Aqui temos esta pequena cena criada no Blender (1) e queremos convertê-la para uma ilustração. Abra alguma cena que você tenha ou faça qualquer cena simples, agora, apenas para fins de teste.
Primeiro salve seu trabalho com outro nome, para evitar modificar o original por acidente! Em seguida, vá em Scene (2), abra a aba "Post Processing" (seta vermelha) e clique a opção Edge (a), para ativá-la. Isto fará com que os objetos da cena ganhem um contorno preto:
Repare que, logo abaixo da opção Edge (3), há a barra "Threshold" (seta vermelha) e uma barrinha preta. A barrinha preta é a cor de contorno, se você quiser uma cor diferente dê dois cliques sobre ela e mude a cor. E o "Threshold"? Ele controla até onde o Blender deve contornar os objetos da cena.
Quanto mais alto você colocar o valor de Threshold, mais detalhes do objetos serão contornados. Nesse exemplo, eu coloquei o valor máximo, 255. Ponha o mouse sobre a barra e arraste o nível dela para a direita (ou segure a tecla Shift e dê dois cliques seguidos de mouse sobre a barra. Delete o valor antigo e digite o novo).
Você deve ter notado que o Blender deixou algumas partes das engrenagens sem contono, mesmo usando o valor máximo de Threshold... e, para uma ilustração, o resultado não saiu muito satisfatório. Precisamos, então, mexer em algumas configurações (clique na miniatura abaixo para ampliar). No Material eu configurei de modo a deixar os objetos em tons de cinza. Na Lâmpada, na aba Shadow, mudei a cor da sombra, de preto para um cinza-escuro.
Se você quiser que somente os objetos sejam exportados e não o fundo atrás deles, faça as seguintes configurações: Na aba "Output", marque a opção RGBA e deixe a opção PNG marcada. Na aba "Layer" desmarque a opção "Sky".(veja na miniatura abaixo)
Quando terminar, renderize sua cena, apertando a tecla F12. Se você não gostou do resultado, pressione a tecla Esc, corrija o que estiver de errado e renderize novamente. Caso esteja tudo OK, aperte a tecla F3 e salve a sua imagem. Se você seguiu tudo à risca, seu arquivo estará com fundo transparente, como no meu:
Isso conclue o trabalho no Blender. Deste ponto em diante, você pode, simplesmente, usar a ilustração como está ou editá-la em um programa gráfico, como o Inkscape, o Gimp... ou outro de sua preferência. Eu escolhi o Gimp (6). Nele, eu colorizei as engrenagens, empregando um degradê dourado em uma camada à parte (a), configurada no modo Super-exposição com opacidade de 72%. Também usei uma série de texturas para o fundo (b) e completei os contornos que faltavam nos objetos (c):
Por fim, cortei parte da imagem e dei por encerrado o trabalho. Aqui está a imagem final:
Atenção: Essa técnica de contornar os objetos no Blender eu aprendi no tutorial Renderizar com bordas. Embora o tutorial seja antigo e os comandos tenham mudado, aconselho a ler para saberem mais sobre o recurso.