Vou partilhar aqui como estou configurando o meu VPS Linux, talvez não seja o caminho mais fácil ou mais prático, mas é como eu estou fazendo.
Devemos levar em conta que meu conhecimento com Linux é o de um usuário normal que usa o Linux diariamente mas sem nenhum conhecimento sobre qualquer linguagem de programação, que seu conhecimento do terminal limita-se ao copiar/colar comandos obtidos em fóruns e pesquisa.
ATT Luis / Claudio e os demais feras do Fórum, podem me corrigir e orientar para que os demais não sigam informações erroneas ok
Aliás nestes últimos dias tenho aprendido muito a usar o terminal e não me limitando apenas ao copiar/colar, coisas básicas como navegar nas pastas, copiar ou excluir arquivos, renomea-los, listar o conteúdo de pastas, são algumas das coisas que aprendi a fazer via terminal.
Bom para começar a aprender contratei junto a Bravulink o mais básico dos seus VPS que vem com um Linux instalado, no caso a pedidos o Ubuntu 12.04, e um painel administrativo, o SolusVM, que te permite ligar/desligar ou reiniciar o servidor, formatar e reinstalar o SO ou optar por outro, trocar senhas, o hostname entre outras coisas.
Depois de pesquisar bastante comecei a configurar o meu VPS instalando...
Apache
MySQL
PHP
Phpmyadmin
Neste ponto o terminal informa que o apache foi desligado então vamos religa-lo
Aqui optei por instalar o zPanel, pois pelas pesquisas que fiz me pareceu o mais similar ao cPanel que estou bastante acostumado a usar na minha revenda.
Para fazer o download do zPanel
Para desempacotar o arquivo
Agora vamos tornar o arquivo executável
O Curl é uma dependencia do zPanel, assim vamos instala-lo
Finalmente vamos instalar o zPanel
Para entrar no zPanel use como usuário o zadmin e como passaword a mesma que você obtém no arquivo /root/password.txt
MySQL Password :: **************
Ip Address :: <!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//IETF//DTD HTML 2.0//EN">
<html><head>
<title>404 Not Found</title>
</head><body>
<h1>Not Found</h1>
<p>The requested URL /n09230945.asp was not found on this server.</p>
<hr>
<address>Apache/2.2.22 (Ubuntu) Server at automation.whatismyip.com Port 80</address>
</body></html>
Bom estes foram os meus primeiros passos, agora vou tentar colocar o zPanel em portugues, depois configurar servidor DNS, servidor de emails enfim aprender a configurar o VPS de modo a ter uma revenda... a medida que for conseguindo vou colocando aqui os meus passos...