Bem-vindo: Qui, 28 de Novembro 2024, 15:30 Pesquisa avançada

"Eu avisei", diz Maddog a Dilma sobre espionagem da NSA

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

"Eu avisei", diz Maddog a Dilma sobre espionagem da NSA

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 18 de Outubro 2013, 23:19

O evangelista do software livre Jon “Maddog” Hall diz que há anos vem alertando o governo brasileiro sobre a espionagem da NSA

O evangelista do software livre Jon “Maddog” Hall tem um recado para Dilma Rousseff sobre a espionagem da NSA: “Desculpe-me por dizer isto mas, eu avisei”, diz, numa carta aberta à presidente.

O americano Maddog é diretor executivo da Linux International, organização que divulga o software livre. Ele esteve diversas vezes no Brasil participando de congressos.

Jon “Maddog” Hall escreveu:Durante pelo menos os últimos dez anos, falei a pessoas ao redor do mundo que eu amo meu país. Mas, se você não vive em meu país, qualquer dado armazenado em meu país ou que passe perto das fronteiras do meu país não é realmente privado

Maddog diz que a raiz do problema está no chamado Ato Patriótico, de 2001, instituído em reação ao ataque de 11 de setembro. O ato deu poderes quase irrestritos aos arapongas americanos para espionar pessoas com o objetivo de combater o terrorismo.

“Comecei a sentir certo frio na espinha. Eu sabia que esse poder amplo e descontrolado não era o que os patriotas que fundaram nosso país pretendiam. Na verdade, é o oposto”, comenta ele.

Para Maddog a disseminação da computação em nuvem só piora as coisas. “Nuvens vão esconder o software do controle das pessoas e torná-las ainda mais dependentes das grandes empresas de serviços online baseadas nos Estados Unidos”, afirma.

E a solução é...

Sua receita para resolver o problema é criar serviços locais com base em software livre. Isso, em sua visão, daria ao país mais independência tecnológica, mais controle sobre as informações críticas e mais privacidade. Ele também prega o uso de hardware aberto fabricado no país.

Maddog já tem um projeto para isso: “O plano é um de que venho falando nos últimos três anos. É chamado Projeto Cauã e temos trabalhado duro para realizá-lo.”

Ele reclama que os brasileiros não têm dado atenção ao que ele diz: “Dizer que fomos recebidos com falta de cooperação tanto do governo brasileiro (federal, estadual e local) como da indústria brasileira é pouco.”

Nas próximas semanas, Maddog virá divulgar seu plano em duas palestras em Foz do Iguaçu e uma em Brasília. Ele tem esperança de que Dilma mande alguém do governo para ouvi-lo e discutir o projeto.

Considerando que o governo já trabalha num sistema de comunicações próprio com foco na privacidade, é possível que algumas de suas ideias encontrem respaldo. Mas isso é na esfera governamental.

Referências:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: "Eu avisei", diz Maddog a Dilma sobre espionagem da NSA

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 18 de Outubro 2013, 23:37

Boas, ele avisou, ninguém acreditou, agora, desenrasquem-se! Para não dizer coisa pior!

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor marcalm » Sex, 18 de Outubro 2013, 23:56

“Nuvens vão esconder o software do controle das pessoas e torná-las ainda mais dependentes das grandes empresas de serviços online baseadas nos Estados Unidos”. Esta aí outra coisa que é absolutamente verdade, prefiro muito mais a computação distribuída e ubíqua.
E mais, se um dia as tais nuvens predominarem (espero que não), veremos novamente os preços dos softwares subirem de volta às proporções da década de 80. Simples: cartel, mercado bilionário nas mãos de poucos.

marcalm

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 19 de Outubro 2013, 0:42

A verdade é que as nuvens pessoais também estão aí, por isso, é uma questão de espeararmos mais um pouco ou então simplesmente experimentar as que já existem. Infelizmente, pelo que se tem ouvido sobre a NSA, mesmo estas coisas pessoais não estão a salvo. E, aqui, neste ponto, está o maior problema que teremos no futuro.

