Damn Small Linux é uma distribuição minimalista, cuja dimensão é de 50MB, e que opera em modo live CD. Apesar de seu tamanho minúsculo, ela se esforça para oferecer um desktop funcional e muito fácil de usar.
Além disso, Damn Small Linux possui um desktop quase completo, incluindo o XMMS (MP3 e MPEG), cliente FTP, links, navegador, planilha, e-mail, sistema de verificação ortográfica (Inglês norte-americano), um processador de texto, três editores (Nedit, nVidia, Zile [emacs clone]), Xpdf, (gerenciador de arquivos), Naim (AIM, ICQ, IRC), VNCviwer, SSH / SCP servidor e cliente, DHCP, PPP, PPPoE, um servidor Web, calculadora, gerenciador de janelas Fluxbox, sistema de aplicativos de monitoramento, suporte USB, e em breve ele terá suporte a PCMCIA.
Se você gosta de Damn Small Linux, você pode instalá-lo em seu disco rígido. Porque todas as aplicações são pequenas e leves, tornando-a uma escolha muito boa para hardware mais antigo.
Sua última atualização foi feita em junho deste ano de 2013. Portanto, esta é mais uma distribuição Linux interessante e bem apropriada para aqueles que gostam de novidades e estão ingressando no universo Linux. Suas derivações nacionais vem dos Estados Unidos e suas bases sistemáticas estão centradas no Debian e no KNOPPIX.