Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 11:38 Pesquisa avançada

Novo kernel corrige problemas em economia de energia

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Re: Novo kernel corrige problemas em economia de energia

Mensagempor Ricardo JM Vieira » Sáb, 11 de Fevereiro 2012, 16:44

Ou então basta ir á consola e fazer:

sudo apt-add-repository ppa:francisbrwn9/kernels

e depois

sudo apt-get update

Para finalizar basta ir ao gerenciador de atualizações.

Instalei este kernel e também confirmo que o Ubuntu fica bem melhor. A minha ventoinha trabalha menos e no geral fica mais responsivo.

Edit: Estive a ver melhor e a dica do Cláudio serve para instalar a versão 3.2.5 e a minha a versão 3.2.0-15. Provavelmente será melhor fazer como o Cláudio indicou.

Edit2: Atenção. Instalei o kernel 3.2.5 e o meu portátil deixou de iniciar. É um Acer Aspire 5738ZG. Fica o aviso.
35mm", aqui bloga-se!
Ricardo JM Vieira

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 11 de Fevereiro 2012, 18:13

Isso é de não iniciar é óbvio Ricardo! xD

Bom, eu vou explicar melhor esta minha deixa. Bem, é assim, como é óbvio existe um motivo para a Canonical estar sempre 20 ou 30 versões do kernel atrás das mais atuais. Não é uma ideia descabida, é uma ideia muito importante que provavelmente foi ela que revolucionou o mundo do Linux nos últimos 3 ou 4 anos.

Porquê? Bem, o Linux sempre foi conhecido pela sua instabilidade em termos de diferentes Hardwares e um dos motivos era mesmo este: estar a utilizar software pouco testado. Ora, com esta atitude a Canonical conseguiu produzir algo que não é efetivamente o último grito mas que é altamente testado e com umas garantias acima do comum dos kernels mais atualizados.

Em suma, obviamente que utilizar o Kernel mais atual vai trazer uma probabilidade acrescida de incompatibilidades. Mas repare-se: estou a dizer que traz mais probabilidades não estou a dizer que as incompatibilidades são naturais. Quando se está a desenvolver normalmente procura-se primeiro chegar ao objetivo e depois tenta-se abrange-lo para todos os aspetos e por isso, ao utilizar software como estes kernels o mais provavel é em certos hardwares ainda não estar completamente funcional. Por exemplo no meu caso funciona perfeitamente e realmente é bem mais rápido nos acessos ao disco que diga-se no meu pc é o grande calcanhar de aquiles. No entanto, tem um bug que não encontra a placa de audio que consequentemente não me permite ouvir sons.

Se me preocupa isso? Não, basta esperar que a Canonical tenha garantias para este kernel e depois terei este kernel! Se recomendo instalar? Recomendo claro! E no caso de não funcionar recomendo desinstalar e continuar a utilizar o Kernel normal do Ubuntu. Para alguns como para o Miguel e o Luís Cardoso é uma grande vantagem, para outros será necessário esperar, por exemplo eu e tu Ricardo!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 11 de Fevereiro 2012, 23:19

Ricardo Vieira » 11 Fev 2012, 16:44 escreveu:
Spoiler:
Ou então basta ir á consola e fazer:

sudo apt-add-repository ppa:francisbrwn9/kernels

e depois

sudo apt-get update

Para finalizar basta ir ao gerenciador de atualizações.

Instalei este kernel e também confirmo que o Ubuntu fica bem melhor. A minha ventoinha trabalha menos e no geral fica mais responsivo.

Edit: Estive a ver melhor e a dica do Cláudio serve para instalar a versão 3.2.5 e a minha a versão 3.2.0-15. Provavelmente será melhor fazer como o Cláudio indicou.

Edit2: Atenção. Instalei o kernel 3.2.5 e o meu portátil deixou de iniciar. É um Acer Aspire 5738ZG. Fica o aviso.

O seu portátil tem estes requisitos:
Portátil ACER ASPIRE 5738ZG
Processador Intel Pentium Dual Core T4300 - 2,16 GHz
Monitor 15,6" tecnologia LED HD Ready 720 pontos
Placa Gráfica nVidia Geforce G 105M com 512 MB de memória dedicada
Memória 6 GB (4GB RAM DDR3 + 2GB MMC Ready Boost)
Disco 500Gb
Gravador de DVD
Webcam, Wi-Fi, HDMI, etc

Certo?

Vejo ali uma Nvidia... Bem, no início a máquina que uso no trabalho não queria o Kernel 3.2.0 quando o Miguel o indicou, mas depois instalei os drivers mais recentes usando os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates && sudo apt-get update && sudo apt-get install nvidia-current

E passei a conseguir usar o Kernel 3.2.0 e actualmente tem o 3.2.5. Realizei o método indicado pelo Cláudio, em todas as instalações do Kernel 3.2.x.

