Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 12:49 Pesquisa avançada

Novo kernel corrige problemas em economia de energia

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Novo kernel corrige problemas em economia de energia

Mensagempor Luciano Fernandes » Qua, 8 de Fevereiro 2012, 12:25

Bom dia! Desejo que todas(os) estejam bem :!: :OK:

Greg Kroah-Hartman lançou a versão 3.0.20 do kernel long-term e 3.2.5 do stable. Ambos contém somente uma correção que permite o uso da tecnologia ASPM de economia de energia em dispositivos PCIe, a ser usado em sistemas com uma BIOS que ativa ASPM em alguns componentes, mas avisa via FADT (Fixed ACPI Description Table), que é consultada pelo Linux, que ASPM não é suportada.

Mais na fonte: New Linux kernel fixes power-saving issues

Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins :!: :obrigado: o :ubuntued: agradece sua preferência, volte sempre! ;)

:arrow: ORIGEM CRIACIONAL: Noticias Linux

Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Luciano Fernandes
Nuntius Express

Re: Novo kernel corrige problemas em economia de energia

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 8 de Fevereiro 2012, 12:45

Fixe, assim que puder já irei ver se o portátil concorda xD
Se bem que, desde que lhe espetei o Kernel 3.2.x, passou de 40~46ºC para 30~37ºC. O que significa que algo está a prevenir consumos desnecessários!
:obrigado: pela partilha!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Miguel Fonseca » Qua, 8 de Fevereiro 2012, 14:59

Boas Luciano, já o tenho instalado (3.2.5) e estava para deixar aqui uma indicação sobre a resolução dos problemas de consumo, mas por falta de tempo, acabei por não o fazer.
Especialmente depois de ter visto alguns "posts" do Luís a queixar-se do consumo no seu portátil.

Embora eu use um desktop, posso dizer, como já havia escrito, que o 3.2.4 deixou-me espantado no aumento da rapidez na abertura de programas e na fluidez com que as janelas agora se movimentam!

A agilidade de todo o sistema aumentou mesmo!

Instalei o 3.2.5 no dia 6 de Fevereiro (anteontem), mas devo dizer, que no meu desktop ainda não deu para notar essa "tal" correcção dos problemas de consumo de energia.
Notei que a agilidade contínua óptima! Mas quanto à ventoinha, penso que continua a trabalhar "tanto" quanto antes.

De qualquer maneira, aconselho todos a fazerem o "upgrade" para este kernel.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 8 de Fevereiro 2012, 15:20

Miguel72 » 08 Fev 2012, 14:59 escreveu:Boas Luciano, já o tenho instalado (3.2.5) e estava para deixar aqui uma indicação sobre a resolução dos problemas de consumo, mas por falta de tempo, acabei por não o fazer.
Especialmente depois de ter visto alguns "posts" do Luís a queixar-se do consumo no seu portátil.

Embora eu use um desktop, posso dizer, como já havia escrito, que o 3.2.4 deixou-me espantado no aumento da rapidez na abertura de programas e na fluidez com que as janelas agora se movimentam!

A agilidade de todo o sistema aumentou mesmo!

Instalei o 3.2.5 no dia 6 de Fevereiro (anteontem), mas devo dizer, que no meu desktop ainda não deu para notar essa "tal" correcção dos problemas de consumo de energia.
Notei que a agilidade contínua óptima! Mas quanto à ventoinha, penso que continua a trabalhar "tanto" quanto antes.

De qualquer maneira, aconselho todos a fazerem o "upgrade" para este kernel.

Cumps.

Bom o facto de não te aperceberes das alterações deverá ser por isto:
Wikipedia escreveu:Active State Power Management or ASPM is a power management protocol used to manage PCI Express-based serial link devices as links become less active over time. It is normally used on laptops and other mobile Internet devices to extend battery life.

