O que tem isto de grave? Bem, originalmente, o objetivo de utilização destes códigos era simples: manter a fundação Gnome que não tem quaisquer fins lucrativos. Já a Canonical tinha feito algo semelhante no Banshee: tinha alterado os códigos e ela recebia metade dos lucros e a outra metade era para a fundação Gnome. Acho bastante sensato isto que a Canonical fez pois ela também precisa de dinheiro e a sua popularização é tem feito o aumento do número de utilizadores do Gnome e consequentemente aumentado os lucros. Aliás, até Setembro de 2011, os lucros dessa afiliação tinha gerado 9200$.
No entanto, a na minha opinião, os desenvolvedores do Linux Mint foram perspicazes na negativa aproveitando-se do trabalho dos outros. O que acho completamente deplorável, uma vez que, para além de usufruírem de software produzido pela Gnome livremente, usufruem de toda a estabilidade e universalidade produzida pela Canonical, apenas trocam pacotes e cores e começaram a ganhar dinheiro sem qualquer respeito. Isto é ilegal? Não. Não é ilegal o que estão a fazer, no entanto, é algo que na minha opinião fica eticamente de fora da normalidade uma vez que não está a dignificar nem um pouco o trabalho do qual eles estão a usufruir largamente.
Já agora, e antes de terminar, apenas gostaria de dar ênfase ao peso de consciência de quem fez isto. Eles sabiam muito bem o que estavam a fazer e então, quando alteraram tentaram ser o mais discretos possíveis. Acho que só por isto ainda torna esta situação mais deplorável!
E você? O que acha de tudo isto?