Existe inúmeros ambientes, não precisa de necessariamente ficar pelo Unity VS Gnome. No entanto, sim, eu para mim só aceito esses dois, porque são os mais modernos. E nisto vou de encontro ao que você disse de parecer antiquado. Na verdade no novo Gnome, mais concretamente o Gnome-Shell, é tudo menos antiquado,
repare no meu ambiente.
Não será que você está a confundir-se com o
Gnome-Classic? Esse sim tem uma maneira clássica e que eu não gosto.
Em todo o caso, isto de gostar de um ambiente gráfico vai um pouco além do gosto pessoal visual. Na verdade cada um tem as suas características de usabilidade e isso só cada um pode decidir qual gosta mais. Eu, por exemplo, acho que o unity é o que tem o melhor conjunto de funcionalidades e por isso uso-o diariamente. No entanto não sou hipócrita e por isso sou o primeiro a dizer que é provavelmente é o ambiente gráfico mais pesado que existe atualmente, um pequeno insulto em termos de processamento desnecessário. No entanto é prático e fácil de usar, por isso gosto dele.
Sobre a Central, é outro problema. Repare que falou de duas aplicações que foram criadas pela Canonical. Por vezes penso que a Canonical (a empresa que detém o Ubuntu) simplesmente não sabe desenvolver bom software. Em todo o caso, tanto o unity como a Central de programas do Ubuntu têm as suas alternativas!