Bem-vindo: Qui, 28 de Novembro 2024, 15:45 Pesquisa avançada

Na Suécia, Samsung não assume responsabilidade pelo bug ...

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Na Suécia, Samsung não assume responsabilidade pelo bug ...

Mensagempor nuno_nunes » Qui, 31 de Outubro 2013, 12:44

... na UEFI que desativa permanentemente seus notebooks

Parece que o descaso da Samsung com consumidores afetados por produtos seus com defeitos de projeto não é ''privilégio'' do Brasil: este usuário sueco acaba de descobrir que a Samsung não está nem aí para o notebook dele que parou de dar boot após 3 meses de uso.

A causa da pane permanente é um bug conhecido desde agosto de 2012 na implementação do firmware UEFI da Samsung, que pode ocorrer em qualquer sistema operacional (já foi demonstrado em Windows, inclusive) mas, para azar do consumidor em questão, frequentemente ocorre durante uma instalação de Linux – e foi o caso dele.

Ele foi à loja, que disse que "trocar de sistema operacional é como trocar o motor de um carro transformando-o em outro", e assim não iria honrar a garantia.

Ele foi ao suporte da Samsung, que disse que negou ajuda e o mandou "procurar a Linux e pedir ajuda".

Ele foi à ouvidoria da Samsung na Europa, que não apenas negou que exista alguma falha na implementação da UEFI da Samsung, como ainda confirmou que a empresa não oferece garantia do hardware em caso de troca de sistema operacional pelo usuário.

O valor que a Samsung dá à satisfação de seus clientes e à solidez de seus produtos podem ser avaliados por cada interessado. (via scienceblogs.com - “Samsung Sweden to Linux User: “UEFI BIOS Bug Not Our Problem” – Aardvarchaeology”)

Fonte: Br-Linux e Aardvarchaeology

nuno_nunes

Re: Na Suécia, Samsung não assume responsabilidade pelo bug

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 1 de Novembro 2013, 0:10

Será que ninguém lê a garantia que acompanha o dispositivo que adquirem? Está lá expresso isso mesmo. É por essa razão que me recuso a mudar de SO enquanto o dispositivo estiver ao abrigo da garantia, justamente para não perder o direito a recorrer a esta quando algo problemático surgir!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 1 de Novembro 2013, 3:10

Luis Cardoso (31-10-2013, 23:10) escreveu:Será que ninguém lê a garantia que acompanha o dispositivo que adquirem? Está lá expresso isso mesmo. É por essa razão que me recuso a mudar de SO enquanto o dispositivo estiver ao abrigo da garantia, justamente para não perder o direito a recorrer a esta quando algo problemático surgir!

Boas Luís, embora tenhas razão, pois está bem explicito na garantia, é VERGONHOSO!!

Não achas?! :o

O problema é CLARAMENTE do Software da Samsung que vem com o equipamento (Hardware) da Samsung!!!
O problema não é o facto do sujeito ter instalado outro SO!!

Por isso, eles apoiam-se na Lei associada à garantia para fugirem à responsabilidade de um erro provocado por eles!!!

É a mesma coisa que uma parede da tua casa cair, por PÉSSIMA construção quando estavas a pendurar um quadro na parede e o construtor dizer que está na garantia que não podes pendurar quadros nenhuns que não sejam aqueles que vieram com a casa!!
É legal, é certo!!
Mas é IMORAL!!!

Por isso, não concordo contigo.

E os tribunais também não o deveriam e, no caso da situação da casa ser verdadeira, GARANTO-TE que nenhum tribunal Europeu aceitaria essa cláusula!!

Hasta.

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor abdo » Sex, 1 de Novembro 2013, 10:36

Miguel Fonseca (01-11-2013, 2:10) escreveu:
Luis Cardoso (31-10-2013, 23:10) escreveu:Será que ninguém lê a garantia que acompanha o dispositivo que adquirem? Está lá expresso isso mesmo. É por essa razão que me recuso a mudar de SO enquanto o dispositivo estiver ao abrigo da garantia, justamente para não perder o direito a recorrer a esta quando algo problemático surgir!

Boas Luís, embora tenhas razão, pois está bem explicito na garantia, é VERGONHOSO!!

O problema é CLARAMENTE do Software da Samsung que vem com o equipamento (Hardware) da Samsung!!!

Por isso, eles apoiam-se na Lei associada à garantia para fugirem à responsabilidade de um erro provocado por eles!!!

