Bem-vindo: Qui, 28 de Novembro 2024, 16:48 Pesquisa avançada

Oracle ataca Open Source comunitário

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Oracle ataca Open Source comunitário

Mensagempor nuno_nunes » Qua, 16 de Outubro 2013, 17:44

A Oracle tem uma relação de amor ódio com as tecnologias Open Source, mesmo com a aquisição da Sun Microsystem se tornando um dos mais importantes players do mercado Open Source.

No entanto, a maneira com a empresa tratou (e ainda trata) grandes projetos Open Source como o OpenOffice e MySQL deixa claro que sua capacidade de levar a diante iniciativas envolvendo a comunidade, é limitada. Em seguida, a Oracle atacou Android com o seu Java e falhou miseravelmente, perdendo qualquer respeito sobre tais tecnologias.

Ao mesmo tempo, a Oracle é conhecida como uma das empresas mais cruéis que vende seus serviços a custo extremamente elevado. Recentemente, a empresa foi processada pelo governo dos EUA por overcharging (ou seja, excessos de taxas relacionadas a produtos Oracle).

Nas palavras de um documento recentemente publicado pela Oracle informa:
À primeira vista, pode parecer que as organizações do DoD podem evitar a compra de produtos de software comerciais simplesmente começando com software open source e desenvolvimento de seus próprios aplicativos. Como veremos, o custo total de propriedade (TCO) para software de código aberto muitas vezes superior ao de software comercial. Minimizando as despesas de capital através da aquisição de software “livre” open source é atraente, o custo na frente de qualquer esforço de software representa apenas uma pequena fração do gasto total ao longo do ciclo de vida de propriedade e uso. E enquanto a rentabilidade é importante, ela deve ser cuidadosamente ponderada em relação missão – eficácia.

As abordagens de desenvolvimento comunitário, patrocinadas pelo governo, para a criação de software não têm os incentivos financeiros de empresas comerciais para a produção de baixo custo, o código bem documentado e não estão sujeitos à mesma pressão do mercado no nível de código de software. A Oracle ajuda a garantir que o software livre se encaixa bem dentro da infra-estrutura ao redor e fornece uma rota de produção da empresa. No entanto, para os casos intensivos, as capacidades de missão crítica exigidos pela maioria dos projetos do Ministério da Defesa , a Oracle recomenda a seus emblemáticos produtos de software comerciais.

Fonte: Espirito Livre, Br-Linux e Muktware

PS: A oracle fala mal do software livre mas se esquece que o java da oracle só tem bugs e falhas de segurança
Editado pela última vez por nuno_nunes em Dom, 20 de Outubro 2013, 17:53, em um total de 1 vez.
nuno_nunes

Re: Oracle ataca Open Source comunitário

Mensagempor Miguel Fonseca » Qua, 16 de Outubro 2013, 20:57

Boas Nuno, o que é que se estava à espera de uma empresa que está a ver em perigo o seu domínio do mercado?!

O trabalho da Comunidade é mais inseguro?!

Só podem estar a brincar!

Todos os projectos podem começar na mente de uma só pessoa, mas é na união de várias que eles se concretizam!

Na Oracle deve ser só uma pessoa a "fazer" o java!

E o kernel mais seguro do planeta, o nosso Linux, não depende de uma Comunidade!

Sem mais comentários!

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 16 de Outubro 2013, 21:50

Companhias essas que inserem ciclos de espera, que vão removendo a cada versão para dar a entender que está mais rápida, quando na realidade é 99% igual à anterior!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor marcelomdea » Dom, 20 de Outubro 2013, 17:28

:\ Sou programador Java, gosto muito desta Linguagem/Plataforma.
Fico pensando!!! Sei que java não é 100% open source, tem algumas coisas aqui e ali, acho meio obscuro o negocio de Java open source. Como programador fico com receio de que a Oracle acabe afundando o Java de vez, pode-se ver que Java já não é o que foi quando estava nas mãos da Sun! Enfim! Por isso me aprofundo em outras linguagens, porém hoje minha fluência esta 80% firmada em java ainda. Enfim! Sempre fiquei com o pé atrás desde que a Oracle comprou a Sun, mas sempre torci pra dar certo. :\
marcelomdea

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 20 de Outubro 2013, 18:59

Uma solução relativamente eficaz para os seus medos @marcelomdea, é manter os seus trabalhos compatíveis com o OpenJDK. :|
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor marcelomdea » Seg, 21 de Outubro 2013, 12:16

Sim! Procuro sempre manter essa compatibilidade. Mas torço para uma retomada de ascensão para a plataforma, com ou sem a Oracle. Sem a comunidade é impossível, ao meu ver. Esse modelo de empresa de softwares que a oracle insiste em defender, não vinga mais.
marcelomdea

Mensagempor marcos.vargens » Seg, 21 de Outubro 2013, 14:56

Ao contrário do que possa parecer no mundo open-source, que não é de hoje não vai com a cara do java, a Oracle está tratando ele muito bem. Aliás muito melhor do que eu jamais poderia sonhar. E isso tem um motivo simples: Ela só comprou a SUN por causa do java. E ao contrário do que os Nostradamus da tecnologia afirmam, o java vai durar muitos anos.

