Bem-vindo: Qui, 28 de Novembro 2024, 15:32 Pesquisa avançada

Espanha convoca embaixador do EUA para esclarecer espionagem

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Espanha convoca embaixador do EUA para esclarecer espionagem

Mensagempor nuno_nunes » Dom, 27 de Outubro 2013, 12:49

Espanha convoca embaixador dos EUA para esclarecer denúncias de espionagem




O governo espanhol convocou o embaixador dos Estados Unidos no país, James Costos, para ser ouvido na próxima segunda-feira (28) sobre as notícias divulgadas hoje (25) pela imprensa do país, que informou que o Serviço Secreto norte-americano também teria espionado as comunicações da Espanha. De acordo com as informações, a Agência de Segurança Nacional (NSA) espionou diversos membros do governo e políticos, inclusive o ex-primeiro-ministro, José Luis Rodríguez Zapatero.

A convocação do embaixador foi anunciada hoje pelo primeiro-ministro do país, Mariano Rajoy, que participa, em Bruxelas, na Bélgica, do encontro de líderes da União Europeia. O ministro de Assuntos Exteriores da Espanha, José Manuel García-Margallo, disse que a reunião com o embaixador norte-americano está marcada para a manhã de segunda-feira.

O tema passou a ser o principal da agenda na reunião de chefes de Estado e de governo da União Europeia depois de, nos últimos dias, a imprensa internacional ter noticiado espionagem dos Estados Unidos à França. O governo da Alemanha informou que também investiga a interceptação de chamadas do telefone celular da chanceler Angela Merkel.

“Não temos provas de que Espanha tenha sido espionada, mas estamos chamando o embaixador para obter informação. As atividades de espionagem não são apropriadas entre países sócios e aliados. Espanha e Estados Unidos são países amigos e aliados e desejamos manter uma relação bilateral o mais estreita possível”, disse Rajoy.

A condenação do monitoramento de comunicações feito pelos Estados Unidos já havia sido condenado tanto por Merkel, quanto pelo presidente da França, François Hollande. Os governos alemão e francês também convocaram os embaixadores dos Estados Unidos em seus países para prestar explicações.

França e a Alemanha, por meio do presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, comunicaram que vão buscar um entendimento com os Estados Unidos sobre os serviços de espionagem até o final do ano. A iniciativa deve ter a adesão de outros países da União Europeia.

O primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, disse que o país vai participar das conversas. Mariano Rajoy, por outro lado, informou que a Espanha não vai integrar esses esforços por entender que questões relacionadas à inteligência são de responsabilidade dos governos nacionais e não da União Europeia.

Com informações de Agência Brasil.

Fonte: Revista Espírito Livre


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 55 visitantes