Creio que a solução inevitável passa por hardware open-source. Enquanto isso não for possível, estaremos completamente à deriva sem saber qual o hardware (serão todos?) que está aberto a esta agência.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Xterminator » Sáb, 19 de Outubro 2013, 6:55

É tão interessante este tipo de assunto que é até complicado de falar, não sei se é porque leio bastante e sou completamente ligado aos livors, mas se você ler alguns livros
mesmo sendo ficção as histórias sempre acabam se concretizando.
Profecias?
ou será que é somente o lado ruim do ser-humano?
pois se você pegar livros antigos que se tornaram clássicos verá que as previsões foram feitas.
ou somente o curso comum das civilizações?
http://pt.wikipedia.org/wiki/1984_(livro)
Nineteen Eighty-Four (em português: Mil Novecentos e Oitenta e Quatro ou 1984) é um romance distópico clássico do autor inglês Eric Arthur Blair, mais conhecido pelo pseudônimo de George Orwell. Terminado de escrever no ano de 1948 e publicado em 8 de junho de 1949, retrata o cotidiano de um regime político totalitário e repressivo no ano homônimo. No livro, Orwell mostra como uma sociedade oligárquica coletivista é capaz de reprimir qualquer um que se opuser a ela. A história narrada é a de Winston Smith, um homem com uma vida aparentemente insignificante, que recebe a tarefa de perpetuar a propaganda do regime através da falsificação de documentos públicos e da literatura a fim de que o governo sempre esteja correto no que faz. Smith fica cada vez mais desiludido com sua existência miserável e assim começa uma rebelião contra o sistema.
O romance se tornou famoso por seu retrato da difusa fiscalização e controle de um determinado governo na vida dos cidadãos, além da crescente invasão sobre os direitos do indivíduo. Desde sua publicação, muitos de seus termos e conceitos, como "Big Brother", "duplipensar" e "Novilíngua" entraram no vernáculo popular. O termo "Orwelliano" surgiu para se referir a qualquer reminiscência do regime ficcional do livro. O romance é geralmente considerado como a magnum opus de Orwell.

Será que existe algo em comum aqui?
Ou teria o caso Snowden a ver com o texto do livro abaixo?
Ficção
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fortaleza_Digital

Ensei Tankado, um ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional (NSA) que jura vingar-se dos Estados Unidos, desenvolve um algoritmo de encriptação inquebrável, algo considerado impossível, que caso seja publicamente utilizado inutilizará o computador superpotente da NSA, TRANSLTR, na decodificação de mensagens. A este algoritmo dá o nome de Fortaleza Digital.
Tankado conta com a ajuda de North Dakota, pessoa responsável por tornar o Fortaleza Digital público caso Tankado morra sem cumprir seu objetivo. Tankado sofre uma morte misteriosa, supostamente causada por um ataque cardiaco. Antes de morrer, Tankado tenta chamar a atenção das muitas pessoas que passavam ao seu redor numa praça publica da Espanha para o anel que trazia na sua mão esquerda, anel esse que seria a chave do Fortaleza Digital.
Porém, quando o supercomputador da NSA, se depara com o Fortaleza Digital se inicia o maior suspense policial que poderia fazer com que a poderosa NSA entre em colapso e acarretar o fim dos serviços de informação de todo o mundo.
Trevor Strathmore, vice-diretor da NSA, convida David Becker para ir a Espanha em busca do anel de Tankado e juntamente com a criptóloga Susan Fletcher, noiva de Becker, tenta evitar a disseminação do Fortaleza Digital. Sem saberem em quem confiar e presos em uma teia de mentiras, Susan e David, separados fisicamente, tentam encontrar a solução para evitar o que poderia ser o maior desastre da História da Segurança de Informações norte-americana.
Personagens

Realidade
http://pt.wikipedia.org/wiki/Edward_Snowden

Edward Joseph Snowden1 (Elizabeth City, 21 de junho de 1983) é um ex-analista de inteligência americano2 que tornou públicos detalhes de várias programas altamente confidenciais de vigilância eletrônica dos governos de Estados Unidos e Reino Unido.3 4 Snowden era um colaborador terceirizado da Agência de Segurança Nacional (NSA) e foi também funcionário da Central Intelligence Agency (CIA).
A revelação deu-se através dos jornais The Guardian e The Washington Post, dando detalhes da vigilância de comunicações e tráfego de informações executada pelo programa de vigilância PRISM dos Estados Unidos.5 6 7 8 Em reação às revelações, o Governo dos Estados Unidos acusou-o de roubo de propriedade do governo, comunicação não autorizada de informações de defesa nacional e comunicação intencional de informações classificadas como de inteligência para pessoa não autorizada.9

