Bom, eu comecei como autodidacta... Fui lendo algumas coisas de Basic e implementando alguns programas. Mais tarde com a minha calculadora gráfica TI-83, alastrei um pouco o leque de programação, fazendo sistemas de confirmação de cálculos (embora outros tenham usado como cábulas), produzi alguns jogos, IM/Chat via cabo, um motor gráfico 3D simples (estoiravam as pilhas que nem um glutão, mas até diferentes tons de preto consegui
) que me permitiu fazer algumas animações 3D simples. Depois, por motivos académicos, tive de optar por uma TI-89t, enquanto fui aprendendo C na Universidade, em casa implementava aplicações na 89t como se fosse um PC, aliás, até Windows 95 teve (feito por mim, né?
)... A última coisa que estivera a fazer para essa calculadora, era um jogo ao género do NFS, com carros em 3D...
Entretanto, pondo a calculadora de lado, programei em linguagem máquina, Assembly, Pascal, Fortran, Vala, C++ (usei em conjunto com Qt e noutra ocasião em conjunto com OpenCV), Java, Python... Actualmente programo em PHP e um pouco de JS.
Como sempre tive curiosidade na programação, nunca tive grandes problemas em adaptar-me às diferentes linguagens de programação.
Mas se recomendam POO pela sua facilidade, porque não recomendam
Scratch? É só arrastar blocos
(sim, já usei Scratch...
)