Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 9:43 Pesquisa avançada

Kernel Linux ultrapassa a barreira de 15 milhões de linhas

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Kernel Linux ultrapassa a barreira de 15 milhões de linhas

Mensagempor Luciano Fernandes » Seg, 16 de Janeiro 2012, 14:02

Bom dia! Desejo que todas(os) estejam bem :!: :OK:

Publicado por Augusto Campos

Existem várias maneiras de contabilizar as linhas de um projeto, e esta contagem em particular é com o método mais tolerante, que inclui as linhas de código que serão compiladas para gerar o kernel, mas também os comentários, linhas em branco e os arquivos auxiliares empacotados juntamente com o kernel.

Imagem

Por esta contagem, na versão 3.3 do kernel Linux, a barreira de 15 milhões foi ultrapassada pela primeira vez. É interessante perceber que 3/4 das linhas são referentes a drivers, sistemas de arquivos e código específico de plataformas suportadas.

A barreira de 10 milhões de linhas foi superada em outubro de 2008. (via h-online.com – “Linux kernel exceeds 15 million lines of code – The H Open Source: News and Features”)

Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins :!: :obrigado: o :ubuntued: agradece sua preferência, volte sempre! ;)

:arrow: ORIGEM CRIACIONAL: Br Linux

Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Luciano Fernandes
Nuntius Express

Re: Kernel Linux ultrapassa a barreira de 15 milhões de linh

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 16 de Janeiro 2012, 17:12

É sem dúvida algo incrível por ser algo não industrial sem fins lucrativos diretos.

No entanto, devemos ter em consideração que o seu tamanho tem crescido tanto que a maioria dos utilizadores old-school dizem que se tem tornado num sistema muito pesado. E, verdade seja dita, o Linux já não é tão rápido como outrora foi.

Claro está que isso pode não estar diretamente relacionado com o Kernel, aliás, as sombras e efeitos visuais dantes não existiam (mas quando começaram a existir a fluidez ainda era muito grande) e as aplicações não tinham tantas funcionalidades. Um como o Unity é o exemplo perfeito de algo mal construído e extremamente pesado (mal construído em termos de performance não de estabilidade e/ou funcionalidades).
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Miguel Fonseca » Seg, 16 de Janeiro 2012, 21:09

Boas Cláudio, dá um "salto" a este link e irás perceber o que faz o kernel "tão pesado":

http://www.muylinux.com/2012/01/13/el-kernel-3-3-sobrepasa-los-15-millones-de-lineas-de-codigo/

São os DRIVERS!!! Ocupam MAIS de 50% do kernel.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 16 de Janeiro 2012, 21:26

Miguel72 » Seg Jan 16, 2012 9:09 pm escreveu:Boas Cláudio, dá um "salto" a este link e irás perceber o que faz o kernel "tão pesado":

http://www.muylinux.com/2012/01/13/el-kernel-3-3-sobrepasa-los-15-millones-de-lineas-de-codigo/

São os DRIVERS!!! Ocupam MAIS de 50% do kernel.

Cumps.

Pois eu sei! Tanto que até houve aquela polémica de o pessoal do Ubuntu retirarem uma grande parte associada a drivers antigos para poder agilizar um pouco. Eu até sou da opinião de filtrarem ainda mais o kernel para o caso do Ubuntu normal e depois quem quisesse instalar o Xubuntu ou Lubuntu para PCs mais velhos, aí, sim, teriam todos os drivers. Digo isto pois é impensável pôr o Ubuntu atual em certos computadores antigos, a meu ver claro! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Miguel Fonseca » Seg, 16 de Janeiro 2012, 21:38

Completamente de acordo Cláudio.

Se uma pessoa tem um PC antigo, em principio já não irá conseguir tirar um "rendimento" satisfatório do Ubuntu mais recente.

Então, terá que escolher alguma distribuição mais "leve" que "corra" no PC.
Tendo este factor em consideração, não existe nenhuma razão válida para manter os "drivers" para o hardware mais antigo nas versões mais recentes do Ubuntu.

Quem perde com isso são os utilizadores. Ficam com as suas máquinas (embora mais recentes), a trabalhar abaixo das suas reais capacidades.

E, deste modo, irá começar a ser hábito dizer-se que, o Ubuntu é uma distribuição "pesada"!

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 16 de Janeiro 2012, 21:46

Mas, já que estamos a falar disto, eu acho que o próximo passo, que será certamente o passo que tornará o Linux tão bom quanto o MacOS (na minha opinião o Linux em desktops está um bocado atrás), é pegar na instalação do Ubuntu e implementar-lhe um compilador (provavelmente um apt-build à medida) que faça as escolhas acertadas do que realmente é importante do kernel e descartar todas as opções desnecessárias!

Quando isso existir, será algo extraordinário que tornará a performance do ubuntu bastante semelhante à do slackware que sempre foi o expoente máximo de performance linux'eira :sneaky: Ah, isto será praticamente o que acontece no MacOS, em que é compilado à medida do hardware sem se preocupar com drivers para a motherboard com o socket x y e z nem a placa de som que ninguém usa e a webcam do tempo do "arroz de quinze"
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor ZonZor » Ter, 17 de Janeiro 2012, 14:58

Claudio Novais » Seg Jan 16, 2012 9:46 pm escreveu:Mas, já que estamos a falar disto, eu acho que o próximo passo, que será certamente o passo que tornará o Linux tão bom quanto o MacOS (na minha opinião o Linux em desktops está um bocado atrás), é pegar na instalação do Ubuntu e implementar-lhe um compilador (provavelmente um apt-build à medida) que faça as escolhas acertadas do que realmente é importante do kernel e descartar todas as opções desnecessárias!

Quando isso existir, será algo extraordinário que tornará a performance do ubuntu bastante semelhante à do slackware que sempre foi o expoente máximo de performance linux'eira :sneaky: Ah, isto será praticamente o que acontece no MacOS, em que é compilado à medida do hardware sem se preocupar com drivers para a motherboard com o socket x y e z nem a placa de som que ninguém usa e a webcam do tempo do "arroz de quinze"

Ideia muito inteligente mas depois como funciona nas atualizações?
ZonZor

Voltar para Notícias