que aplicam atualizações regulares de software em seus computadores, e 59% aplicam-nas em seu celular.

Orientações Elementares para Evitar ser Vítima de Fraudes On-line



Embora muitas pessoas saibam exatamente o que devem fazer para evitar ser vítimas de golpes on-line (que estão cada vez mais ousados), nunca é demais reforçar as orientações:
  1. Portanto, passe a utilizar uma senha exclusiva para cada conta, com uma mistura de letras, de números e caracteres especiais, dificultando ao máximo a descoberta.
  2. Só forneça suas informações pessoais ou financeiras para sites respeitáveis, ​​nos quais você sabe que pode confiar, e apenas em páginas com "https" na URL.
  3. Evite ao máximo fazer compras ou transações bancárias, a partir de computadores compartilhados ou públicos, ou mesmo através de rede WiFi pública.
  4. Tenha muito cuidado com e-mails que fingem ser provenientes do seu banco ou outra organização, pois esses e-mails podem tratar-se de práticas de phishing.
  5. Não clique em links ou muito menos abra anexos em e-mails suspeitos.
  6. Verifique se o seu browser e software são up-to-date.
  7. Se você tiver filhos, esteja ciente sobre o que seu filho esteja clicando, pois muitas "ofertas" são projetadas para se parecer com entretenimento para crianças, quando na verdade, são tentativas de golpes.
  8. Tenha bastante cuidado com as ofertas que parecem boas demais para ser verdade - elas provavelmente são golpes disfarçados.
  9. Reveja o seu cartão de crédito regularmente, assim como seu extrato bancário, para garantir que nenhuma transação esteja acontecendo sem o seu conhecimento.

Entrevistas Realizadas pela F-Secure Digital Lifestyle Survey 2013



A F-Secure Digital Lifestyle Survey 2013 fez entrevistas na Web envolvendo cerca de 6.000 assinantes de banda larga, com idades entre 20-60 anos entre 15 países: Alemanha, Itália, França, Reino Unido, Holanda, Bélgica, Suécia, Finlândia, Polônia, EUA, Brasil, Chile, Colômbia, Austrália e Malásia. O inquérito foi concluído pela GfK, em abril de 2013.


Referências:



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Claudio Novais
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