Não sei porque o alarde. Ela é uma empresa fechada que fatura alto com esse mercado. Só se ela fosse muito retardada para recomendar algo que tire seus ganhos.

Não gosto da Oracle nem um pouco, mas não discuto a qualidade do seu banco de dados(para mim o melhor do mercado sem concorrentes), e colocar a culpa dos bugs do java nela, é falta de conhecimento, porque todos esses bugs são herança da SUN.

marcos.vargens

Mensagempor Miguel Fonseca » Seg, 21 de Outubro 2013, 17:03

marcos.vargens (21-10-2013, 14:56) escreveu:Ao contrário do que possa parecer no mundo open-source, que não é de hoje não vai com a cara do java, a Oracle está tratando ele muito bem. Aliás muito melhor do que eu jamais poderia sonhar. E isso tem um motivo simples: Ela só comprou a SUN por causa do java. E ao contrário do que os Nostradamus da tecnologia afirmam, o java vai durar muitos anos.

Não sei porque o alarde. Ela é uma empresa fechada que fatura alto com esse mercado. Só se ela fosse muito retardada para recomendar algo que tire seus ganhos.

Não gosto da Oracle nem um pouco, mas não discuto a qualidade do seu banco de dados(para mim o melhor do mercado sem concorrentes), e colocar a culpa dos bugs do java nela, é falta de conhecimento, porque todos esses bugs são herança da SUN.

Ok, então partindo do pressuposto que o que escreveste é verdade, o que é que a Oracle, que tão bem falaste, fez acerca desses "bugs"?!
Que providências é que tomou para corrigi-los?!

Pelos vistos, nenhumas!!

O que só vem provar, que a única razão que a levou a adquirir a Sun, foi só uma, dinheiro!!

E os "bugs" e os GRAVES problemas de segurança no Java vão simplesmente continuar ou até piorar!!

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Exploit » Ter, 22 de Outubro 2013, 1:28

e ainda criticam a canonical..
Exploit

Mensagempor marcos.vargens » Ter, 22 de Outubro 2013, 5:16

Miguel Fonseca (21-10-2013, 17:03) escreveu: Ok, então partindo do pressuposto que o que escreveste é verdade, o que é que a Oracle, que tão bem falaste, fez acerca desses "bugs"?!
Que providências é que tomou para corrigi-los?!

Pelos vistos, nenhumas!!

O que só vem provar, que a única razão que a levou a adquirir a Sun, foi só uma, dinheiro!!

E os "bugs" e os GRAVES problemas de segurança no Java vão simplesmente continuar ou até piorar!!

Hasta.

Com certeza a razão para a Oracle adquirir a SUN, foi o dinheiro. Nunca vi uma empresa adquirir outra para consertar bugs. E ponha nessa conta, a ação que a SUN estava movendo contra o Android da Google, que na época, prometia um bom retorno e deu no que deu.

E não falei bem da Oracle. O que eu disse é que ela não está fazendo melhor nem pior que as outras empresas.

Quanto aos bugs, se a SUN não quis corrigir antes de vender, eu presumo que deva ser pelo mesmos motivos. Gastos eu acho, não sei.
A comunidade Open-Source que todos dizem fazer milagre também não resolveu os bugs e poderia esfregar na cara dela. Mas isso ainda não aconteceu.

A Oracle nunca foi boazinha e nunca vai ser. Qualquer um que programa em java ficou preocupado com a aquisição da SUN, mas ela está investindo no java como poucos acreditavam.
A parte a qual você se refere, cheia de falhas de segurança, são as applets, o plugin para browser que deve representar 5% da plataforma, e quase ninguém mais utiliza, os outros 95% continuam seguros e efetivos. Será que vale realmente o esforço de arrumar esses bugs? Digo financeiramente. É bem provável que não. Agora a maneira como a matéria fala da Oracle parece que ela traiu um movimento. Cara a Oracle nunca fez parte desse movimento, se alguem fazia alguma coisa era SUN. A Oracle faz o que é do interesse dela.

marcos.vargens

Próximo

Voltar para Notícias Gerais