Claudio Novais (14-01-2014, 22:29) escreveu:Vendo dessa maneira, Edson, acho que realmente você tem muita razão! Em todo o caso, será mesmo que a maior fatia de mercado é o suporte? Ou será o sistema e possíveis adaptações? Claro que este último ponto pode entrar no grupo do suporte.
Bom, na verdade conheço algumas empresas que usam uma dualidade destes sistemas, porque pelo menos para já a coisa funciona bem dos dois lados, havendo vantagens em termos de garantias quando há o selo do "chapéu vermelho". Mesmo assim, ao terem o controlo, não sei o que pode acontecer. Sei que não têm controlo, mas a coisa pode ficar descontrolada, basta ver o Compiz, tal como eu referi antes.
Mas sim, sem dúvida que o seu ponto de vista é muito válido!
Cláudio entendo sua desconfiança, mas existe uma diferença enorme entre Canonical x Red Hat.
A Red Hat é uma empresa séria (Não que a Canonical não seja, mas deixa dúvidas quanto a isto em alguns aspe(c)tos),que tem um compromisso firmado com a comunidade OSS, óbvio que ela tem as suas vantagens devido a isto, Mas quer queira, quer não queira, quando novos usuários pensam em Linux, pensam em Ubuntu (não pensam em Canonical), já usuários mais experiente dá época em que o Linux se resumia a
Derivados do Red Hat, Derivados do Debian e Derivados do Slackware
Sendo que se observar das distros RPM com exceção do SUSE, "TODAS" eram cópias da Red Hat
na verdade empresas que recompilavam o Red Hat e forneciam suporte, sendo que na maioria delas a diferença gritante era o Desktop padrão ser o KDE, pois no Red Hat e Debian devido às suas filosofias na época o KDE não se encaixava devido a problemas de licenciamento.
O Linux como servidor, é de fato uma realidade hoje, graças a Red Hat pois em diversos Países foram desenvolvidos Clones com ferramentas e tradução específica sobre a plataforma da Red Hat.
Brasil - Conectiva, Portugal - Caixa Mágica, França - Mandrake, Japão - Turbo Linux etc... etc... etc...inclusive depois criaram o consórcio United Linux para tentar desbancar a Red Hat e mesmo assim hoje ainda, a Red Hat continua firme, distribuindo seu código inclusive sendo copiado por rivais como Oracle, logo falar das estratégias da Red Hat e comparar com as estratégias da Canonical não é correto, pois são empresas diferentes.
Enquanto uma corre junto com a comunidade, ajudando a desenvolver tecnologias.
A outra corre por um caminho totalmente diferente, desenvolvendo tecnologias para uso próprio baseadas no código livre, e as vezes não enviando as melhorias de volta a comunidade, sendo focadas exclusivamente em seu produto e derivados.
PS:
Deixo aqui claro que, não utilizo o RHEL nem tampouco o Cent OS, atualmente utilizo o fedora, depois de explorar diversas distribuições e hoje me pergunto, porque não fiz isto antes?
Houve um certo preconceito da minha parte desde o Fedora Core 1, eu nunca mais tinha utilizado uma variante RPM, pois o Fedora Core 1 saiu com erros infantis, e como a primeira impressão é a que fica só pude ver o quanto estava errado ao Baixar um Alpha do FC19 e desde então esta está por padrão no meu HD.