Bem-vindo: Qui, 28 de Novembro 2024, 15:26 Pesquisa avançada

Deco apresenta queixa contra limites nos serviços "ilimitado

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Deco apresenta queixa contra limites nos serviços "ilimitado

Mensagempor nuno_nunes » Ter, 24 de Setembro 2013, 14:40

A Deco avançou esta terça-feira com uma queixa junto da Direção-Geral do Consumidor contra os serviços de telecomunicações anunciados como ilimitados, que considera como publicidade enganosa.

A queixa surge após uma análise de vários serviços, cujos resultados são apresentados na reportagem "Tarifários Ilimitados mas só na publicidade", publicada na revista Proteste de outubro, em que a Associação de Defesa do Consumidor conclui que não só há restrições, como estas diferem entre operadoras e mesmo de um produto para outro.

"Apesar de apresentados como 'ilimitados', a maioria dos serviços não podem ser usados sem restrições", além de que "as operadoras não são claras a informar o consumidor", refere o artigo.

A Associação diz "não aceitar que um serviço anunciado como ilimitado tenha limites" e denunciou os casos como publicidade enganosa à Direção-Geral do Consumidor, pedindo a "retirada imediata da publicidade em causa".

Na queixa entregue esta manhã, exige ainda a proibição da expressão "ilimitada" ou equivalente, em qualquer anúncio onde o serviço apresenta limites. "Se a operadora entende que há necessidade de limitar o acesso, para não comprometer a qualidade do mesmo, deve assumi-lo desde logo e informar claramente o consumidor.

Ilimitados só na publicidade
No artigo publicado a DECO acusa as operadoras de definirem regras, que apelidam de política de utilização responsável ou aceitável, que apenas servem para lhes dar o direito de administrar os limites das chamadas, mensagens e/ou Internet a seu favor.

Descobrir os limites envolvidos ou os custos após serem ultrapassados nem sempre será fácil, porque nalgumas situações, a informação está "escondida" na publicidade ou no portal da Net, denuncia a Associação.

Fonte: Tek

nuno_nunes

Re: Deco apresenta queixa contra limites nos serviços "ilimi

Mensagempor hailton » Qua, 25 de Setembro 2013, 2:46

No Brasil, a operadora TIM e outras costumam anunciar internet 3G e ligações "ILIMITADO", quando usamos o serviço não é nada disso, o limite existe!

hailton

Mensagempor Deyvison Rocha » Qua, 25 de Setembro 2013, 11:46

Usam LIMITE no serviço e cobram ILIMITADO por ele... Brasil é incrível.
Deyvison Rocha

Mensagempor Renato Santos » Qui, 26 de Setembro 2013, 19:39

Logo no começo, as chamadas 'ilimitadas' da operadora TIM caíam, do nada, perto da 1h20min de conversação, forçando-me a realizar uma nova ligação. Até liguei algumas vezes reclamando, mas me disseram que isso não tinha a ver com a operadora e que, fatores externos, contribuíam para a ligação cair.

Será que o tal fator externo fazia a ligação cair com 1h20min de conversação? Estranho...
Renato Santos

Mensagempor nuno_nunes » Qui, 26 de Setembro 2013, 19:56

Renato Santos (26-09-2013, 19:39) escreveu:Logo no começo, as chamadas 'ilimitadas' da operadora TIM caíam, do nada, perto da 1h20min de conversação, forçando-me a realizar uma nova ligação. Até liguei algumas vezes reclamando, mas me disseram que isso não tinha a ver com a operadora e que, fatores externos, contribuíam para a ligação cair.

Será que o tal fator externo fazia a ligação cair com 1h20min de conversação? Estranho...