Creio que se todos lessem um pouco mais, certas coisas seriam até normais se levando pelo lado lógico do avanço das tecnologias e o egoísmo do ser humano, até porque se observarmos pelo lado do "povão"
Estas histórias são tão comuns que chega até a dar náuseas "Náusea ou enjoo é a sensação de desconforto no estômago com uma vontade urgente de vomitar"., e infelizmente o cidadão só ob"Cerva", é preferivel tomar uma cerva do que se ocupar com os problemas que afligem outros, "até que" os problemas se tornem seus, só quando você sofre problemas comuns do dia-a-dia, você percebe que o que atinge os outros também o atinge.
Então se observarmos os movimentos que estão acontecendo hoje, você pensa "o que estou fazendo para contribuir?", se observarmos 70% da população não está fazendo nada, e quando surge alguém que esta disposto a fazer, é tachado como delinquente "Vagabundo", este é o Bra"Z"il com Z mesmo pois um País do tamanho deste deveria ser hoje um País de 1º Mundo e não o que vemos hoje, repleto de Corrupção entre outras coisas.
Nós Brasileiros deveriamos ter VERGONHA na cara, e quando fossemos às urnas para votar, pelo menos escolher alguém que nos representa, ou no mínimo votar "nulo", pois se você não tem nenhum candidato que defende seus interesses, ou que não o representa, é a única opção viável.
Estou extremamente desapontado, pois infelizmente no Brasil o voto obrigatório, ou seja
não há uma consciência política prévia, para que na hora da escolha, seja escolhido melhor candidato, não sou à favor de nenhum partido político, sou a favor do voto consciente para evitar o tipo de problemas que sofremos hoje, num país que é enorme, mas tem mentalidade de país pequeno.

Desculpem caso tenha dito algo que ofendeu alguém, mas depois de quase 30 anos (Estou com 38, aprendi na escola o que era Constituição") quando tinha 9 anos, vendo esta *** que está acontecendo, digo que não tenho nenhum orgulho de ser Brasileiro.
Xterminator

Mensagempor Rafael Schonberg » Sáb, 19 de Outubro 2013, 12:43

Não tens orgulho mas um Português ou Norte americano também não. Por culpa disso que dizes.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Rafael Schonberg

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 19 de Outubro 2013, 16:43

Olá @Xterminator,

Efetivamente há muita coisa que a ficção científica apostou e acertou, mas também há muita coisa que falhou. A verdade é que no meio de tanta coisa claro que alguém tinha de acertar.

Mas também é justo dizer que muita coisa seguiu um caminho que parece realmente estar a acontecer. Os cyborgs e os skynets, em termos de "princípio ativo" sempre foram iguais e são atualmente a coisa inevitável que vamos ver nos futuro. Outras coisas como smartphones, Glass®, carros inteligentes e até casas inteligentes são já o dia a dia de muita gente, coisa que no 007 era pura ficção científica há uns 40 anos atrás.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Miguel Fonseca » Sáb, 19 de Outubro 2013, 22:27

Boas xterminator, estou completamente de acordo contigo, excepto na parte em que eu orgulho-me de ser Português, mas envergonho-me daqueles que governam e muito mal este País!

Cláudio, no meio de tantas previsões, falharam muito poucas!!!

Talvez menos de 1%!!! Acertaram 99%!

Por isso é que isto é tão grave!! Tantas pessoas a preverem e a alertarem e quase ninguém a acreditar!!!

A única GRANDE previsão que ainda não se concretizou, FELIZMENTE, foi a do Nostradamus, feita à 500 anos atrás, sobre a Terceira Guerra Mundial!!

Mas...infelizmente, ainda não se sabe se vai ou não acontecer!!

Para não falar no CAOS CLIMÁTICO que se avizinha e o total esgotar dos recursos Naturais deste Planeta por parte da Espécie, supostamente mais inteligente da Terra!
No entanto, somos a única Espécie que não vive em harmonia com o Planeta! Olha a Ironia!!

E podíamos continuar, mas, não havia fim!

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 20 de Outubro 2013, 16:54

Miguel Fonseca (19-10-2013, 22:27) escreveu:eu orgulho-me de ser Português, mas envergonho-me daqueles que governam e muito mal este País!

Efetivamente, pensando bem, acho que quase qualquer pessoa no mundo tem esse mesmo pensamento! Porque será? :conf:

Miguel Fonseca (19-10-2013, 22:27) escreveu:[...]a Espécie, supostamente mais inteligente da Terra!
No entanto, somos a única Espécie que não vive em harmonia com o Planeta! Olha a Ironia!!

Muito bom este ponto de vista! Uma realidade nua e crua e também dolorosa para cada um de nós. Que atire a primeira pedra quem nunca fez mal ao nosso planeta! :roll:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Voltar para Notícias Gerais