Algumas pessoas realmente postam sem se informar sobre a questão.
O UEFI
O primeiro problema é justamente o UEFI, este sistema que obriga o usuário a manter o mesmo sistema operacional que ele recebe no ato da compra. Mas vamos analisar ponto a ponto a questão.
Microsoft e o UEFI
Existe base técnica para justificar o UEFI? Definitivamente não, existe base comercial.
A segurança que o UEFI diz proporcionar é fantasiosa e na verdade serve como muleta para a Microsoft apertar o nó junto aos fabricantes, fechando o mercado a outros sistemas operacionais que não sejam os que ela comercializa. Além disso, para lucrar com o Windows 8, eles "sumiram" com o Windows 7 do mercado, mesmo sabendo que boa parte das empresas ainda preferem o Windows 7, o que eles fizeram então? Deram a opção para fazer o Downgrade do Windows 8 para o 7, desde que você pagasse por isso.
Se você, sem conhecimentos de como operar a BIOS, tentasse instalar o Windows 7, não conseguiria, teria que ativar o sistema de boot legado(o normal que todos conhecemos).
Eu mesmo comprei um notebook da Dell a poucos meses, não havia opção para compra-lo sem o Windows 8, nem para compra-lo com Windows 7, quando fui instalar o Windows 7 que eu já havia comprado... boom! Tive que mudar para Legacy. Nem vou contar a experiência para instalar o Debian...
Sabem o que é isso? Venda casada. Falta de ética e manipulação de mercado. Mas como é a Microsoft, quem dos grandes fabricantes vai contra?
Garantia de produtos
Então a Samsung alega que se você instalar outro sistema operacional você perde a garantia?
Vamos a um pouco de história então... Desde o Windows 3.11, quando começamos a ver uma variedade maior de Hardware no mercado, não existe qualquer restrição quanto a instalação do Windows ou do Unix. Aliás o principio de arquitetura onde o PC se desenvolveu é que o software e Hardware são "coisas" independentes, tanto que a capacidade de processamento paralelo ainda é muito mau utilizada em softwares.
Eu reconheço que na arquitetura ARM dos Smartphones há sérios riscos de prejudicar a bateria e os componentes internos ao utilizar ROMs inadequadas, mas na arquitetura de PCs é totalmente possivel a instalação de vários sistemas operacionas.
Se a Samsung alega que ao trocar o Sistema Operacional invalida a garantia, então quando eu pegar vírus ou o sistema operacional não funcionar, devo levar até a assistência técnica deles, já que a garantia se estende ao Software também. Simples reciprocidade juridica.
Para os que disseram acima que isso é legal, do ponto de vista judicial, estão errados. Tanto a lei brasileira quanto a americana condena esse tipo de venda casada e também a precedentes juridicos com relação a garantia vinculada, só que estamos falando de grandes corporações aqui, com capitais gigantescos, assim a vontade politica é ZERO para contesta-las.
O aumento da popularidade do Software Livre
Um dos grandes motivadores de postura da Microsoft com relação ao licenciamento do Windows foi a popularização do Software Livre. Distribuições Linux como o Ubuntu ajudaram a mudar a forma como o mercado, principalmente o corporativo, olha para empresas como Microsoft e Apple.
É indiscutivel que a maioria esmagadora ainda é da Microsoft nas empresas, principalmente pela resistência dos usuários em aprender a utilizar o Linux. Porém, no mercado corporativo, principalmente de dispositivos de rede e servidores, o cenário mudou dramaticamente. Fabricantes como a Ubiquiti, TP-Link, Cisco, Juniper, todas utilizam Linux ou Unix como base e mesmo que seus softwares não sejam publicados sob a GNU, elas contribuiem financeiramente e também no desenvolvimento.
Pensemos no Ubuntu e no Android, agora o Firefox OS. Algumas plataformas open source como UTM PFSense, andam desbancando soluções proprietárias.
Isso tudo motivou a Microsoft a fazer o que tem feito com a Linux Foundation quanto ao certificado para o UEFI. Se você não está a par dessa questão, por favor, de uma passada no Google.