(Mas porque ali em cima está escrito Ubuntu e você não vai usar o Ubuntu? Eu testei em algumas distros baseadas nele e todas funcionaram igual, então é só fazer igual que dá certo!)
Vamos aos passos então!
Requisitos:
- Um pendrive para a instalação da Distro
- A distro que você preferir, no meu caso é o ElementaryOS. Para funcionar é obrigatório a distro ser 64 bits
- Diminuir o espaço ao seu gosto da partição do Windows
- Um pouco de paciência se não der certo da primeira vez
1º: Para instalar a distro eu usei o Rufus que é para Windows, mas você pode usar o de seu gosto para Windows ou Linux
O Rufus não tem muitas opções para se mudar então o que eu fiz foi o seguinte:
Em Partition Scheme selecione a opção GPT Partition
2º: Selecione a imagem ISO da distro que você vai usar e clique em START. O programa vai pedir para você confirmar se quer formatar o pendrive, é só clicar em YES e esperar em torno de 2 minutos para copiar os arquivos para o pendrive.
3º: Depois de o Rufus(ou o programa que você escolher para essa tarefa) terminar de copiar os arquivos para o pendrive é hora de desativar o Secure Boot na BIOS.
No meu caso ela está em:
Salve e reinicie o computador.
4º: Depois de bootar pelo pendrive, é a hora de instalar a sua distro. Primeiro vá em Opção Avançada
Na próxima tela crie uma partição de inicialização UEFI:
(PS: eu criei a partição com 512 MB mas você pode criar com menos, em outros tutoriais tem gente fazendo com 300 MB ou menos de 256 MB de espaço, mas isso vai do gosto XD)
Depois de criada a partição de inicialização, crie a partição swap:
(PS: Novamente, essa parte é ao seu gosto, use quanto espaço quiser!)
Depois de ter criado as duas partições, crie a partição para o sistema normalmente em ext4:
Se tudo der certo o sistema será instalado corretamente, acontecendo isso reinicie o computador. No meu caso, depois de reiniciar o computador iniciou direto no eOS. então chegou a hora do próximo passo.
5º: Instalar e reparar o boot com o Boot Repair
sudo add-apt-repository ppa:yannubuntu/boot-repair
sudo apt-get update
sudo apt-get install boot-repair
sudo apt-get update
sudo apt-get install boot-repair
Depois de instalado o Boot Repair, clique na primeira opção:
O Boot Repair vai reparar o GRUB e ajustá-lo para o dual boot, depois que ele terminar vai mostrar um relatório, é só fechar e reiniciar, se tudo foi bem depois de reiniciar o computador vão aparecer as opções para o boot e está tudo pronto!
É isso pessoal, espero que esse tutorial sirva pra vocês como serviu pra mim! Apesar de ter vários tutoriais na internet nenhum dava certo, eu fiz por minha conta e depois de várias formatações essa deu certo e está funcionando muito bem