Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 20:42 Pesquisa avançada

Ubuntu + Inskcape muito lento

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Ubuntu + Inskcape muito lento

Mensagempor rhylton » Sáb, 28 de Janeiro 2012, 17:40

Olá pessoal, espero que esteja tudo bem com vocês, bom vim aqui pedir um Help a quem puder me ajudar.

Bom vou relatar o que esta acontecendo, eu to com meu sistema dando umas travadinhas, e achei estranho por que o computador da firma onde trabalho e um lixo por assim dizer e coloquei o Ubuntu 11.10 lá também e fico mas rápido do que no meu computador, que não e lá essas cosias mas e otimo comparado ao da firma onde trabalho, confesso que fiquei muito revoltado... :evil: rsrrsrs....

... para ficar mas complicado instalei o Inskcape para fazer alguns sites, e ele esta muito lento, sabe quando você instala o Windows e não instala sua placa de video e você move o box e ele fica triplicando o box entende? bom fica dando "LEG".

Fui olhar nos detalhes do sistema do Linux, e percebi que ele estava em 32 bit, então achei que talvez fosse isso, baixei o Ubuntu 64 bits mas fico do mesmo jeito não mudo em nada, Inskcape continua lento :doh:

Não sei o que esta acontecendo, talvez possa ser alguma configuração que esteja errada, não sei, por isso vim aqui pedir a ajuda de vocês!

Vou mostrar a vocês umas prints que não sei se pode ser o problema, o Ubuntu não especifica o meu processador será que tem alguma coisa haver??

PRINT LINUX Detalhes do sistema:

Imagem

PRINT WINDOWS Detalhes do Processador:
Imagem

Alguem me ajude por favor! :obrigado:
rhylton

Re: Ubuntu + Inskcape muito lento

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 29 de Janeiro 2012, 13:55

Pergunta rápida:
Ao abrir o terminal e digitar o comando:

O Xorg está com um valor acima de 20% no CPU?
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor rhylton » Dom, 29 de Janeiro 2012, 16:18

Resposta super rápida:

Imagem
rhylton

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 29 de Janeiro 2012, 16:43

Quando tirou esse screen o PC já estava a apresentar algum problema de arrastamento? Esqueci-me de referir apenas para ver quando estivesse nessa situação.

É que se verificar que quando as janelas estão lentas o Xorg está com grandes consumos, recomendo-lhe a instalar a última versão do driver da Nvidia (vi que tem uma GeForce 8400) através dos seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates && sudo apt-get update && sudo apt-get install nvidia-current

E talvez fosse boa ideia instalar o Kernel 3.2. Para tal siga este tutorial! Leia bem todos os passos, pois pode fazer a diferença entre funcionar ou não :ugeek:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 29 de Janeiro 2012, 16:46

Outro pormenor que reparei, quando isso acontece tem o Chromium com diversas abas abertas? Pode ser que o Chromium esteja a consumir uma enorme quantidade de memória e a provocar uma maior lentidão! A filosofia do Google Chrome e do Chromium só é boa se tivermos uma grande quantidade de memória disponível!
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor rhylton » Dom, 29 de Janeiro 2012, 16:57

Brigado, vou da uma olhada com calma no Tutorial e posto aqui quando tiver resolvido.. Brigado Luis Cardoso
rhylton

Mensagempor Bitetti » Seg, 30 de Janeiro 2012, 12:20

N entendi direito o problema é ao arrastar a janela do inkscape ou ao editar dentro dele?

Eu tenho uns pepinos similares, tambem acho que seja um problema de memória mau gerenciada. Aparentemente o Ubuntu usa muito da GPU. Já tentou rodar usando a seção Ubuntu 2D ?

Aqui o Inkscape abre leeento, mas depois começa a trabalhar de boa, claro que depois que abro não fico movendo a janela.
Bitetti

Mensagempor rhylton » Seg, 30 de Janeiro 2012, 12:31

Sim já tentei, sabe o que acho estranho, abro o VirtualBox com photoshop e Ilustrator e outros programas da adobe normal... sem da as travadinhas e só coloquei 800MB de memória pra o "Vbox"

Para você entender melhor... to vetorizando uma imagem no quando do Zoom ou Movo a a imagem que estou vetorizando ela fica dando um leg máster entende, eu vi uns vídeos no Youtube e estava funcionando perfeitamente, talvez possa ser isso, Mau gerenciamento de memória, tem como eu colocar pra o linux da prioridade de memória a um programa???
rhylton

Mensagempor Bitetti » Seg, 30 de Janeiro 2012, 14:16

Na área de edição? O mesmo acontece usando View/Display Mode/No Filters ? Isso só acontece se uso muitos filtros e blur, mas não no uso normal... só aquele Corel Draw que fazia isso, mas faz anos q não chego perto dele.
Como anda o desempenho com jogos ai? O Inkscape usa a cairo para renderizar (até onde pude acompanhar), quem sabe reinstalando a libcairo ou atualizando ela
Bitetti

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 15 de Outubro 2012, 15:13

Desculpem estar a falar neste tópico que já é bem antigo, mas sempre tive este problema também e ultimamente tenho usado o Inkscape com mais regularidade e vejo que isto deve ser mesmo problema dele.

É que os zooms e movimentações criam uma espécie de bloqueio no programa que nunca vi igual! Quando há desfocagens ou sombras o programa fica realmente muito lento. Algo que com os programas proprietários não sofrem, tanto pelo menos. :|
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Próximo

Voltar para Questões gerais