Bem-vindo: Sáb, 30 de Novembro 2024, 17:16 Pesquisa avançada

5 projetos de hardware open source que podem mudar o mundo

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

5 projetos de hardware open source que podem mudar o mundo

Mensagempor Luciano Fernandes » Ter, 7 de Fevereiro 2012, 17:14

Boa tarde! Desejo que todas(os) estejam bem :!: :OK:

Publicado por Augusto Campos

Imagem

Entre os 5, o Arduino é um velho conhecido e, se não mudar o mundo, já vem mudando bastante coisa na chegada de novos adeptos aos mistérios da eletrônica digital – mas os outros são tão interessantes quanto: tem uma impressora 3D, um kit para construção de máquinas industriais e mais. (via h-online.com – “Five open source hardware projects that could change the world – The H Open Source: News and Features)

Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins :!: :obrigado: o :ubuntued: agradece sua preferência, volte sempre! ;)

:arrow: ORIGEM CRIACIONAL: Br Linux

Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Luciano Fernandes
Nuntius Express

Re: 5 projetos de hardware open source que podem mudar o mun

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 7 de Fevereiro 2012, 17:27

Excelente tópico :)
Já usei a solução ATmel presente no Arduino para fazer um semáforo, um filtro digital, entre outros projetos. O Arduino sem dúvida que veio facilitar em muito a programação de controladores sem que o utilizador tenha de criar o seu próprio programador!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 7 de Fevereiro 2012, 19:05

Verdade, mas o Arduino, creio que serve apenas para trabalhar em projetos caseiros (quem está a falar é alguém não muito ligado a isso, mas...). Para situações industriais não é uma solução! Para essas casos diria que só para o nível conceptual/protótipo. De resto, para a industria acho que as soluções passam sempre por microcontroladores.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Bitetti » Ter, 7 de Fevereiro 2012, 19:58

O Arduino é um projeto com potencial inclusive para a área industrial, mesmo que para um protótipo ele pode ser a base de um super-robo ou algo parecido.

Mas os outros eu não conhecia, vo procurar me informar mais valew a dica.

É muito bom ver a tecnologia saindo da mão das grandes empresas, elas já deram oque tinham que dar para impulsionar o mundo, mas hoje em dia só dificultam a evolução devido à brigas comerciais ( e ainda dizem que o Capitalismo é o sistema perfeito).
Bitetti

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 7 de Fevereiro 2012, 20:59

Claudio Novais » 07 Fev 2012, 19:05 escreveu:Verdade, mas o Arduino, creio que serve apenas para trabalhar em projetos caseiros (quem está a falar é alguém não muito ligado a isso, mas...). Para situações industriais não é uma solução! Para essas casos diria que só para o nível conceptual/protótipo. De resto, para a industria acho que as soluções passam sempre por microcontroladores.

Só uma correcção, o Arduino possui um microcontrolador da ATmel. O Arduino é apenas uma plataforma para desenvolver aplicações do ATmel em qualquer tipo de projecto. Já vi aplicações desta plataforma em robôs, domótica, comunicação (web, rádio, etc), etc, etc!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 7 de Fevereiro 2012, 21:06

Claro, estranho seria não ter um microcontrolador. O que quero dizer é que é como pegar num berbequim e dizer que ele é útil para a indústria. Não será que um robô com um braço daqueles profissionais será muito mais apropriado para a indústria? Acho que sim. Sobre os robôs que falas, não são robôs industriais, ou são? Provavelmente são roboês protótipos ou de trabalhos feitos em casa ou na faculdade.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 7 de Fevereiro 2012, 22:06

Claudio Novais » 07 Fev 2012, 21:06 escreveu:Claro, estranho seria não ter um microcontrolador. O que quero dizer é que é como pegar num berbequim e dizer que ele é útil para a indústria. Não será que um robô com um braço daqueles profissionais será muito mais apropriado para a indústria? Acho que sim. Sobre os robôs que falas, não são robôs industriais, ou são? Provavelmente são roboês protótipos ou de trabalhos feitos em casa ou na faculdade.

É assim, uma coisa é o cérebro, outra é a parte mecânica. O que quero dizer, é que podes ter um Arduino a comandar um braço robótico industrial. Mas não esperes que seja apenas espetar-lhe o coitado do Arduino e esperar que faça milagres. Se o robô apenas teria de fazer uma rotina ou duas, para quê ter um computador acoplado, porque não usar um microcontrolador? Este sempre é mais vantajoso do que programar um circuito lógico (tipo uma PAL - Programmable Array Logic), pois com acesso à interface de programação, poderias facilmente reprogramar o robô para executar rotinas novas, ou melhorar as existentes!

Podes ver aqui um exemplo para aplicação industrial (muitas máquinas na indústria usam a CAN network para controlo e comunicação): Looking at the Arduino for use in the Industrial Automation

E podes controlar um braço como este (e também um maior, como os industriais):

(visto aqui e aqui)
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 7 de Fevereiro 2012, 22:10

Certo, mas ainda não percebeste a minha opinião. Diz-me quantos produtos são vendidos pela industria com arduinos e quantos produtos não o são e até poderiam ser. Esse diferencial esmagador diz-te simplesmente que o arduino é uma solução caseira. ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Bitetti » Qua, 8 de Fevereiro 2012, 13:59

Esse OpenPCR parece ficção cientifica pra mim!
Sera que eu consigo fazer o cruzamento do meu coelho com a minha gata?
Bitetti

Voltar para Notícias