Bem-vindo: Qui, 28 de Novembro 2024, 15:22 Pesquisa avançada

Damn Small Linux: Leveza e Minimalismo de uma Distribuição

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Damn Small Linux: Leveza e Minimalismo de uma Distribuição

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 24 de Setembro 2013, 0:31

Damn Small Linux é uma distribuição minimalista, cuja dimensão é de 50MB, e que opera em modo live CD. Apesar de seu tamanho minúsculo, ela se esforça para oferecer um desktop funcional e muito fácil de usar.

Além disso, Damn Small Linux possui um desktop quase completo, incluindo o XMMS (MP3 e MPEG), cliente FTP, links, navegador, planilha, e-mail, sistema de verificação ortográfica (Inglês norte-americano), um processador de texto, três editores (Nedit, nVidia, Zile [emacs clone]), Xpdf, (gerenciador de arquivos), Naim (AIM, ICQ, IRC), VNCviwer, SSH / SCP servidor e cliente, DHCP, PPP, PPPoE, um servidor Web, calculadora, gerenciador de janelas Fluxbox, sistema de aplicativos de monitoramento, suporte USB, e em breve ele terá suporte a PCMCIA.

Se você gosta de Damn Small Linux, você pode instalá-lo em seu disco rígido. Porque todas as aplicações são pequenas e leves, tornando-a uma escolha muito boa para hardware mais antigo.

Sua última atualização foi feita em junho deste ano de 2013. Portanto, esta é mais uma distribuição Linux interessante e bem apropriada para aqueles que gostam de novidades e estão ingressando no universo Linux. Suas derivações nacionais vem dos Estados Unidos e suas bases sistemáticas estão centradas no Debian e no KNOPPIX.

Vídeo demonstrativo

Referências:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: Damn Small Linux: Leveza e Minimalismo de uma Distribuiç

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 24 de Setembro 2013, 0:55

O primeiro computador que eu tive em casa, que data de 1992, permitia ter o jogo do tetris e muito mais! :obvio:

Aliás nesse computador jogava jogos como o excelente prince (se calhar foi os primórdios do prince of persia, mas nem sei), como se pode ver pelo primeiro vídeo abaixo. Para além disso, ainda joguei um jogo mega-viciante e super fluido chamado Supa, segundo video. O computador era bem antigo, nem sei qual era a capacidade de processamento, mas era certamente muito baixa mesmo!

Ainda sobre este Supa, ou melhor, Supaplex, foi provavelmente o jogo que mais joguei na minha infância. Acho-o simplesmente genial, pelo menos o nível de divertimento que me proporcionou foi único!

Ainda sobre os jogos, atualmente há uma preocupação demasiado grande em pôr os jogos realistas. Gosto da ideia. No entanto geralmente procuram o realismo na violência. Não acho que isso seja o melhor caminho, principalmente pelas sequelas que potencialmente cria nas camadas jovens. E este jogo é exemplo do que o old-school é melhor na minha opinião, em termos de divertimento, que basicamente é aquilo que qualquer criança procura! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: Damn Small Linux: Leveza e Minimalismo de uma Distribuiç

Mensagempor Alessandra Vianna » Seg, 30 de Setembro 2013, 21:54

Claudio Novais (24-09-2013, 0:55) escreveu:O primeiro computador que eu tive em casa, que data de 1992, permitia ter o jogo do tetris e muito mais! :obvio:

Aliás nesse computador jogava jogos como o excelente prince (se calhar foi os primórdios do prince of persia, mas nem sei), como se pode ver pelo primeiro vídeo abaixo. Para além disso, ainda joguei um jogo mega-viciante e super fluido chamado Supa, segundo video. O computador era bem antigo, nem sei qual era a capacidade de processamento, mas era certamente muito baixa mesmo!

Ainda sobre este Supa, ou melhor, Supaplex, foi provavelmente o jogo que mais joguei na minha infância. Acho-o simplesmente genial, pelo menos o nível de divertimento que me proporcionou foi único!

Ainda sobre os jogos, atualmente há uma preocupação demasiado grande em pôr os jogos realistas. Gosto da ideia. No entanto geralmente procuram o realismo na violência. Não acho que isso seja o melhor caminho, principalmente pelas sequelas que potencialmente cria nas camadas jovens. E este jogo é exemplo do que o old-school é melhor na minha opinião, em termos de divertimento, que basicamente é aquilo que qualquer criança procura! ;)

Nooooooossaaaaa, eu ia morrer e não ia saber que esse Prince of Persia é de 1989! Eu jogava quando tinha uns 4 ou 5 anos (entre 1995 e 1996) num computador da minha tia... No primeiro computador que minha irmã ganhou, acho que era um 586, rodava aquele que ele pula pela janela para seguir num navio (ou caravela), para salvar a princesa...

Enfim, já testei a DSL, é uma ótima distro, mas me senti perdida por ser utilizadora final e não ter costume com seu ambiente gráfico. Mas é muito boa para ressuscitar uns PCs idosos.
Alessandra Vianna

Voltar para Notícias Gerais