Claudio Novais » 07 Fev 2012, 21:06 escreveu:Claro, estranho seria não ter um microcontrolador. O que quero dizer é que é como pegar num berbequim e dizer que ele é útil para a indústria. Não será que um robô com um braço daqueles profissionais será muito mais apropriado para a indústria? Acho que sim. Sobre os robôs que falas, não são robôs industriais, ou são? Provavelmente são roboês protótipos ou de trabalhos feitos em casa ou na faculdade.
É assim, uma coisa é o cérebro, outra é a parte mecânica. O que quero dizer, é que podes ter um Arduino a comandar um braço robótico industrial. Mas não esperes que seja apenas espetar-lhe o coitado do Arduino e esperar que faça milagres. Se o robô apenas teria de fazer uma rotina ou duas, para quê ter um computador acoplado, porque não usar um microcontrolador? Este sempre é mais vantajoso do que programar um circuito lógico (tipo uma PAL - Programmable Array Logic), pois com acesso à interface de programação, poderias facilmente reprogramar o robô para executar rotinas novas, ou melhorar as existentes!
Podes ver aqui um exemplo para aplicação industrial (muitas máquinas na indústria usam a CAN network para controlo e comunicação):
Looking at the Arduino for use in the Industrial AutomationE podes controlar um braço como este (e também um maior, como os industriais):