Muito obrigado!!
Por vezes, na nossa vida pessoal, temos e usamos pequenas coisas, que nem damos por elas, mas quando elas nos faltam é que ficamos a saber o quanto precisamos delas.
No meu caso com o Ubuntu, foi precisamente o contrário. Usava e já estava acostumado a andar sempre a instalar novas versões a cada 6 meses. De cada vêz que fazia nova instalação, tinha que voltar a configurar tudo de novo, tinha que andar a instalar novos PPA's com os programas que eu usava e estava tão habituado, que pensava que todas as distribuições Linux eram mesmo assim.
Até ter lido melhor sobre o Arch e distribuições rolling-release. Aventurei-me no Arch Linux, com o Bridge Linux, Cinnearch e mais recentemente o Antergos, Chakra (não funcionou), ArchBang, Arch Linux e fiquei-me pelo Manjaro.
Até agora não houve uma única mensagem de erro de qualquer aplicação, coisa que no Ubuntu era umas atrás das outras, e tinha sempre que reiniciar. Nunca mais vou ter que andar a instalar uma nova versão a cada 6 meses e andar a adicionar repositórios.
Encontro todos os meus programas no repositório oficial do Manjaro (acho que tem mais do que o oficial do Arch) e quando não há aqui procuro no AUR. Os drivers para a minha placa gráfica nVidia FX5200 são do AUR.
Acabaram-se as dores de cabeça e as preocupações. Só não percebo porque alguns utilizadores queixam-se com pormenores e dificuldades e continuam com o Ubuntu, há espera que na próxima versão seja mais rápido ou com menos bugs...
Conheces alguns sites/foruns sobre Arch e seus derivados?