Logo como estás num desktop, isto pode não ser necessário. Mas no meu caso, penso que isto estava em falta, pois penso que um dos motivos que este portátil não permite a instalação de Windows XP se deva à falta de suporte deste tipo de extras para reduzir consumos. Aliás uma das dicas que vi na internet incluía a desativação de uma função do Disco Rígido que, quando ativo, permite acelerar o acesso ao disco!

Muito possivelmente a temperatura que se faz sentir no portátil se deva ao facto do CPU não ir para descanso quando não é exigido o seu uso! Ou seja, o CPU estava sempre ligado, mesmo em situações em que podia desligar e poupar energia, em vez de estar sempre à procura de utilização, a perguntar a este ou aquele hardware: «Precisa de alguma ajuda?», «Tens alguma coisa para mim?», ...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Miguel Fonseca » Qua, 8 de Fevereiro 2012, 15:37

Eu sei Luís, eu tinha lido o artigo. E vi exactamente isso, por isso é que escrevi a parte de dizer que "só" tenho um desktop e, que para os desktops, não me parece que tenha havido qualquer tipo de redução no consumo.

Só foi tido em conta, o universo "portátil".

Como tal, não poderia ser referência para a possível melhoria nos consumos, apenas para a melhoria na agilização, fluidez e rapidez do sistema em si.

Se quiseres, dá uma olhada no site (em Inglês) onde vi o artigo.

http://www.h-online.com/open/news/item/New-Linux-kernel-fixes-power-saving-issues-1429482.html

Tem em atenção à explicação dada no 3º e 4º parágrafos, pois podes acrescentar uma poupança extra de consumo através do argumento "i915.i915_enable_rc6=1" adicionado ao kernel. Mas apenas para testes, visto não vir por defeito no kernel Linux.
Ou seja, por defeito, a poupança de energia nos "gráficos" RC6 não está activada, pois causou "crashes" e erros nos gráficos em alguns sistemas.
Bem, já me estou a alongar, lê por ti e vê se deves ou não arriscar tentar este processo.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 9 de Fevereiro 2012, 20:03

Boas Luís, dentro do que referi no meu "post" anterior, penso que gostarás de dar uma olhada neste link:

http://danielj.se/2011/11/16/how-to-fix-powerbattery-problem-with-linux-kernel-3-x-on-ubuntu-11-10/ (em Inglês)

Explica como usar o "tweak" que referi também no meu "post" anterior.

Aconselho-te também a leitura deste artigo:

http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=intel_rc6_desktop&num=1

Cumps.
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 9 de Fevereiro 2012, 20:54

Que ótima notíca!! Definitivamente agora vale bem a pena atualizar para o último kernel!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 9 de Fevereiro 2012, 22:27

Claudio Novais » 09 Fev 2012, 20:54 escreveu:Que ótima notíca!! Definitivamente agora vale bem a pena atualizar para o último kernel!

Digo-te que vale bem a pena, só me tem trazido benefícios aos 2 PC's onde tenho o Kernel 3.2.x instalado! Notei que o Ubuntu fica com uma leveza¹ abismal :o

1. Entenda-se por leveza no sentido de apresentar uma maior fluidez na sua utilização diária, pois o peso do Unity na RAM continua lá :roll:
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Diego Pereira » Sex, 10 de Fevereiro 2012, 22:54

E como fazer para atualizar o kernel? No caso estou utilizando ubuntu 11.10 64 bits. Obrigado :)
Diego Pereira

Como instalar o Linux Kernel 3.2.5

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 11 de Fevereiro 2012, 15:39

Visite esta página:
http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/ma ... 5-precise/

Faça download dos respetivos pacotes conforme a arquitetura do seu Ubuntu. No seu caso (64bits) são os seguintes ficheiros:
Guarde os 3 ficheiros numa nova pasta apenas com esses ficheiros e depois abra o terminal e aceda a essa pasta. Depois disso, basta executar este comando:
sudo dpkg -i *
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Próximo

Voltar para Notícias