Bem-vindo: Qui, 28 de Novembro 2024, 17:38 Pesquisa avançada

"Criança virtual" que identificou alegados pedófilos não ...

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

"Criança virtual" que identificou alegados pedófilos não ...

Mensagempor nuno_nunes » Qui, 7 de Novembro 2013, 13:35

... serve de prova em Portugal




O perfil virtual criado por uma ONG holandesa atraiu mais de 20 mil indivíduos, tendo ajudado a identificar cerca de mil alegados pedófilos, três dos quais portugueses. O esquema pode não servir como prova na justiça portuguesa.

No início da semana foi dada a conhecer a Sweetie, uma rapariga filipina de dez anos que foi abordada por mais de 20 mil indivíduos na Internet para que participasse em cenas sexuais através da webcam. A criança era afinal uma criação virtual de uma Organização Não Governamental que ajudou a identificar mil potenciais pedófilos.

Três destes alegados criminosos são portugueses, de acordo com os dados da organização Terra de Homens. Mas segundo dois especialistas em direito ouvidos pelo jornal i, este esquema pode não servir como prova na justiça portuguesa.

O bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho Pinto, explica que "o direito penal português é, como na maioria dos países ocidentais, um direito do facto e da culpa, e o caso da Sweetie é claramente uma situação em que houve culpa sem facto".

O jurista Saragoça da Matta referiu que o facto do esquema da ONG ser passivo ou ativo pode ser determinante para considerar as provas como válidas para os tribunais. Se a ONG usou a Sweetie para iniciar conversa com os alegados pedófilos, as provas serão consideradas nulas porque "o agente é provocador". Só no caso de o perfil ter sido passivo é que a estratégia é considera como "legítima".

Em dez semanas a ONG recebeu contactos de homens de 71 países, sendo que as nações com mais predadores ativos foram o Reino Unido, os EUA, o Canadá, a Holanda, a Turquia e a Itália.

Quando o caso foi revelado um porta-voz da Europol já tinha revelado as suas reservas relativamente à validade dos dados conseguidos, por a investigação ter sido intrusiva ao ponto de só poder ser usada pelas autoridades competentes.

Fonte: Tek


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: "Criança virtual" que identificou alegados pedófilos não

Mensagempor José Craveiro » Qui, 7 de Novembro 2013, 18:23

O argumento de que "o agente é provocador" ainda que haja aqui o elemento "engodo", facilmente se poderia questionar que melhor método a usar para captar atenções de uma minoria (diga-se) como tais características? Obviamente que para o comum dos mortais nada mais seria necessário para achar culpados cuja localização e posterior intimação à partida não é facilitada. Mas as condicionantes e atenuantes baseadas em pressupostos de variada ordem direta ou indiretamente contidos na legislação variam de país para país e poderão ser muitos.
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: "Criança virtual" que identificou alegados pedófilos não

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 7 de Novembro 2013, 19:01

A verdade é que os alegados pedófilos não fizeram rigorosamente nada de ilegal, acho eu. Se a criança não existe eles não fizeram nada, logo eu diria que não podem ser culpados de nada. Caso contrário estamos quase numa situação de "Minority report" onde prendemos as pessoas antes delas cometerem o crime porque supostamente elas um dia iam cometer tal crime. Não acho isso o ideal, para o "equilíbrio do povo".

No entanto, independentemente disso, acho que esta situação é ainda muito positiva, porque todos esses possíveis pedófilos agora terão um registo de potencialmente perigosos para as crianças, o que na minha opinião é extremamente importante para a sociedade.

Em suma, apesar de eu mesmo ter noção que se fosse uma criança, provavelmente eles iriam cometer uma atrocidade, visto que não cometeram não acho ideal punirem. Por outro lado, acho muito bem que estejam identificados para a eventualidade de um dia tentarem fazer algo de errado.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: "Criança virtual" que identificou alegados pedófilos não

Mensagempor Bitetti » Qui, 7 de Novembro 2013, 19:32

Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: "Criança virtual" que identificou alegados pedófilos não

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 7 de Novembro 2013, 20:36

Olá Bitetti,

Não costumo ler textos tão grandes, mas este deu-me curiosidade e li. Engraçado eles terem bloqueado o autor, sem sequer darem qualquer resposta a todas estas acusações.

Em todo o caso, tal como já vi em alguns programas portugueses e também brasileiros (acho que nos brasileiros a coisa é ainda mais evidente), há muitas situações "realistas" que na verdade são atores. E aqui parece-me mais que evidente que foi um ator, visto que a polícia nem sequer entra em cena, segundo o texto.

Infelizmente este tipo de programas tem o grande costume de aproveitar-se da ignorância do público alvo. Não digo que o povo brasileiro o seja, nem nada que pareça, mas custa-me a acreditar que pessoas com um mínimo de conhecimento vejam programas destes e até aqueles (antigos?) programas de infidelidade onde supostamente apanhavam os parceiros a trair com os atores dos programas e depois ainda os confrontavam em público.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: "Criança virtual" que identificou alegados pedófilos não

Mensagempor Eric Serrano » Sex, 8 de Novembro 2013, 21:33

Cláudio além de conhecedor de informática é também de direito (pelo menos o brasileiro).
Nesse caso do post, trata-se de crime impossível por impropriedade absoluta do objeto material.
"Exemplo: quem metralha um morto, pensando tratar-se de uma pessoa dormindo, não pode praticar homicídio."

Eric Serrano
 
Mensagens: 22
Registrado em: 29 Setembro, 2013


Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 30 visitantes

cron