Por Marcos Elias Picão
As atualizações no Native Client do Google mostram grandes aprimoramentos no mecanismo. Uma atualização em setembro trouxe ainda mais recursos para os desenvolvedores.
O Native Cliente (NaCl) permite rodar código "nativo" no navegador, sem passar pela camada de interpretação do Javascript + HTML + CSS. Como consequência o desempenho é muito superior, sendo comparável aos aplicativos tradicionais compilados para a plataforma alvo. Jogos e aplicações que exigem muito processamento, como editores de imagnens ou vídeos, são os que mais podem se beneficiar.
Um grande avanço recente foi o port do jogo Bastion, que antes era exclusivo para Windows e Xbox. Agora ele roda com a mesma experiência dentro do Chrome.
Outra grande vantagem é que o projeto roda em todos os ambientes suportados, com um mesmo código: Windows, Mac, Linux e Chrome OS. Com isso o Native Cliente parece favorecer indiretamente um grande impulso para o Linux no mundo dos jogos, já que o pinguim sempre é deixado de lado pelos grandes estúdios. E o trabalho não será perdido ao alegar poucos usuários, uma vez que a base de código é a mesma.
Em setembro o NaCl passou a suportar interfaces Pepper, voltadas a gráficos 2D, áudio e computação intensiva. Novas APIs têm sido lançadas desde então, fornecendo acesso a aceleração por hardware via OpenGL ES 2.0, trava do mouse (ideal para FPS e vários outros tipos de jogos), tela cheia, etc.
Para exemplificar o poder das ferramentas o pessoal do Google comenta que o jogo Star Legends foi portado para a web em menos de duas semanas, um tempo incrível considerando que tem mais de meio milhão de linhas de código.
O processo é relativamente fácil para projetos prontos baseados em C, C++ ou C#. Além de rodar na web (os arquivos são baixados na primeira vez e ficam no cache do Chrome) a vantagem de ser multiplataforma é um grande ponto a favor do Native Client.
Para desenvolvedores que querem atingir um grande público vale a pena dar uma olhada no site do projeto e começar a migrar seus games. No anúncio há mais alguns detalhes e links para outros jogos e aplicativos.
Além de atingir as três plataformas mais populares nos desktops (mais o Chrome OS) há ainda a Chrome Web Store, local central de apps para o Chrome, que pode acabar se tornando uma ótima fonte de renda.
Caso tenha gostado da notícia, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins! o agradece sua preferência, volte sempre!
ORIGEM CRIACIONAL: Hardware
Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!