Linus Torvalds faz hoje 44 anos. Foi no dia 28 de dezembro de 1969 que nasceu aquele que é o pai do Linux, que tem dedicado a sua vida no desenvolvimento deste sistema que tornou o mundo open-source, defendido por Stallman, um mundo mais conhecido. O Kernel Linux é como o coração das distribuições como o Ubuntu e até Android. É portanto uma obra que marca a história.
Atualmente Linus Torvalds não faz um trabalho de desenvolvimento do kernel tão relevante como foi há uns anos atrás. Isto ocorre porque não só ele tem o seu emprego como também tem uma comunidade gigante que desenvolve código para enriquecer o Kernel Linux. Tornando a posição de Linus numa posição que se inclina para a gestão de código submetido e de caminhos a serem percorridos no desenvolvimento do Kernel.
Linus tem um papel importantíssimo no mundo Linux pois, apesar do Kernel ser comunitário, é ele que controla o que realmente integrado no kernel ou não. É importante que haja uma pessoa assim para distinguir o que é bom e o que é mau para o Kernel. Este seu papel é de tal forma importante que, supostamente, até já foi abordar pela NSA para talvez "facilitar" o kernel em termos de acesso ao sistema. Coisa que obviamente e felizmente foi reprovada pelo próprio. Você pode até saber mais sobre este assunto aqui:
Recordamos também que Linus Torvalds ganhou o prémio Millenium Technology Prize (prémio da tecnologia do milénio).