É a mesma coisa que uma parede da tua casa cair, por PÉSSIMA construção quando estavas a pendurar um quadro na parede e o construtor dizer que está na garantia que não podes pendurar quadros nenhuns que não sejam aqueles que vieram com a casa!!
É legal, é certo!!
Mas é IMORAL!!!

E os tribunais também não o deveriam e, no caso da situação da casa ser verdadeira, GARANTO-TE que nenhum tribunal Europeu aceitaria essa cláusula!!

Hasta.

Hasta.

Nota 10 para seu comentário Miguel
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
abdo

Mensagempor marcos.vargens » Sex, 1 de Novembro 2013, 18:12

Eu ainda concordo com o Luiz, O fabricante faz toda pesquisa, trabalho e testes em cima do SO que vem com o Hardware. Não podemos nós querer que funcione se o objetivo do hardware não é esse. É como reclamar para a Apple que no MAC não funciona Windows e nem Linux. Para mim não é nem imoral e nem errado negar suporte a um SO cujo o hardware não foi destinado para ele. E mais, a analogia usada pela Samsung como trocar o motor do carro eu achei totalmente perfeita. Mas é a minha opnião. Agora se o bug acontece no SO que veio com ele, ela tem obrigação de resolver.

marcos.vargens

Mensagempor LFCavalcanti » Sex, 1 de Novembro 2013, 19:10

Algumas pessoas realmente postam sem se informar sobre a questão.

O UEFI

O primeiro problema é justamente o UEFI, este sistema que obriga o usuário a manter o mesmo sistema operacional que ele recebe no ato da compra. Mas vamos analisar ponto a ponto a questão.

Microsoft e o UEFI

Existe base técnica para justificar o UEFI? Definitivamente não, existe base comercial.
A segurança que o UEFI diz proporcionar é fantasiosa e na verdade serve como muleta para a Microsoft apertar o nó junto aos fabricantes, fechando o mercado a outros sistemas operacionais que não sejam os que ela comercializa. Além disso, para lucrar com o Windows 8, eles "sumiram" com o Windows 7 do mercado, mesmo sabendo que boa parte das empresas ainda preferem o Windows 7, o que eles fizeram então? Deram a opção para fazer o Downgrade do Windows 8 para o 7, desde que você pagasse por isso.

Se você, sem conhecimentos de como operar a BIOS, tentasse instalar o Windows 7, não conseguiria, teria que ativar o sistema de boot legado(o normal que todos conhecemos).
Eu mesmo comprei um notebook da Dell a poucos meses, não havia opção para compra-lo sem o Windows 8, nem para compra-lo com Windows 7, quando fui instalar o Windows 7 que eu já havia comprado... boom! Tive que mudar para Legacy. Nem vou contar a experiência para instalar o Debian... :facepalm:

Sabem o que é isso? Venda casada. Falta de ética e manipulação de mercado. Mas como é a Microsoft, quem dos grandes fabricantes vai contra?

Garantia de produtos

Então a Samsung alega que se você instalar outro sistema operacional você perde a garantia?

Vamos a um pouco de história então... Desde o Windows 3.11, quando começamos a ver uma variedade maior de Hardware no mercado, não existe qualquer restrição quanto a instalação do Windows ou do Unix. Aliás o principio de arquitetura onde o PC se desenvolveu é que o software e Hardware são "coisas" independentes, tanto que a capacidade de processamento paralelo ainda é muito mau utilizada em softwares.

Eu reconheço que na arquitetura ARM dos Smartphones há sérios riscos de prejudicar a bateria e os componentes internos ao utilizar ROMs inadequadas, mas na arquitetura de PCs é totalmente possivel a instalação de vários sistemas operacionas.

Se a Samsung alega que ao trocar o Sistema Operacional invalida a garantia, então quando eu pegar vírus ou o sistema operacional não funcionar, devo levar até a assistência técnica deles, já que a garantia se estende ao Software também. Simples reciprocidade juridica.

Para os que disseram acima que isso é legal, do ponto de vista judicial, estão errados. Tanto a lei brasileira quanto a americana condena esse tipo de venda casada e também a precedentes juridicos com relação a garantia vinculada, só que estamos falando de grandes corporações aqui, com capitais gigantescos, assim a vontade politica é ZERO para contesta-las.

O aumento da popularidade do Software Livre

Um dos grandes motivadores de postura da Microsoft com relação ao licenciamento do Windows foi a popularização do Software Livre. Distribuições Linux como o Ubuntu ajudaram a mudar a forma como o mercado, principalmente o corporativo, olha para empresas como Microsoft e Apple.

