Olá PamTMA,
Tal como foi referido, esse "problema" não é mais que uma latência proveniente das leitores do CD. Se reparar, sempre que abre um novo programa, como ele não está em memória, o leitor de CDs ativa-se e você ouve-o a trabalhar! Ou seja, tem de esperar que ele leia e mande tudo o que for necessário para memória!
Penso que de lentidão você não precisa de se preocupar para instalar o Ubuntu. Já instalei e fiz muita gente instalar os UBuntus mas também já disse muita gente para não instalar! Como fiz essa avaliação? Nunca foi pela lentidão mas, sim, pelas compatibilidades.
Ou seja, sempre que digo para instalar o Ubuntu digo para o avaliar neste sentido: O Ubuntu arrancou? O monitor funciona bem? O teclado e o mouse também? Aparece no ecrã algum factor despropositado, nomeadamente riscos, tamanhos de aplicações estranhos? isto pode ser derivado de incompatibilidades da placa de vídeo. Depois mando correr a webcam, caso não funcione existe probabilidade de não funcionar após instalação. Por fim, dantes (agora pouco acontece) ainda dizia para experimentar o som e a impressora.
Creio que depois desta avaliação, caso não tenha fatores negativos para sua utilização, pode avançar sem problemas!
Houve casos que não recomendei em que havia muito hardware incompatível, nomeadamente placas de vídeo e impressoras que eram uma necessidade fulcral para esses utilizadores!