Eu sou cliente vodafone portugal e as chamadas caem quando faz 1 hora de chamada
nuno_nunes

Mensagempor Renato Santos » Qui, 26 de Setembro 2013, 20:01

nuno_nunes (26-09-2013, 19:56) escreveu:
Renato Santos (26-09-2013, 19:39) escreveu:Logo no começo, as chamadas 'ilimitadas' da operadora TIM caíam, do nada, perto da 1h20min de conversação, forçando-me a realizar uma nova ligação. Até liguei algumas vezes reclamando, mas me disseram que isso não tinha a ver com a operadora e que, fatores externos, contribuíam para a ligação cair.

Eu sou cliente vodafone portugal e as chamadas caem quando faz 1 hora de chamada

Infelizmente, nunca admitirão isso :(
Renato Santos

Mensagempor Bitetti » Qui, 26 de Setembro 2013, 20:22

atualmente a anatel caiu matando em cima dessas "quedas que a operadora não era responsável". Hj chamadas em sequência com no minimo 5 ou 10 seg (n lembro) são consideradas como "uma".
A hipotese mais convincente é q as operadoras roteavam as ligações para linhas mais instáveis, fazendo elas caírem sem q q a justiça pudesse dizer que havia um mecanismo q derrubasse a ligação automaticamente.

Quanto aos planos ilimitados realmente são todos limitados. O Infinity por exemplo só vai a 10MB, depois ele é reduzido dos seus 128kbbs para algo abaixo dos 55kbbs.
Bitetti

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 26 de Setembro 2013, 22:46

Infelizmente esta situação é recorrente. O uso de palavras enganosas que têm grande impacto em termos de marketing é algo comum que eu acho que devia ser altamente punível.

Aliás, as operadores não são únicas. Pelo menos aqui em Portugal vê-se muitas vezes à entrada das lojas anúncios gigantes a dizer: "tudo com 50% de desconto", "tudo com 70% de desconto", etc; quando chegamos à loja vemos que afinal é apenas uma secção de produtos antigos que está com esses descontos, o resto como é mercadoria nova não é abrangido pela promoção.

A minha pergunta é, o que significa "tudo"? O que significa "ilimitado"? É triste ver estas coisas.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Ricardo JM Vieira » Qui, 26 de Setembro 2013, 23:52

Eu sou da opinião que publicidade enganosa devia ser severamente punida! Nada de mentiras, nem de letras pequenas. Isso do ilimitado é uma barbaridade. Não existe transparência e apregoam-se serviços que na realidade são mentira. E pior que tudo, cobram-se valores inadequados.
35mm", aqui bloga-se!
Ricardo JM Vieira

Mensagempor José Craveiro » Sex, 27 de Setembro 2013, 15:17

Essa cena de "política de utilização responsável...", ora também há algum tempo que soube disso, por exemplo a Óptimus em banda larga móvel possui tarifários com esse mesmo problema, já não recordo exatamente em que moldes ao todo isso funciona, não queria estar aqui a errar mas há um limite de consumo em gigas como o definido por eles como utilização responsável e que a partir desse limite a velocidade de navegação abranda a valores proibitivos (para quem paga um tarifário ilimitado).

Entendo também que isto devia ser banido da grelha de tarifários, percebi que com quem falei não havia a intenção de omitir esta política de utilização responsável, provavelmente a chuva de reclamações caiu forte também em cima daquele funcionário, mas ainda assim não me impediu de pensar melhor acerca do que poderia ser mais vantajoso para mim e vi-me embora.

O que pode assustar um pouco os clientes se esta decisão for repensada é que possivelmente haverá lugar a um ajuste de valores nesses tarifários, escusado será dizer que quase nunca é a nosso favor! ¬¬

Mas, já agora, que legitimidade têm eles para determinar por nós o que é utilização responsável? Por acaso quererão dizer que lidam com irresponsáveis? Bom, podem até existir, mas ainda assim, não se devia dar ao direito de determinar uma coisa dessas quando são os clientes que pagam por um serviço que no mínimo deve corresponder ao que lhes é informado, já para não falar de que os valores não são necessariamente baixos. :|
José Craveiro

Próximo

Voltar para Notícias Gerais