Olá
Gladston Henrique,
Seja
ao fórum
Se quer mesmo algo que apresente desafios, experimente instalar um Ubuntu Minimal e construir o seu Sistema a partir daí. Vai ver que aprende ainda mais, mas não será algo que se faça da noite para o dia, ainda terá de partir pedra para chegar a alguns resultados!
Pode até fazê-lo via VirtualBox, porque certamente irá ter alguns problemas, eu também os tive quando o fiz pela primeira vez, daí a minha recomendação. E quem fala de um Sistema para desktop, também fala num servidor e etc, etc... Liberte-se e seja criativo!
Ah, e não se esqueça de partilhar os resultados da sua exploração ao mundo Linux, tal como o seu Desktop no tópico:
Vá lá pessoal, tenham lá calma, eu também me mudei para Linux porque pretendia um SO que me desse algum desafio e gozo em explorar (no Windows já estava tudo mais que visto e o que vi não me agradou...).
Aliás, porque acham que mudo tanta vez de Ambiente Gráfico? Porque gosto de desafios, sendo que actualmente, os únicos Ambientes que dão algum trabalho a configurar são o KDE e o e17, dada a quantidade de opções que oferecem ao utilizador!