Protestos contra as leis americanas SOPA e PIPA tiveram resultados, e agora ambas estão arquivadas e com apoio bem minguado. Mas enquanto isso, na Europa estão discutindo uma outra lei anti-pirataria com princípios bem parecidos, a Anti Counterfeiting Trade Agreement (ACTA). Essa lei estabelece novas medidas à propriedade intelectual, incluindo remédios e a Internet.
O ACTA é um tratado comercial internacional que está sendo negociado desde 2007 e que tem como objetivo estabelecer padrões internacionais para o cumprimento da legislação de propriedade intelectual. O pacto goza de amplo apoio dos produtores de música, filmes e uma gama de produtos que desfrutam da proteção de direitos autorais.
Em resumo, a ACTA dá mais poderes aos donos das licenças e ao governo para perseguir piratas, gerando uma situação de vigilância e desconforto. Segundo o site TorrentFreak, nenhum provedor poderá mais fornecer software que possibilite a pirataria (ex. programas de bittorrent), e conteúdo protegido não vai poder ser mais reproduzido legalmente em software gratuito (ex. comprar uma mp3 no Itunes e tocá-la no Winamp). Além disso vai ser mais dura a criminalização sobre a pirataria na internet. E por último, o governo vai ganhar o direito de fazer buscas e investigações invasivas em indivíduos (ao passar na fronteira você poderá ter seu laptop ou iphone inspecionado por exemplo).
As negociações se iniciaram em outubro de 2007 entre a Estados Unidos, o Japão, a Suíça e a União Europeia, tendo sido depois integradas por Austrália, Canadá, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Marrocos, México, Nova Zelândia e Singapura.
Ao contrário dos EUA, que fizeram da SOPA e PIPA um grande show para alavancar apoio (ou protestos, como foi o caso), a ACTA vai se esgueirando em segredo pelos políticos Europeus. O vilão da censura pelo jeito continua solto, e a mobilização virtual deve continuar mais um bom tempo.
fontes:http://muitosupremo.com.br/2012/depois-de-sopa-e-pipa-agora-o-vilao-eh-a-acta-na-europa/http://goo.gl/h9B7shttp://pt.wikipedia.org/wiki/Acordo_Comercial_Anticontrafa%C3%A7%C3%A3o
Ainda estou lendo e pesquisando sobre o ACTA se alguém tiver mais informações, no Brasil tem a lei AI5Digital que segue os mesmo princípios.