Por Marcos Elias Picão
Foi lançado nesta semana o KDE 4.8. Como de praxe ele traz atualizações em muitos componentes, já que o projeto é bem grande e dividido em 3 áreas - ambiente de trabalho, aplicações e plataforma (código base compartilhado).
No ambiente de trabalho há otimizações diversas no KWin e uma reformulação no sistema de gerenciamento de energia. Além dos estados clássicos ele tem um otimizado para quando a bateria estiver com pouca carga, ajudando a economizar ainda mais energia e prolongar o tempo de uso.
O alternador de janelas (chamado com Alt + Tab) tem seis layouts para escolha:
O KSecretService oferece melhorias no armazenamento de senhas, podendo fornecê-las mesmo para aplicativos que não são do KDE.
O Dolphin recebeu aprimoramentos importantes. O novo motor de exibição é bem mais rápido para lidar com pastas grandes (com muitos arquivos), discos lentos e alterações no layout. Isso deve tornar o dia-a-dia de quem tem muitos arquivos e subpastas bem mais agradável.
O Gwenview conta com um quadro translúcido indicando a área da imagem visualizada ao dar zoom:
O Kate tem um novo plugin de busca e substituição de textos, melhores indicadores quando as linhas são alteradas, além diversas outras alterações menores e correções de cerca de 190 problemas que estavm pendentes.
Na parte da plataforma, que contém componentes essenciais para os outros aplicativos, há novidades no suporte a interfaces de toque e melhorias de estabilidade e desempenho. A integração com outros gerenciadores de senhas ficou mais fácil.
As demais novidades (algumas com screenshots) podem ser vistas nas páginas específicas: Plasma Workspaces, Aplicativos e Plataforma.
Como de costume, a melhor forma de atualizá-lo é usar o gerenciador de pacotes da sua distro assim que ele estiver disponível. Veja mais detalhes no anúncio.
Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins o agradece sua preferência, volte sempre!
ORIGEM CRIACIONAL: HARDWARE
Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!