Bem, como o Cláudio diz, o que dá para uns, pode não dar para outros! No meu caso tenho dois PC's com Kernel 3.2.x e um com Kernel disponível nos repositórios do Ubuntu (de momento não notei alguma instabilidade que me motivasse ao Upgrade do mesmo).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 11 de Fevereiro 2012, 23:28

Claudio Novais » 11 Fev 2012, 18:13 escreveu:(...) No entanto, tem um bug que não encontra a placa de audio que consequentemente não me permite ouvir sons.
(...)

:sneaky: Só por curiosidade, ligaste o som? É que desde que tenho o Kernel 3.2.x, sempre que actualizo o Sistema, ao fazer o Reboot deparo-me com o PC sem som, ou seja, coloca o som no modo Mute! Isto verifica-se tanto no desktop no trabalho, como no portátil em casa!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 12 de Fevereiro 2012, 2:48

Não é isso. O problema é mesmo da falta de deteção da placa de som. Como não tenho tempo nem vou investigar isso até porque eu estou bastante bem com o Kernel fornecido pela Canonical. No entanto, o problema deve passar por forçar a definição da placa de som, nada mais..
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 12 de Fevereiro 2012, 15:11

Claudio Novais » 12 Fev 2012, 02:48 escreveu:Não é isso. O problema é mesmo da falta de deteção da placa de som. Como não tenho tempo nem vou investigar isso até porque eu estou bastante bem com o Kernel fornecido pela Canonical. No entanto, o problema deve passar por forçar a definição da placa de som, nada mais..

Eu apenas perguntei, pois por vezes poderia ser um pequeno pormenor como aquele que estivesse a causar esse problema.
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Ricardo JM Vieira » Dom, 12 de Fevereiro 2012, 17:36

Spoiler:
Disco 500Gb
Gravador de DVD
Webcam, Wi-Fi, HDMI, etc

Certo?

Vejo ali uma Nvidia... Bem, no início a máquina que uso no trabalho não queria o Kernel 3.2.0 quando o Miguel o indicou, mas depois instalei os drivers mais recentes usando os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates && sudo apt-get update && sudo apt-get install nvidia-current

E passei a conseguir usar o Kernel 3.2.0 e actualmente tem o 3.2.5. Realizei o método indicado pelo Cláudio, em todas as instalações do Kernel 3.2.x.

Bem, como o Cláudio diz, o que dá para uns, pode não dar para outros! No meu caso tenho dois PC's com Kernel 3.2.x e com Kernel disponível nos repositórios do Ubuntu (de momento não notei alguma instabilidade que me motivasse ao Upgrade do mesmo).

Obrigado pela resposta, Luís! Sim é mesmo esse portátil. Vou então atualizar as drivers da nvidia e depois o kernel a ver se dá. Se não der faço um downgrade, por isso não devo ter grandes problemas.

Edit: Não dá. :(
35mm", aqui bloga-se!
Ricardo JM Vieira

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 12 de Fevereiro 2012, 21:00

Ricardo Vieira » 12 Fev 2012, 17:36 escreveu:
Spoiler:
Disco 500Gb
Gravador de DVD
Webcam, Wi-Fi, HDMI, etc

Certo?

Bem, como o Cláudio diz, o que dá para uns, pode não dar para outros! No meu caso tenho dois PC's com Kernel 3.2.x e com Kernel disponível nos repositórios do Ubuntu (de momento não notei alguma instabilidade que me motivasse ao Upgrade do mesmo).

Obrigado pela resposta, Luís! Sim é mesmo esse portátil. Vou então atualizar as drivers da nvidia e depois o kernel a ver se dá. Se não der faço um downgrade, por isso não devo ter grandes problemas.

Edit: Não dá. :(

Então vai ter de esperar que o Ubuntu o disponibilize...

Entretanto actualizei o meu portátil para esta versão, e o que tenho a dizer? Maravilhas, é mesmo aquilo que o meu PC estava a precisar, além de se ouvir cada vez menos as ventoinhas a disparar (visto estar a baixa temperatura) e a funcionalidade de poupar energia já está a funcionar (bem demais, ou então é por não estar habituado). Ainda só o usei ligado à tomada, tenho de o testar só com a bateria! Depois direi mais qualquer coisa ;)
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Diego Pereira » Seg, 13 de Fevereiro 2012, 16:32

Obrigado Claudio Novais. Funcionou!

Abs
Diego Pereira

Anterior

Voltar para Notícias