Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 19:38 Pesquisa avançada

Toolkit: QT ou GTK+

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Toolkit: QT ou GTK+

Mensagempor hailton » Qui, 3 de Outubro 2013, 15:15

Os mais famosos toolkits multi-plataforma para a criação de interfaces gráficas são QT e GTK+.

QT foi produzido pela Trolltech, adquirida depois pela Nokia, que contribuiu por longos anos no desenvolvimento, e atualmente pertence a Digia com licença livre (LGPL 2.1 na versão open-source). QT tem suporte a várias plataformas, atende bem aparelhos móveis, e é considerado fácil de usar.
QT é principalmente usado em Autodesk Maya, BlackBerry, Dassault DraftSight, Mathematica. Agência Espacial Europeia, DreamWorks, Google Earth, HP Virtual Rooms, KDE, Lucasfilm, Nuke The Foundry, Panasonic, Philips, Samsung, Siemens, Skype, Ubuntu, VirtualBox, VLC media player, Volvo e Walt Disney Animation Studios.
Fontes: Wikipedia

GTK+ foi inicialmente desenvolvido para o GIMP, por isso foi batizado de GIMP toolkit. GTK+ possui maior número de temas, mais documentação no idioma português, porém é considerado mais difícil de usar.
Ambiente GNOME usa GTK+ como base do seu sistema e muitos programas para GNOME usam GTK+ como seu toolkit. Muitos programas independentes do GNOME usam GTK+, e mesmo os programas GTK+ feitos para GNOME geralmente rodam sem problemas em outros ambientes como KDE ou Xfce. Em dispositvos móveis, o GTK+ é usado como base de ambientes como o Maemo e GPE Palmtop. GTK+ também pode ser usado no Microsoft Windows e outros menos usuais como framebuffer e ncurses.
Fontes: Wikipedia

Atualmente muitos programas estão se movendo de GTK+ para QT, como o editor de vídeos OpenShot. O Gwibber (ou Friends) e a Unity do Ubuntu, por exemplo, mudaram para QT.

Uma pergunta recorrente em qualquer discussão sobre Linux: você prefere GTK+ ou QT?

hailton

Re: Toolkit: QT ou GTK+

Mensagempor Bitetti » Qui, 3 de Outubro 2013, 17:29

Eu fiz uns experimentos com GTK esses dias. Além da instabilidade da biblioteca (no 3.0 muda muita função em relação ao 2.0, oque me atrapalhou bastante ao compilar o mesmo código para Linux e Windows)
Os resultados do GTK com o Glade é excelente...
Imagem
mas...

O QT tem uma IDE parruda nesse sentido, uma biblioteca muito mais completa e thread-safe, algo q faltou muito no projeto dessa foto acima, pois carregar imagens da internet e exibi-las sem threads é suicídio).
Tem suporte para OpenGL, GLES, e o webkit embutido caso agente queira um projeto mais arrojado.

Sinceramente acho q o QT ganha do GTK com pelo menos 5 ou 6 pontos.
Bitetti

Mensagempor Davysson Silva » Qui, 3 de Outubro 2013, 18:14

Bitetti (03-10-2013, 17:29) escreveu:Eu fiz uns experimentos com GTK esses dias. Além da instabilidade da biblioteca (no 3.0 muda muita função em relação ao 2.0, oque me atrapalhou bastante ao compilar o mesmo código para Linux e Windows)
Os resultados do GTK com o Glade é excelente...
Imagem
mas...

O QT tem uma IDE parruda nesse sentido, uma biblioteca muito mais completa e thread-safe, algo q faltou muito no projeto dessa foto acima, pois carregar imagens da internet e exibi-las sem threads é suicídio).
Tem suporte para OpenGL, GLES, e o webkit embutido caso agente queira um projeto mais arrojado.

Sinceramente acho q o QT ganha do GTK com pelo menos 5 ou 6 pontos.

Já experimentou usar Gtk com a linguagem Vala?
Você pode até usar as facilidades do Vala e em vez de threads usar chamadas assíncronas. Acho que resolveria seu problema.
Davysson Silva

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 3 de Outubro 2013, 22:41

O QT é consideravelmente mais abrangente e creio que a médio prazo é o que promete mais. No entanto, na minha opinião, e não sabendo muito de QT, acho que o GTk apresenta-se bastante mais organizado, o que na verdade isso não significa mais leve. No entanto, acho-o mais padronizado.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 3 de Outubro 2013, 22:50

Claudio Novais (03-10-2013, 22:41) escreveu:O QT é consideravelmente mais abrangente e creio que a médio prazo é o que promete mais. No entanto, na minha opinião, e não sabendo muito de QT, acho que o GTk apresenta-se bastante mais organizado, o que na verdade isso não significa mais leve. No entanto, acho-o mais padronizado.

Pelo que vi de uma e de outra, para coisas simples o Gtk consegue sem dúvida ser um bom aliado, dado que possui um menor leque de funções. Já o Qt, pode ser um grande aliado quando se quer tudo feito em grande detalhe, com tudo bem personalizado e em projectos de grande envergadura! O Qt é o que oferece uma maior gama de opções, face a todos os outros! Dos que já usei, esta é a minha avaliação em termos de oferta de funcionalidades:
Qt >> Gtk >>>> WxWidgets
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor hailton » Seg, 7 de Outubro 2013, 14:23

Até hoje não entendo o motivo da Google usar GTK+ no navegador Chrome/Chromium para Linux.

hailton

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 7 de Outubro 2013, 18:46

hailton (07-10-2013, 14:23) escreveu:Até hoje não entendo o motivo da Google usar GTK+ no navegador Chrome/Chromium para Linux.

Pior, mantém-se no Gtk2 tal como o Firefox xD
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Voltar para Questões gerais