É indiscutivel que a maioria esmagadora ainda é da Microsoft nas empresas, principalmente pela resistência dos usuários em aprender a utilizar o Linux. Porém, no mercado corporativo, principalmente de dispositivos de rede e servidores, o cenário mudou dramaticamente. Fabricantes como a Ubiquiti, TP-Link, Cisco, Juniper, todas utilizam Linux ou Unix como base e mesmo que seus softwares não sejam publicados sob a GNU, elas contribuiem financeiramente e também no desenvolvimento.

Pensemos no Ubuntu e no Android, agora o Firefox OS. Algumas plataformas open source como UTM PFSense, andam desbancando soluções proprietárias.

Isso tudo motivou a Microsoft a fazer o que tem feito com a Linux Foundation quanto ao certificado para o UEFI. Se você não está a par dessa questão, por favor, de uma passada no Google.

LFCavalcanti

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 1 de Novembro 2013, 19:13

marcos.vargens (01-11-2013, 17:12) escreveu:Eu ainda concordo com o Luiz, O fabricante faz toda pesquisa, trabalho e testes em cima do SO que vem com o Hardware. Não podemos nós querer que funcione se o objetivo do hardware não é esse. É como reclamar para a Apple que no MAC não funciona Windows e nem Linux. Para mim não é nem imoral e nem errado negar suporte a um SO cujo o hardware não foi destinado para ele. E mais, a analogia usada pela Samsung como trocar o motor do carro eu achei totalmente perfeita. Mas é a minha opnião. Agora se o bug acontece no SO que veio com ele, ela tem obrigação de resolver.

É, eu também concordo com isso. Apesar de, claro, isso ser evidentemente mau para o Linux. Mas a solução é simples: não comprar nessas empresas. :D

Cada vez mais há mais empresas a dar valor ao Linux, por isso a solução é bem simples na minha opinião! ;)

Sobre a analogia do Miguel, por muito que parece real, não é a 100%, infelizmente. Basta pensar em software de overclocking, que vai estragar o hardware. usando a analogia, é como pendurar numa parede algo demasiado pesado para ela e ela rachar.

Apesar de sabermos muito bem que o linux funciona muito bem atualmente, na verdade as empresas podem sempre dizer que o Linux poderá de alguma maneira fazer overclocking ao hardware. :|
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor marcos.vargens » Sex, 1 de Novembro 2013, 20:20

Exato Claudio, só compro hardware que é compatível com o Linux. E se não existir, paciência, o fabricante vai fazer para a maioria e o Linux ainda é minoria. Quem usa o sistema precisa saber dessas limitações.
Quanto ao UEFI, foi criado para ferrar com o Linux, mas não é ilegal. O fabricante que não permite desabilitar sabe disso e não liga para seus consumidores que querem Linux. Mas tem muitos que ligam. Compre desses e sempre vai ter um fornecedor que te atenda. Eu uso um notebook Samsung no Trabalho com dual boot e ele permite desligar o UEFI. Deixo o Windows 7 nele. Simples assim.

marcos.vargens

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 1 de Novembro 2013, 22:55

Miguel Fonseca (01-11-2013, 2:10) escreveu:

É legal, é certo!!
Mas é IMORAL!!!

Hasta.

Hasta.

É assim, Miguel, eu não concordo com este tipo de coisas mas compreendo a situação que leva a este tipo de atitudes pelas empresas. Eles têm de fazer testes para tudo e mais alguma coisa, ainda para mais porque o Windows ao mínimo problema...

Ora para garantir que o equipamento sai funcional para o SO que o acompanha, eles passam por diversos testes, mas não é necessário que passe a 100%, até porque se assim fosse, ainda não teríamos o primeiro computador! Erros ocorrem sempre e podem nem ser obrigatoriamente por causa do software em si, mas por uma combinação de ambos. O UEFI a meu ver é uma autêntica aberração para a M$ poder lucrar com o problemas dos outros SO a contornar essa "suposta" segurança...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Renan68 » Sáb, 2 de Novembro 2013, 3:27

Ao ver alguns comentando que a Samsung está com a razão, eu apenas penso:

"quero ver algum Juiz em sã consciência dizer que ela está com a razão no Brasil. Obrigado Lei 8.078/90"
Renan68

Próximo

Voltar para Notícias Gerais