Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 17:54 Pesquisa avançada

Dúvida sobre liveUSB

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Dúvida sobre liveUSB

Mensagempor melmelmelina » Seg, 18 de Novembro 2013, 15:51

Gente, eu sei que num livecd, quando você queima o dvd, fica impossível adicionar qualquer programa ou arquivo nele, pois ele finalizou o disco, mas e num pendrive? Ele funcionaria como um HD podendo instalar ou desinstalar coisas ou ele fica engessado como no livecd?

melmelmelina

Re: Dúvida sobre liveUSB

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 18 de Novembro 2013, 19:58

melmelmelina (18-11-2013, 14:51) escreveu:Gente, eu sei que num livecd, quando você queima o dvd, fica impossível adicionar qualquer programa ou arquivo nele, pois ele finalizou o disco, mas e num pendrive? Ele funcionaria como um HD podendo instalar ou desinstalar coisas ou ele fica engessado como no livecd?

É assim, o UnetBootIn permite criar uma partição, com o restante espaço disponível na pen, para que possa guardar os ficheiros que cria durante a utilização do sistema em modo Live...

Quanto a guardar as aplicações que instala, isso já não sei, tendo em conta que o sistema está todo comprimido...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor nuno_nunes » Seg, 18 de Novembro 2013, 23:23

E para uns live usb manhosos tipo os do manjaro eu utilizo o SUSE Studio Image Writer e a pen fica em formato raw e depois para voltar a por a pen como ela estava eu utilizo o parted e volta ao normal
nuno_nunes

Mensagempor melmelmelina » Ter, 19 de Novembro 2013, 16:19

Eu testei ontem como fazer um liveUSB, e só pra testar, desinstalei alguns programas e mudei o wallpaper, ele pediu pra reiniciar para manter as mudanças, aí reiniciei normalmente, escolhendo o meu pendrive durante o boot, e todas as mudanças que eu fiz foram salvas! Pena que o pendrive que usei é meio velhinho e só tem 2 gigas, tava bem lento em tudo, porém funcionou perfeitamente. Imagina se fosse um desses pendrives de 32 gigas! Não só dá pra ter um SO inteiro lá dentro como inclusive os arquivos pessoais. Você literalmente leva seu computador com você, pra qualquer lugar! As poucas limitações são quanto ao uso de drivers e hardwares, pois você pode num dia usar o pc de um amigo e no outro, um netbook, e com relação a coisas mais complexas, como jogos e programas que exijam uma placa de vídeo por exemplo. Por isso, usar um pendrive bootavel como HD portátil é algo que requer certo planejamento para ter maior aceitação e compatibilidade com o maior número possível de variedades de computador, porém é uma idéia legal para quem gosta de levar suas informações sempre consigo!
Eu baixei o ISO do ubuntu 12.4 e instalei no pendrive usando o Criador de Discos de Inicialização, que já vem no ubuntu. Quando ele der a opção: "Quando inicializar pelo disco, documentos e configurações serão:" você deve marcar a primeira opção e na barrinha escrito Quantidade, você coloca tudo. Simples assim.

melmelmelina

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 19 de Novembro 2013, 22:46

É essa a grande vantagem do Linux, dá para ter numa pen e usar em qualquer lado, sendo só inserir e ligar o PC... Aliás, já usei LiveCD's só para recuperar PC's e/ou recuperar dados.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor melmelmelina » Qui, 21 de Novembro 2013, 19:14

Me diga uma coisa, se eu personalizar o conteúdo do meu liveUSB e instalar ele numa máquina, a máquina vai receber o SO personalizado ou apenas o ISO original?

melmelmelina

Mensagempor melmelmelina » Qui, 21 de Novembro 2013, 23:12

Criei um liveusb, mas ele está tão lento, que parece movido à manivela, e ainda dando bugs no compiz o.0

melmelmelina

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 21 de Novembro 2013, 23:17

melmelmelina (21-11-2013, 18:14) escreveu:Me diga uma coisa, se eu personalizar o conteúdo do meu liveUSB e instalar ele numa máquina, a máquina vai receber o SO personalizado ou apenas o ISO original?

Depende de como é feito o instalador. Se este for ler os ficheiros tal como estão ou se vai apenas copiar a sua estrutura inicial!
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Voltar para Questões gerais