Greg Kroah-Hartman publicou as versões 3.0.20 do kernel de suporte por tempo estendido e 3.2.5 do kernel estável. Ambos contêm apenas uma correção que permite que o uso da tecnologia de economia de energia ASPM (Active State Power Management) em PCIe possa ser usado em sistemas com uma BIOS que ativa esse recurso em alguns dos componentes de hardware, mas coloca no FADT (Fixed ACPI Description Table) consultado pelo Linux que ASPM não é suportado no sistema.
De acordo com Matthew Garrett, que desenvolveu essa correção, a mudança pode reduzir o consumo de um Thinkpad X220 em até 5 watts. A revista c't alemã já testou os novos sistemas em seus laboratórios e experimentou uma economia de energia que variava entre 1 e 3 watts, o que resultou em uma vida de bateria consideravelmente maior. A correção apenas surte efeito em sistemas com o problema de firmware detalhado acima, que pode ser identificado usando o dmesg para exibir mensagens de kernel e procurar pela mensagem "ACPI FADT declares the system doesn't support PCIe ASPM, so disable it".
A mudança corrige um dos dois problemas que já atraíram séria atenção ano passado com os relatos do site Phoronix. Há algums semanas, o pacote foi juntado à principal árvore de desenvolvimento Linux, que vai formar a base do lançamento da versão 3.3 do Linux, prevista para março. O Projeto Fedora vem testando o pacote como parte do sua distribuição atual por algum tempo, e Kroah-Hartman está confiante que a mudança não deve causar grandes problemas.
Contudo, resta outro problema que provavelmente afeta muito mais sistemas. Por padrão, os kernels Linux atuais não ativam o recurso de economia de energia RC6 para o processamento gráfico nos populares processadores Sandy Bridge da Intel (que contêm um núcleo gráfico), e que vem causando falhas e erros gráficos em sistemas isolados. De acordo com as medidas tomadas pela revista c't, o RC6 normalmente economiza entre 3 e 5 watts quando não o processador gráfico não está em uso, o que para laptops significa ruído reduzido da refrigeração do dispositivo e uma maior vida útil da bateria. O recurso pode ser habilitado para teste usando o argumento de kernel na inicialização i915.i915_enable_rc6=1.
Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins o agradece sua preferência, volte sempre!
ORIGEM CRIACIONAL: Linux New Midia
Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!