Por Marcos Elias Picão
Muitas novidades têm sido apresentadas no Ubuntu One nos últimos tempos. Muito além de um serviço apenas para usuários do Ubuntu, o cliente para Windows lançado recentemente em versão estável marca o compromisso da Canonical em entregar um serviço para o público geral, usuários ou não de Ubuntu. E também é uma forma da empresa obter renda sem ser com doações ou investimentos, ao mesmo tempo que entrega algo de útil para os clientes.
Agora o plano de streaming do Ubuntu One ficou mais interessante, podendo competir de certa forma com o Google Music ou o iTunes in the Cloud. O streaming foi liberado para desktops, ficando acessível de qualquer navegador atual. Até então só era possível fazer streaming das músicas carregadas (ou compradas) pelos aplicativos para iOS e Android. Para quem quer ter as músicas na "nuvem" e se identifica mais com o Ubuntu do que com a Apple ou Google, vale a pena.
O Ubuntu One oferece 5 GB de espaço gratuito para armazenamento geral, mas o streaming de música é pago. Por $3,99 mensais (dólares) o cliente tem direito a 20 GB de espaço (é possível pagar anualmente, o que fica em $40). Quem quiser testar o streaming pode experimentar o serviço por 30 dias.
Página do Ubuntu One: http://one.ubuntu.com/
O disco virtual do Ubuntu One e sua loja de músicas, ainda que tímida perto das gigantes, leva algo para o pinguim que era difícil de se imaginar há alguns anos. É bom ver que, apesar das críticas pela mudança na interface e uma eventual queda de popularidade, o trabalho no Ubuntu tem gerado bons frutos e preparou um legado enorme para o Linux.
Caso tenha gostado da notícia, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins! o agradece sua preferência, volte sempre!
ORIGEM CRIACIONAL: Hardware