Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 20:57 Pesquisa avançada

Dual Boot: Windows 8 + Ubuntu em UEFI

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Dual Boot: Windows 8 + Ubuntu em UEFI

Mensagempor MarceloMustaine » Qua, 25 de Setembro 2013, 19:25

Olá pessoal, como sugerido pelo Claudio nesse tópico Elementary OS: Suporte a Secure Boot e UEFI? eu vou tentar mostrar como eu fiz o dual-boot em UEFI no meu laptop(que é um Lenovo G480... Nada muito excepcional rs). Essa foi a minha experiência com o dual boot em UEFI, pode ser que não funcione para todo mundo!
(Mas porque ali em cima está escrito Ubuntu e você não vai usar o Ubuntu? Eu testei em algumas distros baseadas nele e todas funcionaram igual, então é só fazer igual que dá certo!)

Vamos aos passos então!

Requisitos:
  • Um pendrive para a instalação da Distro
  • A distro que você preferir, no meu caso é o ElementaryOS. Para funcionar é obrigatório a distro ser 64 bits
  • Diminuir o espaço ao seu gosto da partição do Windows
  • Um pouco de paciência se não der certo da primeira vez :D

1º: Para instalar a distro eu usei o Rufus que é para Windows, mas você pode usar o de seu gosto para Windows ou Linux :D
O Rufus não tem muitas opções para se mudar então o que eu fiz foi o seguinte:

Em Partition Scheme selecione a opção GPT Partition

2º: Selecione a imagem ISO da distro que você vai usar e clique em START. O programa vai pedir para você confirmar se quer formatar o pendrive, é só clicar em YES e esperar em torno de 2 minutos para copiar os arquivos para o pendrive.

3º: Depois de o Rufus(ou o programa que você escolher para essa tarefa) terminar de copiar os arquivos para o pendrive é hora de desativar o Secure Boot na BIOS.
No meu caso ela está em:

Salve e reinicie o computador.

4º: Depois de bootar pelo pendrive, é a hora de instalar a sua distro. Primeiro vá em Opção Avançada

Na próxima tela crie uma partição de inicialização UEFI:

(PS: eu criei a partição com 512 MB mas você pode criar com menos, em outros tutoriais tem gente fazendo com 300 MB ou menos de 256 MB de espaço, mas isso vai do gosto XD)

Depois de criada a partição de inicialização, crie a partição swap:

(PS: Novamente, essa parte é ao seu gosto, use quanto espaço quiser!)

Depois de ter criado as duas partições, crie a partição para o sistema normalmente em ext4:

Se tudo der certo o sistema será instalado corretamente, acontecendo isso reinicie o computador. No meu caso, depois de reiniciar o computador iniciou direto no eOS. então chegou a hora do próximo passo.

5º: Instalar e reparar o boot com o Boot Repair

sudo add-apt-repository ppa:yannubuntu/boot-repair
sudo apt-get update
sudo apt-get install boot-repair

Depois de instalado o Boot Repair, clique na primeira opção:

Imagem

O Boot Repair vai reparar o GRUB e ajustá-lo para o dual boot, depois que ele terminar vai mostrar um relatório, é só fechar e reiniciar, se tudo foi bem depois de reiniciar o computador vão aparecer as opções para o boot e está tudo pronto!

É isso pessoal, espero que esse tutorial sirva pra vocês como serviu pra mim! Apesar de ter vários tutoriais na internet nenhum dava certo, eu fiz por minha conta e depois de várias formatações essa deu certo e está funcionando muito bem :yeah:

MarceloMustaine

Re: Dual Boot: Windows 8 + Ubuntu em UEFI

Mensagempor hailton » Qua, 25 de Setembro 2013, 23:43

Excelente tópico. Mandou muito bem Marcelo, parabéns. Obrigado pela contribuição. :D

hailton

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 27 de Setembro 2013, 9:41

Olá @MarceloMustaine,

Neste momento estou a trabalhar e não pude dar uma vista de olhos mais aprofundada, no entanto, pela rápida visualização que fiz parece-me que está muito bom mesmo! Talvez isto ainda passe a ser um artigo para o blog.

É que no blog os artigos têm consideravelmente mais visibilidade que aqui no fórum do Ubuntued e como é uma matéria importante e o seu ponto de vista parece-me ser o mais correto, acho que o seu trabalho tem "pano para mangas"! :D

Em breve darei uma vista de olhos mais aprofundada! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor MarceloMustaine » Sex, 27 de Setembro 2013, 12:43

Obrigado hailton e Claudio, eu fiz esse tutorial porque tenho certeza de que mais pessoas passam pelo mesmo problema, e pelo que eu entendi o outro tuto que tem pela net usa ainda o Legacy Mode para o boot e esse já não, usa o UEFI habilitado mesmo! Se precisar de ajustes Claudio, pode fazer, em qualquer parte e se quiser fazer um artigo com o que eu escrevi também seria muito legal :yeah:

MarceloMustaine

Voltar para Questões gerais